Planejamento Estratégico com Matrizes

admin - 3 de outubro de 2017

Um planejamento estratégico parte de uma pesquisa bem completa sobre a situação do mercado, posteriormente serão analisadas as características e dados a respeito do seu negócio, de forma a construir uma espécie de plano de guerra, que informa as direções e ações mais corretas a se atacar. As matrizes têm como principal função otimizar o processo de planejamento e quantificar as análises de marketing, tendo em mãos dados mais estruturados do mercado.

SWOT

A matriz Swot é a mais simples de ser feita, pois tem um cunho mais sensorial da situação do seu negócio. Por ela é possível analisar as fraquezas que necessitam ser corrigidas, os pontos positivos que a empresa demostra ter, as oportunidades aparentes do mercado e as ameaças que a cercam. “Pelo poder de síntese a matriz SWOT auxilia na percepção do conjunto das variáveis controláveis e incontroláveis, facilitando sua análise”( Kotler 1996:85).

BCG

Uma análise bem mais completa e densa! Esta matriz é bem versátil, podendo ser utilizada para análise do seu negócio em relação a concorrência, a situação dos produtos dentro de uma empresa e até mesmo para fins pessoais.

Elementos do BCG

Eixo Vertical: Percentual de crescimento anual de mercado.

Eixo Horizontal: Participação de mercado.

Para realizar o cálculo são necessárias algumas informações como no exemplo a baixo :

Total de vendas da empresa (mercado) : 12 100 (corresponde a 100% do mercado)

Total de vendas do seu produto : 4 130

Crescimento do mercado: 1%

Agora descobriremos o percentual de mercado: 4 130/ 12 100 = 0,34 multiplicado por 100 para compreender a porcentagem: 0,34 x 100 = 34%

 

Cada quadrante do BCG compreende a uma fase do ciclo de vida do produto ou do serviço da empresa, bem como sua estadia no mercado. Cada quadrante pede determinado tipo de estratégia.

 

Estrela: Elevado crescimento e elevado participação relativa. Esta situação gera lucratividade a empresa, mas também grandes custos para manter os esforços em permanecer nesta posição. Com o tempo a estrela tende a se tornar vaca leiteira. Estratégias: Marketing Agressivo, ampliação de linha, ampliar distribuição, focar em marketing interno.

Interrogação: Elevado crescimento de mercado com reduzida participação relativa. Normalmente trata-se de um produto em fase de teste que pode vir a ser estrela ou abacaxi. Necessita grandes esforços econômicos para manter a posição. Estratégias:  Segmentar, investir em pesquisa e desenvolvimento, distribuição seletiva e segmentada, controlar custos, manter preço coerente.

Vaca Leiteira:  Crescimento de mercado estável para reduzido e elevada participação relativa. Normalmente já foi uma estrela e agora dá lucro para empresa, é necessário trabalhar seu marketing para se aproximar da interrogação e se afastar do abacaxi. Estratégias: Marketing conservador, redução de custos variáveis, manter produto sem alteração, manter preço estável.

Abacaxi: Baixo crescimento de mercado e baixa participação relativa. Normalmente já foi vaca leiteira e perdeu vendas por ser desatualizado. Seu objetivo é permanecer na linha enquanto tiver volume. Estratégias: Reduzir ou eliminar esforços de marketing, reduzir custos fixos e variáveis, reduzir distribuição, queda de preço.

 

ANSOFF

A Ansoff possibilita uma clara compreensão de posição do produto em relação as suas características e inovações do mercado e depois de localizar sua empresa traçar alternativas e estratégias para obter sucesso de acordo com o seu objetivo.

Penetração de Mercado: Modificar o marketing mix com objetivo de conseguir maior participação no mercado.

Desenvolvimento de Mercado: Aumentar os negócios por meio de novos mercados utilizando os produtos atuais.

Desenvolvimento de Produto: Aumentar os negócios por meio do desenvolvimento de novos produtos ou de variáveis de produtos já em linha.

Diversificação: Aumentar os negócios entrando em outros ramos de negócio objetivando a expansão de organizações por meio de oportunidades diferentes.

 

 

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