Os grandes meios tradicionais de comunicação estão sofrendo variações de acordo com o crescimento do mercado digital e sua influência nos consumidores. Cada vez mais a televisão e o rádio vêm perdendo espaço para inovações mais simples e intuitivas disponíveis online.
Televisão
Grandes emissoras da Televisão Paga estão deixando de investir na produção de programas por falta de audiência. Gigantes como MTV, A&E e WGN estão se retirando do mercado de produção de séries roteirizadas. O maior motivo aparente para essa decisão é a competição extrema com o meio digital e sua influência no comportamento do consumidor. A Netflix com a tecnologia de streaming se tornou a principal concorrente das emissoras de Televisão, ela juntamente com a Amazon investiu US$ 11 bilhões este ano em programas de TV e filmes. No primeiro trimestre de 2017 a audiência de dramas originais produzidos pela própria televisão caiu em 15%. De janeiro de 2016 a janeiro de 2017, o serviço registrou retração de 1,9% (Em números, a queda foi de 364.400 assinantes). Só em janeiro deste ano, 105 000 clientes abandonaram o serviço.
A participação da TV aberta no setor audiovisual encolheu de 63,7% para 41,5% — uma retração de mais 20 pontos percentuais. Isso significa que a renda gerada pelas emissoras exibidas de forma gratuita diminuiu mais de 30%.
Rádio
No rádio grandes emissoras como a Rádio Globo apresentam uma queda de 3 mil ouvintes por minuto, e está em primeiro lugar no ranking da pesquisa do instituto Kantar. Enquanto no âmbito digital, o Spotify ultrapassou os 50 milhões de assinantes pagos, a consolidando como maior empresa de streaming de música do mundo. A empresa obteve um crescimento acelerado de 25% em apenas 5 meses e 40% em relação a 2016.
E ai, o que você acha? Os meios digitais vão acabar completamente com a TV e rádio? Deixem sua opinião nos comentários.