Você sabia que o tempo de carregamento de uma página na web implica diretamente no seu posicionamento no Google, na experiência do usuário e nos seus resultados? Se você quer se destacar na internet e alcançar melhores posições precisa se preocupar em tornar as páginas do seu site mais leves e fáceis de navegar. O Lazy Loading pode ser a solução!
Quer saber o que é Lazy Loading, como ele pode impactar na otimização do seu site e melhorar seu desempenho perante os buscadores? Então continue comigo e logo descobrirá!
O que é Lazy Loading?
Sites rápidos, além de ajudar os usuários, convertem mais! De acordo com uma pesquisa realizada pela Aberdeen Group, otimizações de performance podem aumentar as conversões em até 16%. Além disso, de acordo com o mesmo estudo, os usuários esperam, em média, dois segundos até uma página carregar. A partir daí, 40% abandonam o site.
Lazy Loading é uma estratégia que consiste em carregar um determinado conteúdo da página apenas quando for solicitado pelo usuário. Essa técnica de programação web ajuda a otimizar o tempo de carregamento do site, já que não é preciso abrir todos os elementos da página de uma só vez.
A grande maioria dos sites são lentos por causa das imagens em alta resolução. Esse é o maior problema de sites profissionais, que prezam pela qualidade visual. Contudo, apesar do Lazy Loading não ser uma novidade, só recentemente foi disponibilizada uma tag para melhorar a performance de imagens.
Essa versão melhorada do Lazy Loading surgiu a partir do API Intersection Observer, que permite detectar quando o elemento entra ou sai do viewport (área de visão). Sendo assim, conforme o usuário vai rolando a página as imagens surgem na tela. Antes era preciso esperar que todo o conteúdo do site carregasse para entrar, hoje não mais!
Os outros pilares da experiência do usuário
Desenvolver um site otimizado significa oferecer para o usuário um conjunto de funcionalidades e características que vão fazer toda a diferença no final do dia. Além do tempo de carregamento, temos os seguintes pilares da experiência do usuário:
- Produção de Conteúdo — conteúdos ricos e autênticos, que sejam de interesse do usuário e ofereçam informações confiáveis e condizentes com o tema proposto;
- Estética — muitos pensam que isso é besteira, mas contar com um layout agradável aos olhos é importante também. Quer acessar uma página que parece ter saído dos portais de notícias do final dos anos 1990?
- Usabilidade — oferecer um site responsivo nos dias de hoje é obrigação. De nada adianta ter algo bonito se ele não funciona em dispositivos móveis, não é mesmo?
- Arquitetura da informação — ter um profissional para pensar com estratégia na criação das áreas do seu site é essencial. Só assim o usuário compreenderá os caminhos que deve tomar para chegar ao seu destino.
Todos esse itens também são usados pelo Google para medir o desempenho das suas páginas web. Quanto tempo seu site leva para carregar hoje? Fique atento e não deixe de otimizar seu site.
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