Machine Learning no dia a dia das pessoas e empresas brasileiras

Natacha Tressino - 19 de junho de 2019

 

Machine Learning no dia a dia das pessoas e empresas brasileiras

Machine Learning no dia a dia das pessoas e empresas brasileiras

O Machine Learning é uma das aplicações mais poderosas da Inteligência Artificial. Através de algoritmos que estudam o comportamento do usuário, computadores e sistemas reconhecem padrões e realizam previsões que ajudam a melhorar a vida das pessoas.

O Waze é um exemplo disso. Ele usa o machine learning para sugerir a melhor rota, a partir de dados gerados de forma automática e em tempo real pelos dispositivos de milhões de usuários. O mesmo acontece com o “autocompletar” da busca do Google, no qual ele sugere termos de pesquisa quando você começa a digitar. Nesses dois casos, as pessoas não só economizam tempo como cerca de 200 anos de digitação.

Mas como tudo isso começou no Brasil? A digitalização do brasileiro se deu graças a popularização dos smartphones no país entre 2014 e 2016. Cerca de 62% da população se rendeu ao movimento e hoje o Brasil é considerado o terceiro no mundo que mais usa o Google Assistente (assistente pessoal inteligente que combina voz, dados e machine learning).

 

O consumidor quer viver experiências mais rápidas

Não é de hoje que notamos o quanto os consumidores estão exigentes. Sempre que interagem com as marcas, esperam uma resposta rápida e precisa. Querem ser entendidos, sem muito esforço. Isso mostra o quão alta é a valorização do rápido, barato e conveniente.

Quando uma marca atende as expectativas do usuário, o nível de qualidade sobe para todas. Independente de qual seja o seu segmento. Vemos isso com o case do Nubank, depois que ele surgiu no mercado o consumidor começou a questionar a atuação dos outros bancos. Querem viver a mesma experiência e ter acesso aos mesmos benefícios.  

Como o machine learning pode melhorar seus processos e sua inteligência de negócio? Melhorar a vida do seu consumidor? Essas são as perguntas que grandes empresas começaram a se fazer e como efeito vemos soluções que aumentam seus resultados e auxiliam a vida das pessoas.

 

Machine Learning e as marcas mais eficientes

A realidade virtual é uma tecnologia que nasceu através do machine learning. Agora, em vez de ver um mapa simples ao navegar pelo Google Maps, você pode usar a câmera do celular e o app mostra o caminho a seguir, na própria imagem. Tudo isso por causa de uma feature em RA.

Seguindo a mesma lógica, a Latam criou um aplicativo de RA que ajuda a verificar as dimensões da bagagem. Isso para despachar com mais tranquilidade, evitando filas durante o check-in. Outro exemplo bacana é o caso da Mercedes-Benz, que criou uma versão do manual do proprietário interativo, no qual o cliente aponta a câmera para o recurso e é levado às instruções.

Empresas dos mais variados segmentos e tamanhos podem se beneficiar do machine learning. Aplicações dessa tecnologia estão sendo simplificadas, mas já existem opções “de prateleira” e modelos complexos que aceitam customização. O que você realmente vai precisar é uma boa base de dados, um desafio de negócio claro e uma equipe capacitada e com vontade de fazer acontecer!

Gostou de saber mais sobre machine learning e como ele está presente no nosso dia a dia? Para conferir mais conteúdos interessantes como este, basta seguir nosso blog!

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