O crescimento dos brasileiros seniores no mundo digital
Você já deve ter percebido que o Brasil está envelhecendo. Com o aumento da expectativa de vida, cresce a participação dos brasileiros seniores no mundo digital. Ao contrário do que se pensa, são pessoas ativas, produtivas e conectadas. Reunimos dados do Google, fontes externas e entrevistas para entender os hábitos e desejos desse público.
As marcas precisam incluir a população madura em sua comunicação. Estima-se que daqui há 11 anos nossa população será formada mais por pessoas com 60+ do que por crianças abaixo de 10 anos. Com isso as buscas sobre envelhecimento só aumentam, o equivalente a 13% ao ano. Além das previsões apontarem que o mundo será dos seniores, mostra que seus hábitos e interesses de consumo são plurais, indo contra os estereótipos e preconceitos associados à idade avançada.
Brasileiros Seniores já estão conectados!
Uma das queixas dos seniores é que não se sentem representados pela indústria da moda. Cerca de 45% se identificam com produtos do segmento de medicamentos, mas apenas 5% pelo segmento de vestuário. Isso acontece porque a maioria das marcas priorizam os jovens em suas campanhas.
O digital não cria barreiras entre as gerações, muito pelo contrário. Uma prova disso é a preferência dos brasileiros seniores pelo Youtube. O estudo mostrou que essa é a plataforma preferida do público entre 45-55 anos, que consomem 3x mais que os players comuns. Inclusive são produtores de conteúdo na plataforma. A gamer de 92 anos, Shirley Curry, é um exemplo disso.
E não para por aí… Para cada 3 buscas por termos relacionados a “bengala para idosos”, já existem 2 relacionadas a “celulares para idosos”. Essa é uma prova ainda maior de que as coisas já mudaram. Só na Black Friday de 2018, os consumidores 55+ compraram 1,4x mais celulares que a faixa entre 18 e 54 anos. Sites de relacionamento também fazem sucesso entre a população madura, as 120 mil buscas pelo site Coroa Metade (2018) é prova disso.
A população madura no mercado de trabalho
Estima-se que em 2040 mais da metade da força de trabalho seja de pessoas maduras! Formados e com os filhos criados, os brasileiros seniores têm mais tempo para se dedicar ao trabalho. Comprometidos e decididos, tomam decisões mais rápido que os jovens. Porém no cenário atual ainda são poucas as empresas que substituem os mais jovens pelos mais velhos.
Contudo isso não impede que usem a tecnologia para procurar emprego. Uma prova disso é que durante o período da crise econômica, quase duplicaram as buscas por trabalhos dirigidos à terceira idade. A questão é que cada vez mais os idosos serão integrados ao mundo digital e isso obriga as empresas e profissionais de marketing a trabalharem tendo essa população em mente.
Os brasileiros seniores fazem parte do seu público? Pense nisso, deixe um comentário e conte pra gente. ??
FONTES
“Toward a longevity dividend”, International Longevity Centre. Reino Unido, agosto de 2018.
Envelhecimento da força de trabalho no Brasil, PwC, 2013.
Confira a pesquisa aqui na íntegra.