Inteligência Artificial na construção de um futuro sustentável

Natacha Tressino - 3 de outubro de 2019

inteligencia-artificial-futuro-sustentável

Inteligência Artificial na construção de um futuro sustentável

Já parou para pensar que a economia industrial é uma fábrica de desperdício? Hoje o planeta está vivendo em sobrecarga. Isso quer dizer que todos os recursos naturais usados para a sobrevivência entraram em uma espécie de “crédito negativo”. A grande aposta para um futuro sustentável está na Inteligência Artificial.

Só em 2018 a demanda global por recursos foi 1,7 vezes maior do que a Terra pôde aguentar. O aumento da população e, consequentemente, do consumo fez surgir uma preocupação ainda maior. A solução não está apenas na conscientização quanto a redução do consumo, mas no modelo de economia. Siga na leitura e conheça os pilares do futuro sustentável! 

 

Futuro Sustentável e a Economia Circular

Ao invés de continuar vivendo no velho padrão de “pegar-produzir-desperdiçar” o futuro sustentável propõe que o sistema econômico atual seja substituído pela economia circular, na qual não há desperdício, mas o reaproveitamento de produtos através do seu reuso. 

Indo além, a ideia é aproveitar ao máximo todos os recursos através do que é produzido com eles. Todos os produtos precisam ser reaproveitados, ganhar um propósito novo ao invés de serem simplesmente descartados. Contudo, toda revolução requer disciplina e uma mudança de mindset.

Engana-se quem pensa que do dia para noite muda-se uma economia construída ao longo dos séculos e já tão enraizada no cotidiano das pessoas. O futuro da sustentabilidade requer poder tecnológico e a Inteligência Artificial é a chave para transcender essa barreira, segundo um estudo realizado pela Ellen MacArthur Foundation e a McKinsey & Company.

Falar com Consultor!

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial se destaca pela agilidade com que compreende e apresenta dados, influenciando de forma positiva e direta na tomada de decisões. O estudo levantou 4 pontos que devem ser observados para tornar o nosso futuro sustentável:

  1. Projetar produtos que durem: é preciso criar produtos que mantenham seu valor por mais tempo ou possam ser reutilizados. Os estudos caminham testando novos materiais, que sejam duráveis e tenham em sua composição elementos que não sejam nocivos para o meio ambiente: livre de agentes químicos e de fácil decomposição. 

 

  1. Otimizar a infraestrutura: depois de fabricados, que tal criar uma infraestrutura que permita e incentive a criação desses produtos? A locação de aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e veículos estimula a reutilização de produtos por aluguel, ou que no processo de fabricação não seja usado nenhum material cru ou extraído do solo. A Inteligência Artificial pode ser de grande valia nesse processo, auxiliando na triagem de materiais reciclados e produtos desmontados. 

 

  1. Maximizar novos modelos de negócio: por outro lado os modelos de negócio precisam se conscientizar e anular o desperdício. Ao invés de possuir produtos, buscar mais serviços por assinatura e aluguel. AI pode usar sua inteligência de dados para apresentar em tempo real as melhores oportunidades de preços e demanda, manutenção e gestão de inventários. 

 

Para mantermos o mesmo padrão de consumo atual seria preciso 1,75 planeta Terra. A humanidade enfrenta hoje o seu maior desafio. Para superá-lo é preciso substituir a economia tóxica em que vivemos e criar um mundo circular. É preciso concordar que o futuro sustentável é uma preocupação de todos! ?❤

 

WhatsApp flutuante