No mundo dos negócios se destaca quem tem um diferencial, já que há diversos produtos similares no mercado e aquele que tem algo a mais ganha a atenção do consumidor. Neste sentido, é preciso identificar como o seu concorrente se posiciona para buscar superá-lo. É aí que o benchmarking no marketing digital entra para dar aquela ajudinha.
De nada adianta investir pesado em estratégias de marketing digital sem antes entender como o seu concorrente atua. Comparar o sucesso no ambiente digital é uma das etapas mais importantes para identificar o que as demais empresas tem feito melhor e em quais pontos a sua marca está se sobressaindo.
E como o benchmarking te ajuda neste processo? Acompanhe o texto e confira!
O que é benchmarking?
O benchmarking se originou da palavra inglesa “benchmark” que, em português, significa referência. E consiste em uma prática que colabora para que as empresas comparem e busquem referências das marcas atuantes no mesmo setor.
Trata-se de um processo de pesquisa para analisar o desempenho dos produtos, serviços e procedimentos em relação aos concorrentes. Através do benchmarking você conhece os processos das outras empresas para que assim possa melhorar a forma como a sua marca trabalha.
E por que é importante dar aquela espiadinha no concorrente? Com um mercado tão competitivo é preciso saber conquistar o consumidor, pois o cliente quer adquirir algo novo. Mesmo que seja um produto similar é necessário mostrar que a sua marca tem um diferencial, como: atendimento mais ágil, qualidade superior e outros.
Com o benchmarking no marketing digital você consegue saber qual a posição da sua empresa. Está muito atrás ou à frente? Essas informações são relevantes e essenciais para que as suas estratégias possam te render bons resultados.
Como o benchmarking beneficia a sua empresa?
Por ser um recurso que estuda o comportamento e performance do concorrente o benchmarking colabora para que as empresas façam uma autoanálise do que realmente está funcionando e quais pontos precisam passar por remodelação.
Essa é uma forma de mostrar qual é o melhor caminho para que a tomada de decisões seja mais qualificada a fim de obter mais crescimento. O benchmarking não atua com a intenção de copiar o que o concorrente faz, mas sim de entender como ele trabalha para que você possa desenvolver seu negócio com mais eficácia.
Como usar o benchmarking no marketing digital?
O benchmarking faz a análise a partir das seguintes etapas:
1. Estabeleça até três concorrentes que deseja monitorar
Para obter melhores insights escolha também empresas que atuam em segmentos diferentes.
2. Determine os indicadores de análise (qualitativos e quantitativos)
Elabore uma tabela base que te ajude a comparar aspectos específicos das outras empresas. Em relação ao marketing digital dê prioridade ao alcance, engajamento, sucesso das campanhas, qualidade do conteúdo e eficiência das landing pages.
3. Captação de dados para análise
Há diversas ferramentas disponíveis que podem te ajudar neste processo. Separamos duas delas que são a: Similar Web e Klout.
4. É hora de comparar e analisar as informações coletadas
Junte todos os dados e confira os resultados. Com essas comparações, busque entender o que é possível incluir no seu modelo de negócio.
5. Por fim, detecte quais as melhorias deseja implantar
Faça um relatório e com as informações bem esclarecidas veja onde há oportunidades de crescimento. Trace os pontos de melhorias mais importantes para o seu marketing digital e crie ações preventivas contra possíveis ameaças.
O que o benchmarking analisa?
Para o marketing digital o benchmarking é utilizado para medir todos os esforços realizados nessa estratégia. Seja para examinar a quantidade de geração de leads, números de visitantes ou o posicionamento do site nas buscas orgânicas o benchmarking te dará ótimos dados.
E ele deve te ajudar a responder às seguintes perguntas:
- Qual é o posicionamento de seus concorrentes na internet? Eles usam quais plataformas? Blogs, hotsites ou rede sociais?
- Que tom usam em seus conteúdos e o que compartilham? Qual a frequência?
- Investem mais em quais canais e quais são as estratégias usadas?
- De que forma interagem e se relacionam com os consumidores?
- O índice de engajamento das suas ações é superior ou inferior a dos seus concorrentes?
- Como é o design, estrutura e a experiência de navegação no seu site em relação ao do seu concorrente?
Como essas respostas é possível criar um modelo de referência para avaliar os seus resultados. Que tal começar a usar o benchmarking no marketing digital e potencializar seus retornos?