Customer Marketing: como essa estratégia ajuda a melhorar a experiência do consumidor

Tamiris Bastos - 16 de janeiro de 2020

Customer Marketing: como essa estratégia ajuda a melhorar a experiência do consumidor

O Customer Marketing é uma estratégia direcionada à retenção de clientes, com o foco em aprimorar sua experiência de compra para que se tornem cada vez mais fiéis a marca. Manter um bom relacionamento com o cliente e criar formas de conquistá-lo garante às empresas consumidores que vão sempre adquirir e indicar seus produtos.

É com este conceito que o Customer Marketing se baseia, já que a maioria das empresas concentram seus esforços na captação de novos clientes, o que leva tempo e custa 5 vezes mais do que investir na retenção dos clientes existentes.

De acordo com a pesquisa da Referral Candy, 83% dos clientes satisfeitos estão dispostos a recomendar sua marca. É claro que isso só acontece quando a experiência de compra é excelente o que gera o desejo de indicar e voltar a consumir com aquela determinada marca.

Acompanhe o texto a seguir e descubra quais são as vantagens do Customer Marketing e como aplicá-lo na estratégia da sua empresa:

Por que investir no Customer Marketing?

O Customer Marketing ajuda a aprimorar a experiência do cliente com a marca para criar lealdade. São ações que visam envolver e criar maneiras de se comunicar efetivamente com o cliente. Essa prática abrange o pós-venda da jornada do cliente, focando sempre em proporcionar a satisfação do consumidor.

Para alcançar melhores resultados com o Customer Marketing, a primeira ação é identificar os clientes mais satisfeitos e que podem se tornar os defensores da sua empresa, já que consumidores felizes tendem a vestir a camisa da marca.

E o que a sua empresa ganha com isso? Clientes que amam consumir seus produtos, e por isso falam e indicam para sua rede de amigos e pessoas próximas, pois quando se lembram da marca sabem que sempre terão uma experiência de compra positiva.

Agora, avalie o quanto este tipo de investimento pode te proporcionar ainda mais clientes, levando em consideração o tempo que levaria para conquistá-los através de outras estratégias.

Quais são as estratégias do Customer Marketing?

Estude e analise sua base de clientes

Entender quem são seus clientes e o que gostam de consumir é o ponto inicial para que o seu Customer Marketing seja bem elaborado. Por isso, comece identificando quais são as suas necessidades, características e desejos.
A partir disso, escolha os clientes que considerar mais valiosos e propensos a adquirir novos produtos e serviços da empresa. Essa etapa também ajudará a identificar os clientes que não alcançaram o nível de satisfação esperado e essa informação pode ser útil para evitar cancelamentos.

Mensagens e ações personalizadas

Nesta fase é importante usar recursos voltados as necessidades do cliente usando os dados da primeira etapa. Algumas ações que podem ser utilizadas, são: cartas de agradecimento; e-mails para notificar sobre notícias dos seus produtos ou campanhas de reativação; mensagens e notificações no aplicativo para alertar os usuários sobre melhorias do produto; treinamento on-line e e-books, envio de kits ou presentes, entre outros.

Programa de Marketing de Indicação

O Marketing de Indicação é uma ferramenta que usa a base de clientes como canal de vendas. Essa estratégia só é eficaz quando o cliente atinge um grau de satisfação elevado com a marca, pois é através dessa indicação que os novos clientes se sentirão mais confortáveis e seguros ao adquirir os produtos e serviços da empresa.

Um grande exemplo de marketing de indicação é o Uber, que utiliza descontos como forma de bonificação para quem indica o serviço do app aos amigos.

Acompanhe o cliente

O cliente é o rei, não é mesmo? Portanto, é necessário tratá-lo como tal, e cuidar de forma especial do relacionamento. Mantenha o foco em cada passo dado e busque formas de fortalecer ainda mais essa fidelização.

Lembre-se que o cliente é a sua melhor estratégia de divulgação, sendo assim, garanta que ele tenha a melhor experiência de compra e pós compra com a sua marca.

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