Google Imagens atualiza a pesquisa com ícones

Natacha Tressino - 12 de março de 2020

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Com a proposta de informar o usuário durante a pesquisa, o Google Imagens passou por uma atualização recente. Agora, na página de resultados é possível ver ícones indicando a que tipo de conteúdo aquela imagem pertence: produtos, receitas ou vídeos. 

Se uma imagem exibida nos resultados de pesquisa for de uma página de receita, o Google vai te avisar com um ícone especial no canto inferior do lado esquerdo. O mesmo acontece se a sua pesquisa te levar até uma imagem que vem de um vídeo ou página de produto. 

Os ícones escolhidos para representar essas categorias de conteúdo das imagens são: garfo e faca para receitas, seta de play para vídeos e uma etiqueta de compra para produtos. 

 

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Basta passar o mouse sobre o ícone para que ele expanda e revele as informações de apoio, como: Receitas, Produtos e a duração de um vídeo. Atendendo às diretrizes de acessibilidade. Esse recurso já pode ser conferido em plataformas mobile e desktop!

 

E para onde foram as dimensões no Google Imagens?

A dúvida que não quer calar, como ver as dimensões de uma imagem agora? 

É isso mesmo, o lugar que os ícones especiais ocupam antes apresentavam as dimensões das imagens. Um recurso muito usado para quem navega à procura de imagens em alta resolução para trabalhos gráficos, assim como por dimensões específicas.

Sem pânico! As informações podem ser facilmente observadas, e no lugar de sempre, assim que você clicar na miniatura e a imagem expandir. Desta forma, será possível ver as duas informações ao mesmo tempo: o ícone especial na miniatura e as dimensões na imagem maior. 

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Google Imagens vai trazer informações sobre licenciamento

Para acabar com essa história de não dar crédito a quem merece, o Google está testando uma forma de destacar informações de licenciamento nas imagens que aparecem nos resultados de busca do Google Imagens. 

Seguindo a mesma lógica da classificação de imagens por ícones, o Google pretende adicionar um selo indicando que a imagem em questão é “licenciável”. Depois que o usuário clicar na imagem para expandi-la, a informação de onde ela pode ser licenciada aparecerá. 

 

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  • Deve inserir uma URL que descreve a licença que governa o uso de uma imagem.
  • Também deve incluir um URL que leve para um página que descreve onde o usuário pode encontrar informações sobre como licenciar essa imagem. 

 

Como dito, essas alterações ainda estão em fase de teste. Sendo assim, não estão no ar! Contudo, os sites podem começar a preparar seu conteúdo para que suas imagens sejam elegíveis para exibir informações de licenciamento no Google Imagens. 

Para que isso acontece, os sites devem atuar com metadados de licença de imagens. Cada imagem licenciável em um site deve receber esses metadados. Para saber como preparar seu site, confira o documento oficial do desenvolvedor do Google

 

O licenciamento de imagens vai impactar no ranking de pesquisa?

Para fechar, foi questionado se essa não é apenas uma forma das pessoas conseguirem links alegando propriedade de uma imagem. John Muller, do Google, respondeu dizendo que “No, this is not about SEO / ranking. The linked developer documentation has more information.” Em tradução livre (“Não, isso não é sobre SEO/ ranking. A documento do desenvolvedor vinculada tem mais informação”).

Com esse esclarecimento, quem ficou ansioso com o possível impacto no ranking de pesquisa pode esquecer (pelo menos por hora). Por fim, vale dizer que o uso da licença de imagens será opcional e que ainda não há data marcada para o recurso entrar em cena. 

 

Como você pretende fazer proveito dos ícones especiais e do selo de licenciamento para aumentar seus resultados? Conte para nós e vamos debater um pouco a respeito. ??

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