A importância da estrutura do site em SEO

admin - 26 de março de 2020

Certamente você já ouviu falar do SEO, sendo essa uma das principais ferramentas para que um site alcance melhor posicionamento no mecanismo de busca. Ao contrário do que muitos pensam o SEO não se limita apenas à otimização de palavras-chave.

Para atingir uma boa colocação nos motores de busca o site deve ser funcional, ter conteúdos relevantes, URLs e construção em HTML devidamente configurados com os parâmetros de SEO.

E como ter um site com uma boa estrutura de SEO? Acompanhe no texto a seguir:

Quais são os critérios de otimização do SEO para um site?

A otimização de um site começa com as palavras-chaves, sendo a base para todo o processo de SEO. Mas ainda há outros fatores importantes para que um site esteja totalmente estruturado. Entenda como funciona cada um deles:

Palavras-chave

Tudo começa pela palavra-chave, sendo um dos fatores de maior importância para o trabalho de SEO. No entanto, é preciso saber empregá-la corretamente na estrutura do site.

O primeiro passo é medir a densidade e relevância da palavra-chave e assim definir as melhores, já que os resultados serão alcançados a partir dela. Após este processo é preciso planejar como usá-las, inserindo adequadamente nos conteúdos e configurações do site.

Mas, é nesta etapa que muitos erram. Usar a palavra-chave não significa jogá-la em todos os cantos do seu site sem ter um sentido real de atrair e engajar o seu público. A qualidade do conteúdo conta muito para obter um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Evite inúmeras repetições da palavra-chave e construa conteúdos que agreguem valor. Em terra de SEO o conteúdo é ouro!

URL

A estrutura do site em SEO deve considerar a configuração da URL. E talvez você se pergunte: o que é URL? Ela é o endereço do seu site ou página. Veja nos exemplos abaixo:

https://www.integracaodigital.com.br/blog/

https://www.integracaodigital.com.br/quem-somos

A URL deve apresentar claramente aos visitantes o objetivo do conteúdo. E quando bem desenvolvida facilita no rastreamento de páginas dos motores de busca.

Se tratando do SEO, a URL otimizada colabora para o ranqueamento de resultados, pois o Google considera as páginas com endereços legíveis e de fácil compreensão.

Cabeçalhos

Além de tornar o texto mais fluido e dar contexto ao conteúdo, os cabeçalhos ajudam na otimização do SEO. Na estruturação HTML do site são classificados como h1, h2, h3. Essas classificações ajudam os motores de busca a identificar os títulos mais importantes da página.

Uma prática fundamental para um bom SEO é trabalhar a palavra-chave no h1 e ir variando no h2 e h3, pois ajudam na classificação dos resultados das pesquisas do Google.

Meta Descrição

Trata-se do resumo da página que ficará em destaque nos resultados de busca. Quanto mais atrativa e robusta maiores serão as chances do usuário acessar o site. E se a palavra-chave estiver inserida na descrição ela aparecerá em negrito, aumentando as possibilidades de cliques.

A meta descrição é um elemento estratégico para o SEO, pois quando o site alcança as primeiras posições é esse resumo que fará o usuário clicar na página.

Agora você já sabe quais são os principais critérios de otimização de SEO para agregar valor ao seu site. Confira mais conteúdos como este no blog!

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *