Certamente você já ouviu falar do SEO, sendo essa uma das principais ferramentas para que um site alcance melhor posicionamento no mecanismo de busca. Ao contrário do que muitos pensam o SEO não se limita apenas à otimização de palavras-chave.
Para atingir uma boa colocação nos motores de busca o site deve ser funcional, ter conteúdos relevantes, URLs e construção em HTML devidamente configurados com os parâmetros de SEO.
E como ter um site com uma boa estrutura de SEO? Acompanhe no texto a seguir:
Quais são os critérios de otimização do SEO para um site?
A otimização de um site começa com as palavras-chaves, sendo a base para todo o processo de SEO. Mas ainda há outros fatores importantes para que um site esteja totalmente estruturado. Entenda como funciona cada um deles:
Palavras-chave
Tudo começa pela palavra-chave, sendo um dos fatores de maior importância para o trabalho de SEO. No entanto, é preciso saber empregá-la corretamente na estrutura do site.
O primeiro passo é medir a densidade e relevância da palavra-chave e assim definir as melhores, já que os resultados serão alcançados a partir dela. Após este processo é preciso planejar como usá-las, inserindo adequadamente nos conteúdos e configurações do site.
Mas, é nesta etapa que muitos erram. Usar a palavra-chave não significa jogá-la em todos os cantos do seu site sem ter um sentido real de atrair e engajar o seu público. A qualidade do conteúdo conta muito para obter um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
Evite inúmeras repetições da palavra-chave e construa conteúdos que agreguem valor. Em terra de SEO o conteúdo é ouro!
URL
A estrutura do site em SEO deve considerar a configuração da URL. E talvez você se pergunte: o que é URL? Ela é o endereço do seu site ou página. Veja nos exemplos abaixo:
https://integracaodigital.com.br/blog/
https://www.integracaodigital.com.br/quem-somos
A URL deve apresentar claramente aos visitantes o objetivo do conteúdo. E quando bem desenvolvida facilita no rastreamento de páginas dos motores de busca.
Se tratando do SEO, a URL otimizada colabora para o ranqueamento de resultados, pois o Google considera as páginas com endereços legíveis e de fácil compreensão.
Cabeçalhos
Além de tornar o texto mais fluido e dar contexto ao conteúdo, os cabeçalhos ajudam na otimização do SEO. Na estruturação HTML do site são classificados como h1, h2, h3. Essas classificações ajudam os motores de busca a identificar os títulos mais importantes da página.
Uma prática fundamental para um bom SEO é trabalhar a palavra-chave no h1 e ir variando no h2 e h3, pois ajudam na classificação dos resultados das pesquisas do Google.
Meta Descrição
Trata-se do resumo da página que ficará em destaque nos resultados de busca. Quanto mais atrativa e robusta maiores serão as chances do usuário acessar o site. E se a palavra-chave estiver inserida na descrição ela aparecerá em negrito, aumentando as possibilidades de cliques.
A meta descrição é um elemento estratégico para o SEO, pois quando o site alcança as primeiras posições é esse resumo que fará o usuário clicar na página.
Agora você já sabe quais são os principais critérios de otimização de SEO para agregar valor ao seu site. Confira mais conteúdos como este no blog!