Para ranquear o seu site nas melhores posições do Google, não basta implementar uma boa estratégia de SEO. É preciso entregar ao público aquilo que ele deseja consumidor, mas como descobrir? A resposta está em aumentar sua compreensão sobre o que chamamos de Intenção de Busca.
Em linhas gerais, a intenção de busca (ou User Intent) é o conteúdo que o usuário pretende encontrar ao realizar uma pesquisa no Google. Pode-se dizer que é o “por que” por trás da escolha do usuário em clicar em determinado resultado, ao invés de outro.
Podemos classificar a intenção de busca em quatro tipos, sendo que 99% das pesquisas feitas no Google podem se encaixar em um ou mais tipos. São eles:
- Informacional
- Navegacional
- Comercial/ Investigacional
- Transacional
#1. Informacional
O usuário busca pura e simplesmente por uma informação. O resultado pode ser respostas a perguntas simples, como “Quem foi Cristóvão Colombo?”, ou um pouco mais complexas, como “Como lazer roupas sem manchar”.
Essas pesquisas podem ou não serem formuladas em forma de perguntas, mas possuem, em geral um tipo de palavra que se enquadram, já que costumam começar com: como, quando, quem, quando, por que, ou trazem palavras de cunho informacional, como é o caso de guia, tutoriais, dicas, etc.
#2. Navegacional
Sempre que o usuário pesquisa por um site, ou página específica através do Google, ao invés de digitar o endereço no navegador, sua intenção de busca é navegacional. Normalmente, esse tipo de pesquisa é o nome de um serviço, empresa, ferramenta ou rede social.
#3. Comercial/ Investigacional
Na pesquisa comercial ou investigacional o usuário já intenciona comprar determinado produto, mas precisa obter mais informações sobre onde comprar, ou ainda se sente inseguro quanto alguns aspectos do mesmo. Essa modalidade de busca costuma levá-lo a sites de comparação de preços, páginas de categorias de produtos, ou agregadores de resenhas.
Alguns exemplos desse tipo de pesquisa são: “melhores sorveterias em São Paulo”, “iPhone 5”, “TikTok vs. Instagram”, entre outros.
#4. Transacional
Por fim, a intenção de busca transacional é mais direta, ou seja, o usuário já sabe o que quer e onde comprar, desejando apenas concluir a transação. O resultado para essa modalidade de pesquisa são páginas de produto, com o fluxo de compra. “Comprar iPhone X ebay” é uma típica pesquisa transacional.
Olhando assim, até parece fácil! O problema é que as buscas têm mais de uma intenção de busca e identificá-la ainda é um problema, até mesmo para o Google. Isso acontece porque a intenção nem sempre é tão clara assim, como, por exemplo, ao buscar por [The Beatles] você pode achar que o usuário quer ouvir música, mas e se ele quiser conhecer a história da banda? Ou comprar discos?
Veja a imagem abaixo e entenda que os resultados podem variar em conteúdo e formato, já que temos vídeos, imagens, produtos, informações e outros:
Qual a importância da intenção de busca?
Eu quero que você se imagine em uma biblioteca, em busca do último livro da saga o Senhor dos Anéis, o Retorno do Rei. O problema é que todos os livros estão espalhados, sem classificação e distinção por tema, em um ambiente totalmente caótico.
A internet é assim. O Google organiza as informações e as tornam universalmente acessíveis. Afinal, esta é a missão do Google: “Nossa missão é organizar toda a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil.”
Desta forma, toda vez que você acessar a biblioteca (internet) para procurar por um livro importante (intenção de busca), saberá que basta visitar a seção de literatura estrangeira (palavra-chave), e, ao chegar, terá acesso a uma variedade de livros (página de resultados).
Agora que você já sabe qual é o papel do Google nesse ecossistema chamado internet, fica mais fácil entender a importância da intenção de busca do usuário em uma estratégia de SEO. Se a sua página não corresponder a intenção de busca do usuário, ela jamais irá atingir uma posição de destaque no buscador. A questão é, como identificar a intenção de busca do usuário?
Como descobrir a intenção de busca do usuário?
Basta olhar para o Google e seus resultados mais bem colocados, e fazer as seguintes perguntas:
- Há snippets de destaque nestes resultados?
- Um Knowledge Graph aparece?
- Há uma página de comparações?
- O resultado zero entrega que tipo de informação?
- Há um carrossel de vídeos?
- Quais são as dúvidas em “As pessoas também perguntam”?
- Há muitos anúncios?
- Há um carrossel do Google Shopping?
- Os primeiros resultados são provenientes do Google Imagens?
- Os sites mais bem posicionados possuem site links?
Outro fator que deve ser considerado é a autoridade da sua página em relação a dos demais. Caso a sua seja inferior, você deve trabalhar internamento em estratégias de link building e conteúdo de qualidade. Isso porque o Domain Authority é um dos fatores de ranqueamento do Google mais importante.
Se você quer um roteiro para seguir, vai ficar feliz em saber que o Google disponibilizou um checklist com os mais importantes aspectos de análise. Para fazer uma cópia, click aqui.
Vale dizer que o comportamento do usuário muda constantemente, por isso é importante realizar análises periódicas das intenções de busca selecionadas por você. Em SEO, testar é uma prática poderosa! Lembre-se disso e mãos à obra.
Você pode atrair novos clientes com SEO!
O SEO é um conjunto de técnicas que visam tornar seu site mais atrativo para o Google, fazendo com que ele fique entre os primeiros resultados da busca orgânica, por palavra-chave. Além de aumentar o tráfego do seu site e suas conversões, sua marca ganha em visibilidade e reputação.
Que tal entender qual a intenção de busca dos seus usuários e potencializar suas estratégias de SEO? Se você deseja melhorar seu posicionamento no Google, entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo!
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