SEO e UX: 7 erros imperdoáveis que você deve evitar no seu site!

Natacha Tressino - 17 de setembro de 2020

erros-seo-ux _social-media-blog-mini

 

erros-seo-ux _social-media-blog-texto

Você sabe qual a relação entre SEO e UX? As constantes atualizações nos algoritmos do Google e a mudança de comportamento do usuário levaram as empresas a combinarem esses conceitos, transformando-os em uma estratégia de posicionamento na web. Eles deixam de ser aplicados em contextos individuais para assumir a dianteira, em total sinergia. 

Para estar entre as primeiras posições nos mecanismos de busca, não basta trabalhar palavras-chave e seus sinônimos repetidas vezes, tampouco executar estratégias agressivas de link building, com foco na quantidade de links. A premissa agora é achar o equilíbrio, suprindo as necessidades do consumidor enquanto promove uma boa experiência. 

Se você ainda não conhece os conceitos de SEO e UX, vale a pena seguir com a leitura. Neste texto, irei falar sobre como esses conceitos se cruzam, porque eles são tão importantes e por último, revelarei os 7 erros imperdoáveis de SEO e UX que você deve evitar cometer em seu site. Role para baixo e confira!

 

Conceituando SEO e UX

Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização para Motores de Busca refere-se a uma série de ações aplicadas em páginas web, com o propósito de conquistar as primeiras posições na lista de resultados dos mecanismos de busca, como o Google e Yahoo! Os buscadores são responsáveis por indexar e classificar os sites, com base em critérios de qualidade e desempenho. 

Já UX é a abreviação de User Experience, uma linha estratégica que centraliza suas ações no usuário e na qualidade de suas experiências ao interagir com um produto, serviço ou marca. A grande premissa é solucionar os problemas dos usuários, tenham eles consciência ou não destes, através de uma interface/ produto/ serviço funcional, atraente e acessível. 

 

SEO e UX: por que eles são importantes como estratégia de posicionamento web?

Com o passar dos anos o SEO deixou claro que não se trata apenas de tecnologia, mas de pessoas, e de pessoas, o campo de UX entende! Os mecanismos de busca estão analisando como os usuários se comportam para entender o que realmente é importante para eles e, assim oferecer algo relevante e passível de conversão.  Com isso, as métricas consideradas mais relevantes mudaram:

  • velocidade de carregamento
  • tempo de permanência na página
  • taxa de rejeição
  • CTR (proporção entre impressões e cliques).

Como pode ver, trata-se de métricas relacionadas ao comportamento do usuário. Estes números indicam se as pessoas estão encontrando o que procuram, se encontram facilmente e o quão agradável é de consumir. Tudo gira ao redor da experiência promovida! 

Então, caso o seu usuário navegue com facilidade em sua página, acesse os links e permaneça por mais tempo, a inteligência do buscador vai entender que sua página oferece uma boa experiência ao usuário, logo é de qualidade e merece estar nas primeiras posições. 

Agora, sem mais delongas. Confira os 7 erros imperdoáveis de SEO e UX que você deve evitar cometer em seu site:

 

Quais erros de SEO e UX são imperdoáveis?

Os mecanismos de busca não relevam erros básicos, por isso montamos essa lista com os 7 principais para você ficar atento e não prejudicar o posicionamento do seu site. Bora conferir?!

 

#01. Não pensar como o usuário

O estudo de personas serve justamente para evitar esse erro imperdoável! Durante a criação e desenvolvimento de uma página web, lembre-se: esse produto não é para você, mas para o seu público! Foque nas preferências e necessidades dele, e deixe o seu gosto pessoal de lado. — Manter-se atento aos padrões de comportamento e navegação também é uma forma de acertar. 

 

#02. Desconsiderar a experiência mobile

SEO também está relacionado ao desempenho do site, por isso, é essencial que o seu tempo de carregamento em aplicações mobile seja tão rápido quanto em dispositivos desktop. A navegação deve ser fluida e agradável, independente do aparelho que o usuário escolher acessar a sua página.  

banner-desk-seo-mkt-01-id

banner-mobile-seo-mkt-01-id

 

#03. Deixar de criar seu site em design responsivo

Segundo a Adobe, os usuários usam seus celulares a cada 5,6 minutos durante o dia. Grande parte dos usuários interagem com as marcas via dispositivos mobile, seja impulsionado por anúncios em redes sociais ou buscadores. A questão é que deixar de pensar um design responsivo irá comprometer seus resultados, uma vez que o usuário não conseguirá desfrutar de uma boa experiência. 

 

#04. Ignorar as respostas por voz

As pesquisas por voz aumenta a cada dia, seja pela sua facilidade, praticidade e assertividade nos resultados. Contudo, dominar as primeiras posições nas buscas por texto não significa que o primeiro lugar será seu nas buscas por voz. Como as pesquisas faladas costumam ser em forma de pergunta, o melhor é produzir conteúdo na forma de resposta para conseguir posicionar-se em ambas as categorias. 

 

#05. Dar pouca atenção às métricas

Medir, corrigir e testar. Esse é um dos princípios básicos de SEO, porém é mais forte na cultura de UX. Segundo o SEMRush, a classificação dos sites nos mecanismos de busca está diretamente relacionada a três métricas de UX: número de visitas diretas, tempo de permanência na página e os resultados obtidos em páginas por sessão (mostra a quantidade de páginas visitadas pelo usuário). 

Ao analisar tais métricas, é possível entender a qualidade da experiência vivida pelo usuário a partir das técnicas de SEO e UX aplicadas em seu site. Caso perceba que a pessoa não fica na página tempo suficiente para consumir o conteúdo, é preciso analisar alguns fatores, tais como:

  • A palavra-chave de posicionamento não tem  a ver com os produtos e serviços disponíveis na página. 
  • Há uma quantidade excessiva de conteúdo na página, o que pode confundir o usuário caso a mesma não esteja distribuída em um layout amigável.
  • Os botões de CTA (call to action) estão pequenos, claros e sem destaque.
  • Sua página está inacessível para dispositivos móveis.

 

#06. Ter um site lento e difícil de carregar

Se você acredita que a velocidade de carregamento do seu site não interfere nos resultados de SEO, deixa eu te dizer que sim, interfere e muito! Principalmente no tempo de permanência da página, já que a lentidão gera frustração, impactando no índice de abandono. Por outro lado, o consumidor pode sentir-se inseguro e desconfiar da veracidade e idoneidade da empresa. 

 

#07. Parar de realizar testes

Em produtos e serviços digitais, sempre há o que melhorar! Adaptações devem ser feitas constantes, com o intuito de acompanhar as mudanças do mercado e de comportamento do usuário. Testar é a única maneira de descobrir o que está sendo bem aceito e o que precisa ser melhorado. Procura testar a posição dos botões, títulos, localização dos produtos, cores e assim por diante. Documente, analise e implemente! 

banner-desk-seo-mkt-02-id

banner-mobile-seo-mkt-02-id

Que tal otimizar as suas práticas de SEO combinando conceitos de UX a sua estratégia? Com experiência e um amplo portfólio de serviços, a Integração Digital é uma Agência de Marketing Digital especializada em SEO Marketing e Performance. 

Nossa equipe é formada por profissionais qualificados e envolvidos em todo o processo de solução de problemas, criação, produção e entrega de resultados. Fale agora com um de nossos consultores e saiba como podemos ajudá-lo a aumentar suas vendas!

 

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *