Content Scoring: 5 passos para medir a eficácia dos seus conteúdos

Tamiris Bastos - 24 de setembro de 2020

content scoring

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de maior importância para impactar a sua audiência, seja por textos, vídeos, e-books ou posts nas redes sociais, todos esses mecanismos são indispensáveis na hora de aproximar a marca ao seu público. Mas, você já parou para avaliar a eficácia desses conteúdos, se essa prática está realmente funcionando? Com o content scoring é possível fazer essa mensuração.

Embora o conteúdo seja uma das ações mais eficientes para o marketing digital é preciso entender de fato o que é útil e relevante para o seu público. O objetivo do content scoring é ajudar neste processo, através de métricas e classificações de qualidade que mostrem o quanto aquele conteúdo tem gerado resultados positivos ou não. Com esse direcionamento é possível melhorar o seu rankeamento e aumentar as suas chances de conversão.

E por onde começar? O que você deve avaliar e como essas métricas devem ser implantadas no seu planejamento de marketing de conteúdo? Acompanhe no texto a seguir:

Qual é o conceito do Content Scoring

O Content Scoring é um mecanismo que permite avaliar o desempenho dos seus conteúdos. Com ele a produção dos conteúdos é realizada com base nos resultados que apontam o material mais indicado para alcançar e atrair efetivamente a audiência. Que tipo de formato mais converte? Como o público recebe e interage com o conteúdo que a sua marca desenvolve?

Trata-se de um rastreamento do conteúdo, a fim de identificar o que mais tem feito sucesso, gerando os resultados esperados. No entanto, as etapas para chegar neste nível não são tão simples, existem alguns critérios. Porém, a partir deles a sua empresa terá conteúdos de mais qualidade, nos quais realmente atraem a atenção do público.

Assim, o marketing de conteúdo será moldado segundo as informações e insights que tornarão essa ação mais forte para a sua marca, visto que aqueles conteúdos que não reverteram em nada serão eliminados da sua estratégia. O planejamento de conteúdo da sua empresa terá um direcionamento a longo prazo, pois o content scoring identifica os formatos adequados para a empresa conversar e se aproximar do público.

Desse modo, evita-se uma produção baseada em achismos, passando a adotar um planejamento mais robusto e fundamentado em dados, apresentando materiais mais precisos.

Mensure a eficácia dos seus conteúdos em 5 passos

Em muitos recursos do marketing digital utiliza-se os testes A/B para verificar as taxas de conversão e entender se a estratégia usada deve ser mantida ou se haverá mudanças a fim de obter resultados melhores. No Content Scoring o conceito é o mesmo, com métricas que ajudam a avaliar os conteúdos. Veja como usar:

1. Conheça o seu público
Essa é uma tarefa básica quando se trata de marketing digital, pois sem saber quem é a sua audiência é impossível construir ações efetivas. Quem a sua marca quer atingir? Esse é o primeiro passo e, o mais importante para considerar qual o formato ideal na criação de seus conteúdos. Tenha uma persona e elabore ações que ajudem a marca a compreender a fundo o que o público gosta de receber.

2. Tenha uma equipe especializada
Contar com uma equipe especializada como a da Integração Digital, por exemplo, ajudará a sua marca a criar conteúdos relevantes, autênticos e de qualidade. Além disso, saberá compreender quais métricas são as adequadas para a sua ação de marketing. Com o apoio de uma boa equipe no marketing de conteúdo a sua estratégia ganha um planejamento eficiente.

3. Defina os critérios de avaliação da sua estratégia
A próxima etapa é determinar quais os critérios de avaliação do content scoring. É preciso definir uma adequada para cada formato, como blog, rede social e demais plataformas usadas.

É importante que nesta métrica haja a identificação do tempo médio do usuário na página ou a porcentagem de scroll. Se a estratégia incluir vídeos, é preciso mensurar pelo total de visualizações, enquanto um ebook o total de downloads.

Crie um tipo de classificação para os conteúdos, como um um material que obteve maior visualizações, interações ou acesso que recebeu uma nota 10, por exemplo. Mas, vale apenas se atingir todas as metas impostas na sua estratégia. Por isso, tenha uma quantidade média de compartilhamento e engajamento para os seus conteúdos.

4. Analise os conteúdos
Após a etapa acima é hora de começar a analisar e monitorar os resultados. Este é um trabalho que não pode parar e requer uma certa periodicidade, pois só assim é possível indicar os pontos de melhorias ou as ações que estão alcançando os objetivos traçados.

5. Produza conteúdos de qualidade
Use o content scoring para produzir conteúdos relevantes nos quais farão a sua marca se destacar da concorrência, a principal finalidade deste mecanismo é aumentar o nível de qualidade de seus conteúdos. Portanto, use essa métrica para fortalecer o seu marketing de conteúdo.

Ferramentas para medir seu Content Scoring

Existem algumas ferramentas que podem ajudar a potencializar o seu content scoring:

MOZ

É um recurso pago que possibilita a varredura regular para medir o desempenho das suas páginas. Ele apresenta os conteúdos duplicados, erros de formatação ou lentidão para o carregamento, para que possam ser corrigidos.

SEMRush

Um dos melhores recursos para fazer auditoria de conteúdo e medir o nível da sua estratégia de SEO, e pode ser muito útil no content scoring. Com ele é possível avaliar o uso de palavras-chave, backlinks e realizar a análise da concorrência.

Google Search Console

Um recurso gratuito do Google que permite explorar os resultados do seu content scoring. A ferramenta exibe relatórios disponíveis, no qual fica mais fácil verificar os erros nas páginas e corrigi-los, além de ajudar a fortalecer a estratégia de SEO e detectar erros de HTML para aumentar a qualidade de seus conteúdos.

Google Analytics

Uma ferramenta simples, mas com recursos abrangentes que exibem informações precisas e importantes sobre vários pontos do seu content scoring. Com o Analytics você avalia o bounce rate, tempo médio de permanência nas páginas e métricas referentes aos resultados alcançados com o seu conteúdo.

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