Suas campanhas no Facebook geram engajamento? Saiba como mensurar!

Natacha Tressino - 15 de outubro de 2020

campanhas-no-facebook-miniatura

campanhas-no-facebook-blog

Como você mede o engajamento das suas campanhas no Facebook? A resposta certa é pelo número de curtidas, comentários e compartilhamentos! O segredo está em como analisar cada índice e quais fatores considerar para chegar a real performance da página. Hoje vamos apresentar os pilares para mensurar o engajamento no Facebook, além de dicas valiosas que vão te ajudar a melhorar a performance das suas campanhas.

 

Engajamento e mensuração

Costumamos dizer que uma campanha teve engajamento quando as pessoas curtem, comentam ou compartilham. Isso porque o engajamento nada mais é que o envolvimento, a interação e o relacionamento que o público constrói com a marca. E a mensuração, onde fica? Trata-se de uma atividade interna de acompanhar os resultados e realizar sua medição.

Seja para alcançar uma determinada meta, conhecer as preferências e o comportamento do seu público, ou apenas para medir a evolução de suas publicações, a mensuração é uma prática indispensável para quem deseja fazer seu negócio crescer! 

 

Minhas campanhas no Facebook tem engajamento?

Existem algumas métricas que só podem ser analisadas quando somos administradores de uma página. Portanto, pare agora de achar que a grama do vizinho é mais verde que a sua! É muito difícil dizer se há ou não engajamento quando se olha de fora, até porque o próprio Facebook diminui, a cada dia, sua taxa de entrega orgânica. Isso quer dizer que dificilmente alguém que curtiu sua página vai ser impactado pelos suas postagens. 

É muito comum vermos páginas com mais de 1 milhão de curtidas, com publicações com apenas 100 curtidas e reações. Para entender é preciso analisar uma série de fatores, como o horário da postagem e a qualidade dos fãs. Pode ser que quem curte sua página é da Índia e não tem em nada a ver com o seu público, ou que ainda não deu tempo das pessoas interagirem. 

Ah, então como eu faço para ter certeza e chegar a uma real análise do engajamento na minha página? Confira logo abaixo os pilares para mensurar o engajamento no Facebook, que tudo vai começar a fazer sentido:

 

O engajamento no Facebook e seus pilares

Na altura do campeonato, você já deve saber que que o número de curtidas da página é algo que pode ser comprado. Atenção: não faça isso! Além de comprometer suas métricas, é mais uma questão de vaidade que de resultados. Há formas bem mais efetivas de conquistar fãs, como investir em campanhas com objetivos específicos e produzir conteúdo de qualidade.

Caso esteja chegando agora em uma página, vá na aba “Informações” e acesse a opção “Pessoas”. Lá você vai conseguir verificar o perfil do seu público, analisando seu país de origem, gênero, idade e mais. Por exemplo, se estamos falando de uma página de lingeries e a maioria do público é masculino, é bem provável que algo esteja errado. 

Medir o alcance das suas publicações é outra forma de mensurar o engajamento das suas campanhas no Facebook. Isso sem falar do número de curtidas, comentários e compartilhamentos, que inclusive possuem pesos diferentes. Sendo os compartilhamentos verdadeiros reis do envolvimento. —  Diferente do que se pensa, as curtis têm um peso menor.

 

Regra de Ouro: mensure, sempre!

Não se compare aos outros, mas com você mesmo! Essa reflexão é um ensinamento que vale para a vida, e se encaixa muito bem quando falamos em mensuração. Você deve buscar crescer em seus próprios resultados, evoluir seus indicadores com base em tudo que já foi dito ao longo deste artigo. Boa, mas como faço isso? 

Comece analisando os estilos de conteúdo que mais fizeram a sua audiência interagir com a página. Para isso, é importante variar nas publicações e postar imagens, vídeos ou somente texto. Mensure também o resultado obtido quando um link é divulgado. Com isso, começará a entender o que move seus fãs. 

Outra dica importante é, caso tenha um site, acompanhe o número de visitas que você recebe oriundas do Facebook. Para isso, basta acessar a sua conta no Google Analytics e ir no item “Origem/mídia”, no menu “Aquisição” e filtrar por Facebook. 

 

Como posso aumentar o meu engajamento no Facebook?

Criar e administrar campanhas no Facebook exige conhecimento, tempo e dedicação! É por isso que existem profissionais especialistas no assunto, que entende a dinâmica e regras da rede social  bem como de muitas outras, como o Instagram, Linkedin, Twitter e Youtube , assim como de produção de conteúdo, público e mercado. 

 

mobile-redes-sociais-integração-digital

banner-desk-redes-sociais-id

 

Pensando nisso, que grande parte das empresas preferem terceirizar o serviço com a contratação de uma Agência de Marketing Digital. O trabalho de um social media, profissionais responsáveis em criar e administrar campanhas nas redes sociais e no Google, é identificar o público, elaborar uma boa estratégia e implementá-la. Além de mensurar os resultados, otimizar as publicações e emitir relatórios de desempenho. 

Quer aumentar o engajamento das suas campanhas no Facebook? Entre agora em contato e fale com um de nossos especialistas! Somos a Integração Digital, uma agência de marketing digital e performance, com um amplo portfólio de serviços e clientes satisfeitos. 

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *