Quanto tempo o seu site leva para carregar? A velocidade do site não impacta apenas na experiência do usuário, como também afeta negativamente no posicionamento da página no Google, visto que esse é um dos principais fatores considerados para o rankeamento nos resultados de busca.
Segundo a Kissmetrics, 40% dos visitantes abandonam as páginas que levam mais de 3 segundos para carregar. Além disso, cada 1 segundo a mais no tempo de carregamento do site reduz em 7% as conversões.
Essa pesquisa revela o quanto é importante desenvolver um site leve e rápido, no qual o usuário não tenha que esperar, pois quanto mais lento menor será o interesse das pessoas em permanecer na página, resultando na perda de vendas e clientes.
Afinal, quem gosta de esperar? Seja na fila da padaria, supermercado ou banco, a espera não deixa as pessoas felizes, ao contrário, elas se sentem incomodadas e irritadas. Tratando-se do ambiente digital em que os usuários estão cada vez mais dinâmicos e imediatistas, um site lento tende a ser descartado na hora.
Mas, como melhor a velocidade do site e torná-lo mais veloz? A seguir apresentaremos algumas técnicas de otimização indispensáveis. Confira:
Velocidade do site: como testar o tempo de carregamento?
Muitos dos acessos são feitos através do smartphone usando os dados móveis, por isso é comum que em alguns casos a lentidão seja originada pela própria internet do celular. No entanto, quando demora mais que o normal para carregar é preciso ficar atento e verificar o que está originando este problema.
Há testes que ajudam a identificar qual a causa real da lentidão de um site, assim fica mais fácil otimizar as páginas, sem que se faça um grande esforço para mudar toda a estrutura sendo que a falha pode ser referente apenas as imagens, por exemplo.
Uma das ferramentas indicadas para testar a velocidade do site é o Google PageSpeed Insight. Com ela é possível detectar os problemas e ainda receber dicas de como otimizar as páginas de forma que fiquem mais rápidas. Por meio das recomendações do Google Page Speed, a velocidade do site pode aumentar de 25% a 60%.
O GTmetrix também é uma outra ferramenta que ajuda a analisar o tempo de carregamento do site. Em comparação ao Google PageSpeed o GTmetrix é considerado mais completo devido as identificações de melhoria e facilidade que apresenta.
Aprenda técnicas de otimização para ter um site mais rápido
Após detectar as causas da lentidão do site é hora de aplicar as melhorias sugeridas pelas ferramentas. Mesmo que você não seja um especialista em SEO, existem técnicas que contribuem para que o site possa se tornar mais rápido. Saiba quais são:
1.Servidor confiável
Evite usar servidor gratuito, pois eles podem atrapalhar na indexação e rankeamento do Google. Além disso, podem estar sujeitos a maior instabilidade. Procure uma hospedagem segura e que possa oferecer recursos extras essa é uma forma de evitar futuros problemas.
2.Template para WordPress
Às vezes, o layout usado pode ser um dos problemas da lentidão pelo uso excessivo de imagens, por exemplo. O ideal é optar por temas leves ou equilibrar a utilização de fotos e até mesmo plugins, pois podem deixar as páginas pesadas.
3.JavaScript e CSS
Os arquivos CSS e JavaScript quando usado muitas vezes podem causar uma sobrecarga no site. Eles são essenciais para aparência da página, mas é preciso minimizar o uso desses arquivos para que não sejam um problema de lentidão no site. É possível reduzi-los com uso de plugins como o WP Super Minify.
4.Otimize as imagens
Um dos motivos que mais prejudicam os sites são as imagens, seja pelo tamanho, quantidade ou formato, podem se tornar um grande vilão da velocidade do site. Para evitar este tipo de problema, já que as imagens compõem o layout do site é preciso que desde a edição haja um cuidado e preocupação com a otimização.
Atente-se para o formatos recomendados para a web que são: PNG, JPEG e GIF. É fundamental também redimensionar a imagem antes de fazer o upload para o site. Em relação a otimização, a ferramenta Photoshop, por exemplo, permite que as imagens sejam salvas otimizadas usando a função “exportar para web”, pois reduz o peso do arquivo sem comprometer a qualidade.
Uma outra alternativa que pode contribuir na velocidade do site é usar a função lazy loaded, uma tag inserida nas imagens e que permite que elas sejam carregadas apenas quando o usuário acessar as páginas. Elas são carregadas de acordo com o acesso em cada serviço e link, deixando as páginas mais leves.
5.Aproveite o cache
Ao acessar um site todo o seu conteúdo é baixado temporariamente no dispositivo até que o usuário se retire do site. Por isso, o cache ocupa a função de indicar aos navegadores, tais como Chrome e Firefox, que devem manter esses arquivos salvos.
Desse modo, se este mesmo usuário acessar este site posteriormente usando o mesmo dispositivo e navegador, a página terá um menor tempo para carregar, uma vez que os arquivos encontram-se salvos no cache.
Para habilitar o cache de navegador corretamente no site, é necessário buscar o arquivo .htaccess na raiz do seu domínio e assim informar ao navegador quais arquivo armazenar em cache. Há uma outra forma de habilitar utilizando o W3 Total Cache.
6.Cuidado com o uso de plugins e widgets
O WordPress é um das plataformas mais usadas para construir sites, pois oferece a possibilidade de inserção de plugins, recursos que garantem muitas vantagens, trazendo uma série de funcionalidades. Mas, apesar de eficaz, podem interferir negativamente no desempenho das páginas.
Ocorre devido a conflitos de plugins diversos inseridos, um pode afetar o funcionamento do outro, solicitar requisições adicionais de HTTP, entre outros. São problemas que fazem o site perder a performance e velocidade.
7.Faça o gerenciamento de spams e bots
De forma simplificada e fácil, o gerenciamento pode ser feito pelo uso dos plugins Akismet e Captcha. Opte sempre por plugins que fazem uso da tecnologia reCaptcha do Google, pois são mais seguros.
Essas são otimizações simples, no entanto, se você quer ter um site que proporcione uma excelente experiência ao usuário pela rapidez, design e ótimas funcionalidades há configurações que só um profissional pode realizar.
Na Integração Digital você tem um website desenvolvido de acordo com identidade da sua marca, com páginas se adaptam a qualquer resolução de tela, navegação rápida, intuitiva e totalmente otimizado para o Google.
Criamos funcionalidades que visam a melhor usabilidade e levam a conversão de vendas, com chat online, plataforma de pagamento e muitas outras ferramentas pensadas de acordo com o seu negócio. Entre em contato e fale com um de nossos especialistas!