SEO para Web Stories, saiba como destacar seus conteúdos no Google!

Natacha Tressino - 9 de setembro de 2021

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Preciso fazer SEO para Web Stories do Google? Quem já está habituado às políticas de ranqueamento na web, sabe que para potencializar seu tráfego orgânico todo e qualquer conteúdo digital deve ser otimizado para busca. Desta forma, a resposta é “SIM, COM CERTEZA!”

A boa notícia, é que as práticas de SEO para web stories são simples e fáceis de implementar. Se você entende de otimização para motores de busca e está familiarizado com ferramentas de edição de stories, vai ser moleza criar destaques dignos da primeira página. 

No artigo de hoje, vamos apresentar esse novo formato de conteúdo do Google, explicar como fazer e o que é preciso para ativá-lo no seu site. Além disso, você vai aprender a destacar seus conteúdos nesse espaço [tão concorrido] a partir de técnicas específicas de SEO para web stories, recomendadas pelo próprio Google. Bora conferir? 

O que é e como funciona o Google Web Story?

Também conhecidos como AMP Stories, os Web Stories do Google são cards de conteúdos rápidos e dinâmicos. Dispostos em lugares estratégicos, facilitam o consumo de conteúdos web ao mesmo tempo que promovem uma boa experiência ao usuário. 

O formato já é bem familiar e aceito no meio digital. Desde sua criação pelo Snapchat em 2011, passou a fazer parte do ecossistema de grandes redes, como o Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e LinkedIn. A popularidade dos stories só aumenta seu potencial de alcance e o coloca entre os espaços mais desejados pelas marcas. 

Com menos de um ano desde a data do seu lançamento, o Google registrou mais de 20 milhões de histórias na rede. Em média, 100.000 novos stories são publicados diariamente, vindos de mais de 6.500 domínios ativos na ferramenta. (Relatório de julho de 2021).

O formato é mais voltado à experiência mobile, contudo, também é compatível com dispositivos desktop. Atualmente, os web stories são exibidos na busca convencional, no Google Images e na home do Google Discover, em uma seção própria e em destaque. O usuário é apresentado a uma série de histórias que se desenrolam em um carrossel. 

Inicialmente, o formato está disponível apenas no Brasil, Estados Unidos e Índia. 

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SEO para Web Stories, como fazer?

De modo geral, o SEO para web stories segue as mesmas diretrizes já aplicadas nos conteúdos web. Ou seja, é preciso encontrar o tema certo, otimizar seus posts e estruturar o conteúdo seguindo as boas práticas de UX. Veja, em detalhes, cada um desses itens logo abaixo:

TEMA

No universo digital, assuntos que são tendências têm maiores chances de gerar tráfego. Desta forma, o ideal é que realize uma pesquisa e encontre as palavras-chave mais pertinentes para o seu segmento. Palavras abrangentes são mais competitivas, então uma dica é usar termos específicos (de cauda longa). 

Mesmo que o tráfego seja menor, com essa estratégia é possível atingir um público qualificado. Contudo, é preciso ficar atento ao volume de busca de uma palavra-chave. O aceitável é algo em torno de 30 a 1.000 buscas mensais, porque mais que isso começa a ficar competitivo.

No SEO para web stories essa seleção é fundamental. Além da palavra-chave posicionar o seu conteúdo nas buscas do Google, ela serve como guia na produção textual. Por isso, aqui na Integração Digital usamos as melhores ferramentas para seleção e otimização de palavras-chave, como o Google Planner, SemRush e Ubersuggest

OTIMIZAÇÃO

Agora que você já definiu a palavra-chave do seu conteúdo, é hora de otimizar para web! Isso quer dizer que essa palavra deve se repetir em lugares estratégicos e imprescindíveis, tais como: 

  • No título
  • No primeiro parágrafo do post.
  • Na descrição da imagem (atributo ALT).
  • Algumas vezes ao longo do texto, ou até variações da mesma. 

Além disso, separamos 10 dicas de SEO para web stories definidas pelo Google e fruto da nossa experiência enquanto especialista em SEO. 

01. Escreva títulos atrativos e com até 70 caracteres. 

02. Produza conteúdos autênticos, relevantes e que engajam. 

03. Explore os elementos visuais e crie copys que despertam o interesse do público. Para isso, busque usar imagens, animações e vídeos curtos ao longo dos cards. Mas atenção, dê preferência por imagens livres de textos para não interferir na leitura do conteúdo, melhorar a experiência do usuário e promover a acessibilidade.  

04. Aplique todos os metadados! Título, logo, imagem destacada e o nome do publicador, para assim o robô do Google indexar e posicionar o seu conteúdo.

05. Adicione um texto alternativo às imagens (ALT). 

06. Inclua a estrutura de web stories ao seu sitemap.

07.Sempre que possível, link os web stories a outros conteúdos do seu site. 

08. [PARA WEBMASTERS] Adicione dados estruturados ao seu site, para uma pesquisa aprimorada.

09. Trabalhe com imagens na proporção correta. Quando vinculadas ao atributo poster-portrait-src devem ter, no mínimo, 640×853 px (3:4).

10. Use o logo no tamanho correto (mínimo de 96×96 px, quadrado) e vinculado ao atributo publisher-logo-src.  

CONTEÚDO

Você precisa saber que os motores de busca não são fãs de textos longos e sem parágrafos. Como o propósito do buscador é promover a melhor experiência ao usuário, ele penaliza conteúdos mal estruturados. Para evitar cair na malha fina no Google, fique atento:

  • Crie uma narrativa envolvente e mantenha-a até o final do carrossel. Em outras palavras, é preciso despertar a curiosidade do usuário, para que este continue a passar para o próximo card
  • Divida o conteúdo por cards, em pequenos blocos. Uma dica é não ultrapassar os 50% de texto na imagem. Desta forma, permitirá que o usuário visualize a imagem ou animação de fundo, além de tornar a leitura mais dinâmica. 
  • Sempre que puder destaque partes importantes do texto, deixando-as em itálico ou negrito.
  • Use a estrutura base de títulos, em que H1 é o título mais importante e os demais Hs são subtítulos. 
  • Diferencie os títulos do corpo do texto. 

Ativação e verificação

O Google indica uma série de ferramentas para criar web stories, incluindo uma versão para desenvolvedores. Clique aqui e confira!

Assim que você criar o seu web story é preciso verificar se atende a todos os critérios do buscador. Isso pode ser feito por meio da ferramenta de teste de AMP e Web Stories do Google, ou pela ferramenta de Inspeção de URL do Google Search Console.  

Quero implementar o SEO para web stories na minha empresa!

O Google web stories é perfeito para quem deseja potencializar sua entrega de conteúdo de maneira direcionada e orgânica. Seja pela possibilidade de personalização ou sua proposta dinâmica, quando aplicado corretamente, ele engaja e fideliza o público. 

Se você gostou da proposta e quer implementar técnicas de SEO para web stories, entre em contato com a Integração Digital e saiba como podemos te ajudar. Especialistas em SEO, já posicionamos mais de 3.000 palavras-chave na 1ª página do Google! Ligue para (11) 4750-1236 e confira. 

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