Marketing Digital para Psicólogos: conheça as estratégias mais eficazes!

Natacha Tressino - 27 de janeiro de 2022

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Se você ainda não investe em marketing digital para psicólogos, saiba que agora é o momento certo para aumentar sua visibilidade no mercado por meio da internet.

No início da pandemia, assim que decretado estado de quarentena, a busca por terapias e serviços de saúde mental no Google chegou a 88%. Quase dois anos depois, termos como “saúde mental”, “atendimento psicológico” e “terapia” permanecem em alta no mundo todo.

Decorrente das grandes perdas de vidas e mudanças nas dinâmicas sociais, a população está mais deprimida e ansiosa. A ajuda psicológica para lidar com o luto e outros sentimentos, como raiva, tristeza, falta de esperança e culpa, vem se mostrando essencial na retomada da rotina.

Para atender a essa demanda, psicólogos e terapeutas precisam construir e promover, com qualidade, sua presença nos meios digitais, divulgando sua clínica e serviços. E para ajudar, no texto de hoje, listamos as principais estratégias de marketing digital para psicólogos. Leia e confira!

8 Estratégias de marketing digital para psicólogos

Ter um site profissional, investir em campanhas de divulgação no Google e manter um canal de comunicação aberto com o público pelas redes sociais são algumas das recomendações para quem deseja conquistar seu lugar na internet. 

Só para ilustrar, aqui na Integração Digital atendemos uma clínica psicológica desde 2018. Inicialmente, fomos contratados para criar o seu site institucional e promover maior visibilidade para a empresa no ambiente online. Sendo assim, além de desenvolver o website executamos a estratégia de SEO, a partir da definição de termos importantes para o segmento. Com isso, só no primeiro ano de implementação essa clínica teve 2.493 acessos ao site.

Para acelerar os resultados, no ano seguinte, introduzimos a marca nos posicionamentos pagos da busca do Google, por meio de anúncios. Essa implementação trouxe um crescimento de 116,16%, totalizando 5.389 novos acessos.

Já em 2020, entramos com novas palavras-chave e aumentamos o projeto de SEO. Como resultado, a visibilidade da marca continuou a crescer, totalizando 8.974 novos acessos, o que equivale a um percentual de crescimento de 66,61%. Sendo assim, de 2018 a 2022, foram 16.856 acessos ao site! Além disso, ao longo desses 4 anos de parceria, captamos 2.564 leads (405 ligações, 1505 formulários de contato, 654 WhatsApp). 

Confira um resumo, logo abaixo:

De 2018 a 2019 – 2.493 acessos (criação de website da clínica e também o serviço de SEO).

De 2019 a 2020 – 5.389 acessos (cliente fez um cross selling e contratou o serviço de Google Ads), com isso houve um percentual de crescimento de 116,16%.

De 2020 a 2021 – 8.974 acessos (cliente fez um up selling no serviço de SEO contratando mais palavras-chave), com isso houve um percentual de crescimento nos acessos de 66,61%.

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Sem mais delongas, veja agora as estratégias de marketing digital para psicólogos que separamos para você!

#01 Anúncios no Google

O primeiro passo para aumentar sua agenda de pacientes, é investir em anúncios patrocinados no Google! Essa é a melhor estratégia para quem busca exposição imediata e retorno rápido, mediante investimento programado. 

Seja em formato de texto, vídeo ou imagem, o Google oferece alternativas efetivas para tornar sua clínica conhecida por meio de anúncios pagos. Sua inteligência em dados e recursos de parametrização possibilitam a criação de campanhas altamente segmentadas, resultando em leads qualificados. Ou seja, pessoas com alto potencial para se tornarem clientes. 

Com o Google, as possibilidades de personalização são infinitas. O analista de mídia responsável pela criação, implementação e otimização das campanhas consegue delimitar o alcance por região, interesses, picos de horário, entre outros critérios. Isso torna a comunicação mais precisa, ao mesmo tempo que promove resultados efetivos. 

Estar em evidencia, no maior buscador do mundo, oferece inúmeras vantagens estratégicas para o seu negócio, dentre elas:

  • Apresentar a marca, produto ou serviço para o público certo.
  • Aumentar o tráfego do website e dessa forma gerar mais oportunidades.
  • Geração de leads qualificados. 
  • Melhoria dos resultados a curto prazo.

#02 Posicionamento orgânico

Nem todo posicionamento no Google se conquista com mídia paga, sabia? Se o seu site estiver otimizado para o buscador, é possível alcançar as primeiras páginas dos resultados de busca. A essa estratégia danos o nome de SEO (Search Engine Optimization). 

Trata-se de uma série de técnicas que visam adequar as páginas do seu website aos padrões de rankeamento do buscador. Isso permite o posicionamento das palavras-chave do seu segmento de negócio no maior buscador do mundo, o Google. 

Os resultados levam um tempo maior para surgir, em contrapartida é a solução que permite um crescimento sustentável, preparando a empresa para uma presença no cenário digital mais efetiva ao longo dos meses. Entre as várias vantagens destacamos:

  • Presença full time no maior buscador do mundo.
  • Fluxo de caixa fixo, não paga por cliques.
  • Crescimento ao longo do tempo, permitindo ajustes organizacionais conforme a demanda aumenta.
  • Estar em destaque organicamente no maior buscador do mundo oferece uma vantagem estratégica contra a sua concorrência.
  • Exposição da marca, produtos e serviços de forma mais duradoura.

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#03 Site institucional otimizado

Você sabia que o site institucional funciona como a fachada da sua clínica? Ao invés de passar pela rua e ver o seu consultório, as pessoas ao navegar pela web encontrarão o seu site. Por esse motivo é tão importante ter um site institucional que seja adaptado para dispositivos móveis e desktops. Ele precisa ser capaz de oferecer uma experiência agradável, objetiva e satisfatória em poucos cliques. 

Portanto, se você ainda não tem um site, saiba que esse é um dos primeiros passos para introduzir seu negócio no mercado digital. O melhor caminho é contratar uma agência especializada em desenvolvimento de websites, que dispõe de uma equipe experiente e capacitada. 

#04 Sua clínica no Google Meu Negócio

Administrar um perfil no Google Meu Negócio é essencial para consultórios físicos. Além de ser uma ferramenta gratuita e um ótimo canal de comunicação com o seu público, ela permite gerenciar a forma com que sua clínica aparece na Busca do Google e no Google Maps. 

Pelo Google Meu Negócio você mantém seus clientes atualizados sobre horário, tratamentos, terapias e novidades. Também é possível acompanhar o que seus pacientes pensam e sentem a respeito da sua empresa, responder aos comentários e, com isso aumentar seu grau de confiabilidade no setor. 

O design diferenciado e sua posição de destaque nas buscas possibilitam que você mostre às pessoas o que há de melhor em sua clínica, de um jeito rápido e fácil. Sem dúvida, essa é uma boa forma de começar a fazer marketing digital para psicólogos

#05 Conteúdo educativo

Já ouviu falar em Inbound Marketing? A base dessa estratégia é a nutrição de leads por meio de conteúdos relevantes e automatizados. Estes podem ser em formato de blog, e-book, infográfico, landing page, bem como cursos, palestras, workshops e webinars.

A verdade é que as pessoas têm dúvidas, e se você souber identificá-las e supri-las com respostas satisfatórias e no tempo certo, irá fortalecer a relação com o consumidor. Isso, especialmente em tempo de crise. Então, automaticamente, você e sua clínica passam a ser uma opção. 

Para implementar tal estratégia é necessário contratar uma ferramenta de automação digital, assim como ter uma equipe de analistas. Além disso, o segredo para o seu sucesso é manter o time de vendas em harmonia com o de marketing.

#06 Relacionamento nas redes sociais

Outra opção de marketing digital para psicólogos são as redes sociais. Atualmente, é muito comum iniciar o atendimento e agendar consultas via WhatsApp. Essa ferramenta de chat, assim como o Instagram e outras redes sociais são muito populares entre as pessoas. Portanto, usar esses canais para se comunicar com o público, sem dúvida, deve constar na lista. 

Contudo, é preciso salientar que com a sua implementação vem também a necessidade de imediatismo nas respostas. De nada adianta estar nessas redes, se efetivamente sua marca não constrói uma relação de reciprocidade com o público. Sendo assim, depois de implementar e realizar as configurações iniciais e de automação, você vai precisar de uma pessoa para te auxiliar com os atendimentos.

Dentre as opções em meio às redes sociais, também podemos destacar o Facebook Ads e o Instagram Ads como uma ótima oportunidade para divulgar sua clínica: 

  • Aumentar o alcance de exposição da sua marca, produto ou serviço e aparecer para possíveis consumidores. 
  • Segmentar o seu público-alvo, direcionando a comunicação com mais efetividade.
  • Atrair pessoas para o seu negócio, seja para o website como para seu local físico.
  • Capturar mais leads.
  • Gerar mais clientes.
  •  Aumentar suas oportunidades de fechar novos negócios.

👉  Para saber mais sobre a dinâmica das redes sociais, acesse!

#07 Pontos de contato monitorados

O que acontece quando você perde a chamada de um possível cliente? Com as ferramentas de call tracking é possível retornar a ligação! Esse sistema rastreia as ligações (recebidas e perdidas), ao mesmo tempo que fornece métricas importantes. 

Além disso, quando você contrata uma empresa de marketing digital para psicólogos, todas as campanhas ativas são monitoradas, constantemente e em tempo real. Com isso, as otimizações certas são realizadas, a fim de aumentar o desempenho dos anúncios e promover um impacto positivo nos índices de performance. Assim como, na tomada de decisão para implementação de novas estruturas. 

#08 Profissionais capacitados e experientes

Por fim, para iniciar sua jornada no marketing digital para psicólogos, você vai precisar de profissionais capacitados e experientes no assunto. Ao invés de optar por freelancers, a solução de menor custo é contratar uma agência de marketing digital para psicólogos!  

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Especializada em promover resultados rápidos e duradouros para diferentes segmentos do mercado, em especial profissionais autônomos, a Integração Digital se destaca entre as agências do setor. Com experiência e um portfólio amplo, que inclui psicólogos, médicos, dentistas e terapeutas, dispõe de uma equipe multidisciplinar de alto nível. 

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