Considerada uma das métricas mais importantes na mensuração de resultados, a conversão no Google Ads possui indicadores específicos e que variam de acordo com o segmento e modelo de negócio.
Se você tem dúvida sobre o que é e como funciona essa métrica, esse texto é para você. Leia e entenda, de uma vez por todas, porque contratos assinados nem sempre são contabilizados como conversão. ?
O que é conversão no Google Ads?
No campo do tráfego pago, a conversão é contabilizada quando alguém interage com o seu anúncio e realiza uma ação definida por você como valiosa.
Para um e-commerce, por exemplo, a compra de produtos online é um indicativo de conversão. Para empresas que prestam serviços, o número de ligações e formulários preenchidos são indícios válidos. Já para aplicativos, conta o número de downloads.
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Google Ads, é o que afinal?
Para quem não sabe, o Google Ads (antigo AdWords) é uma plataforma do Google, voltada para divulgação de anúncios em sua página de resultados e sites parceiros.
Sua primeira versão foi criada em 2000 e desde então é líder no mercado de Mídia Online. Por meio desta plataforma de anúncios do Google, é possível criar campanhas segmentadas em diferentes formatos: texto, imagem, imagens animadas (GIF) e vídeos.
O Google Ads comporta anúncios para desktop e dispositivos mobile, em diferentes tamanhos. Estes podem ser divulgados em sua Rede de Pesquisa, de Display, no Youtube, Google Shopping e na Play Store.
Como é feito o acompanhamento de conversões no Google Ads?
Por ser uma plataforma completa, é possível criar e segmentar campanhas, assim como monitorar o desempenho de cada uma delas, em tempo real.
O acompanhamento de conversões no Google Ads começa com a criação de uma ação de conversão na conta da sua empresa. Você pode escolher rastrear diferentes tipos de ações, tais como:
- Ações no site: compras, inscrições, formulários, newsletters, entre outras.
- Chamadas telefônicas: chamadas realizadas a partir dos seus anúncios, para um número de contato exibido em seu site e cliques no número de telefone via mobile.
- Instalações de apps e ações no aplicativo: quantidade de downloads, compras e outras tarefas realizadas nesses apps.
- Importação: atividades dos clientes iniciadas online, mas concluídas offline. Por exemplo, quando uma pessoa clica no anúncio, preenche e envia um formulário de contato online e depois fecha com a empresa.
- Ações locais: contabilizada sempre que um usuário interage com anúncios específicos de um local físico ou de uma loja.
Para cada indicador de conversão listado acima, o processo de acompanhamento se enquadra em um dos modelos abaixo, com exceção das conversões offline:
Modelo 01
O rastreamento da conversão é feito a partir da inserção de uma “tag de acompanhamento” em seu site ou aplicativo. Quando o cliente interage com o seu anúncio, um cookie temporário é acionado e inserido no dispositivo da pessoa. Assim que o usuário realiza a ação que você definiu, o sistema reconhece e contabiliza uma conversão no Google Ads.
Modelo 02
Para rastrear ligações, ao invés de adicionar uma tag, usa-se um número de encaminhamento de chamada do Google. Desta forma, tem como saber se a ligação foi feita a partir de um anúncio. Além disso, é possível medir a duração da chamada, seu início e término, assim como a localidade de quem a fez.
Modelo 03
Por fim, ações locais, compras e downloads de aplicativos no Google são registrados automaticamente como conversões.
Benefícios do acompanhamento de conversões
- É possível ver quais palavras-chave, anúncios, grupos de anúncios e campanhas são mais relevantes para o seu negócio.
- Você consegue ter uma visão mais clara a respeito da composição do seu ROI (Retorno do Investimento), e com isso tomar decisões mais assertivas.
- Você também pode acompanhar dados de conversões realizadas em navegadores e dispositivos diferentes, e assim analisar quais são mais relevantes para o seu negócio.
- A visualização facilitada e direcionada das convenções permite que você tenha uma visão estratégica dos gastos com publicidade.
- Serve como um norte na hora de definir suas metas e estratégias de negócio.
Taxa de conversão no Google Ads
Entende-se por taxa de conversão o número médio de conversões por interações no anúncio, apresentado em porcentagem.
Por exemplo, se você tiver 50 conversões (formulários enviados ou mensagem por WhatsApp) geradas a partir de 1.000 interações (cliques), sua taxa é de 5%.
O que vem a ser uma boa taxa de conversão no Google Ads? Para produtos e serviços mais caros, o índice ideal varia em torno de 1 a 3%. Já quando são mais baratos, a taxa costuma ser maior, algo em torno de 2 a 5%.
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Conversão no Google Ads é o mesmo que vendas e contratos assinados?
Partindo do conceito de conversão no Google Ads, a plataforma só contabiliza como conversão (de forma automática) as interações em anúncios que geram ações pré-definidas e passíveis de serem medidas online.
Se você definiu como ação “cliques no botão comprar”, é possível medir o número de vendas. Por outro lado, quando a efetivação da conversão depende de ações offline, como a assinatura de contatos, é preciso que esse dado seja registrado manualmente no sistema.
Como nem sempre há um envolvimento efetivo da agência com o time de vendas da empresa, nesses casos, entende-se por conversão a quantidade de formulários enviados, ligações recebidas e cliques no botão do WhatsApp. Ou seja, leads com intenção de fechar negócio.
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