Conversão no Google Ads: conheça seus indicadores e saiba como medir

Natacha Tressino - 24 de fevereiro de 2022

Conversão no Google Ads: conheça seus indicadores e saiba como medir

Conversão no Google Ads: conheça seus indicadores e saiba como medir

Considerada uma das métricas mais importantes na mensuração de resultados, a conversão no Google Ads possui indicadores específicos e que variam de acordo com o segmento e modelo de negócio. 

Se você tem dúvida sobre o que é e como funciona essa métrica, esse texto é para você. Leia e entenda, de uma vez por todas, porque contratos assinados nem sempre são contabilizados como conversão. 👇

O que é conversão no Google Ads?

No campo do tráfego pago, a conversão é contabilizada quando alguém interage com o seu anúncio e realiza uma ação definida por você como valiosa.

Para um e-commerce, por exemplo, a compra de produtos online é um indicativo de conversão. Para empresas que prestam serviços, o número de ligações e formulários preenchidos são indícios válidos. Já para aplicativos, conta o número de downloads. 

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Google Ads, é o que afinal?

Para quem não sabe, o Google Ads (antigo AdWords) é uma plataforma do Google, voltada para divulgação de anúncios em sua página de resultados e sites parceiros. 

Sua primeira versão foi criada em 2000 e desde então é líder no mercado de Mídia Online. Por meio desta plataforma de anúncios do Google, é possível criar campanhas segmentadas em diferentes formatos: texto, imagem, imagens animadas (GIF) e vídeos. 

O Google Ads comporta anúncios para desktop e dispositivos mobile, em diferentes tamanhos. Estes podem ser divulgados em sua Rede de Pesquisa, de Display, no Youtube, Google Shopping e na Play Store. 

Como é feito o acompanhamento de conversões no Google Ads?

Por ser uma plataforma completa, é possível criar e segmentar campanhas, assim como monitorar o desempenho de cada uma delas, em tempo real. 

O acompanhamento de conversões no Google Ads começa com a criação de uma ação de conversão na conta da sua empresa. Você pode escolher rastrear diferentes tipos de ações, tais como:

  • Ações no site: compras, inscrições, formulários, newsletters, entre outras.
  • Chamadas telefônicas: chamadas realizadas a partir dos seus anúncios, para um número de contato exibido em seu site e cliques no número de telefone via mobile. 
  • Instalações de apps e ações no aplicativo: quantidade de downloads, compras e outras tarefas realizadas nesses apps. 
  • Importação: atividades dos clientes iniciadas online, mas concluídas offline. Por exemplo, quando uma pessoa clica no anúncio, preenche e envia um formulário de contato online e depois fecha com a empresa. 
  • Ações locais: contabilizada sempre que um usuário interage com anúncios específicos de um local físico ou de uma loja. 

Para cada indicador de conversão listado acima, o processo de acompanhamento se enquadra em um dos modelos abaixo, com exceção das conversões offline: 

Modelo 01

O rastreamento da conversão é feito a partir da inserção de uma “tag de acompanhamento” em seu site ou aplicativo. Quando o cliente interage com o seu anúncio, um cookie temporário é acionado e inserido no dispositivo da pessoa. Assim que o usuário realiza a ação que você definiu, o sistema reconhece e contabiliza uma conversão no Google Ads.

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Modelo 02

Para rastrear ligações, ao invés de adicionar uma tag, usa-se um número de encaminhamento de chamada do Google. Desta forma, tem como saber se a ligação foi feita a partir de um anúncio. Além disso, é possível medir a duração da chamada, seu início e término, assim como a localidade de quem a fez.  

Modelo 03

Por fim, ações locais, compras e downloads de aplicativos no Google são registrados automaticamente como conversões. 

Benefícios do acompanhamento de conversões

  • É possível ver quais palavras-chave, anúncios, grupos de anúncios e campanhas são mais relevantes para o seu negócio.
  • Você consegue ter uma visão mais clara a respeito da composição do seu ROI (Retorno do Investimento), e com isso tomar decisões mais assertivas. 
  • Você também pode acompanhar dados de conversões realizadas em navegadores e dispositivos diferentes, e assim analisar quais são mais relevantes para o seu negócio. 
  • A visualização facilitada e direcionada das convenções permite que você tenha uma visão estratégica dos gastos com publicidade. 
  • Serve como um norte na hora de definir suas metas e estratégias de negócio.

Taxa de conversão no Google Ads

Entende-se por taxa de conversão o número médio de conversões por interações no anúncio, apresentado em porcentagem. 

Por exemplo, se você tiver 50 conversões (formulários enviados ou mensagem por WhatsApp) geradas a partir de 1.000 interações (cliques), sua taxa é de 5%. 

O que vem a ser uma boa taxa de conversão no Google Ads? Para produtos e serviços mais caros, o índice ideal varia em torno de 1 a 3%. Já quando são mais baratos, a taxa costuma ser maior, algo em torno de 2 a 5%. 

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Conversão no Google Ads é o mesmo que vendas e contratos assinados? 

Partindo do conceito de conversão no Google Ads, a plataforma só contabiliza como conversão (de forma automática) as interações em anúncios que geram ações pré-definidas e passíveis de serem medidas online. 

Se você definiu como ação “cliques no botão comprar”, é possível medir o número de vendas. Por outro lado, quando a efetivação da conversão depende de ações offline, como a assinatura de contatos, é preciso que esse dado seja registrado manualmente no sistema.

Como nem sempre há um envolvimento efetivo da agência com o time de vendas da empresa, nesses casos, entende-se por conversão a quantidade de formulários enviados, ligações recebidas e cliques no botão do WhatsApp. Ou seja, leads com intenção de fechar negócio. 

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