A identidade visual é o cartão de visitas de toda empresa, é o primeiro contato com a marca.
É por causa de uma identidade visual adequada e profissional que os clientes e futuros clientes se identificam com uma marca.
Quando alguém menciona sua marca, o que vem à mente do consumidor? Qual ideia você consegue inserir no subconsciente dele?
Esse é um dos aspectos que a identidade visual se encarrega de cuidar, além de também ser responsável pelo DNA da empresa.
Para criar uma identidade visual que se relacione com o público e com os valores da marca, é preciso analisar alguns pilares importantes.
Vamos falar sobre cada um desses pontos, e decifrar de vez quais os caminhos para gerar comunicação inteligente com uma identidade visual bem pensada. Veja:
5 pilares para construir uma identidade visual imbatível
O design tem impacto direto nos resultados de um negócio, e o início de toda a formação de identidade visual da marca está na escolha de cores, tipografia e formas.
Os elementos escolhidos para a identidade visual farão o trabalho de uma bússola: será um guia para outras produções, como conteúdos para redes sociais, campanhas de marketing, entre outros.
Quais são esses elementos? Vamos lá:
1 – Cores
As cores são um elemento muito forte de toda e qualquer identidade visual, porque está diretamente ligada ao subconsciente das pessoas, à percepção.
Marcas como a Coca-Cola e o McDonald’s, por exemplo, sempre têm as suas cores muito presentes em tudo o que elas produzem.
Há um motivo especial para isso: essas empresas querem difundir cada vez mais suas marcas no mercado.
Como escolher a melhor cor para a identidade visual de um negócio?
Cada cor carrega consigo características únicas e pode gerar diferentes sentimentos a partir da percepção das pessoas: isso é o que chamamos de psicologia das cores.
A partir do entendimento do que cada cor transmite, fica mais fácil escolher as melhores cores para um negócio.
Veja alguns exemplos de cores e suas sensações:
- Vermelho – amor, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência;
- Rosa – amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade;
- Roxo – erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, mistério, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade;
- Amarelo – sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, radiosidade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo;
- Laranja – humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante;
- Verde – cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade da natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição;
- Azul – fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão;
- Marrom – materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade;
- Branco – proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, estabilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril;
- Prata – riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico;
- Ouro – preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza.
2 – Tipografia
Dentro da identidade visual, a tipografia também é capaz de comunicar e gerar identificação.
As fontes transmitem a mensagem de um negócio, e para isso, a identidade visual pode ter uma ou duas famílias de fontes, para diversificar.
Como escolher uma boa fonte?
A lógica é a mesma para as fontes como para as cores.
Alguns tipos de fontes transmitem seriedade, enquanto outras são mais informais.
Fontes serifadas, por exemplo, tendem a trazer seriedade para o texto; no caso de fontes decorativas, a mensagem transmitida fica mais informal.
Como a ideia é criar identificação através da fonte escolhida, esse é um momento bem importante.
Preciso escolher apenas uma fonte?
Não necessariamente precisa ser utilizada apenas uma fonte, a identidade visual pode ter uma combinação entre duas ou mais fontes.
Isso é importante, porque ao longo do tempo, as características da identidade visual serão utilizadas em diversos canais de comunicação, como posts para redes sociais e campanhas de marketing, por exemplo.
Imagine que, quando é escolhida apenas uma família de fontes, o texto pode ficar cansativo e não se encaixar bem em todas as composições.
3 – Formas
As formas também são parte essencial no processo de criação da identidade visual de um negócio.
Podem ser formas pré existentes como círculos, quadrados ou retângulos; ou criações do zero que farão uma composição com outras partes do logotipo e será uma criação totalmente inovadora.
Não importa, mas a forma é uma maneira de diferenciar também o seu negócio de outros e transmitir uma mensagem.
Existem diferentes aplicações de formas, e algumas das mais utilizadas são:
- Linha reta ou sinuosa;
- Triângulo;
- Retângulo;
- Quadrado;
- Circunferência;
- Elipse;
- Arcos;
- Estrelas e polígonos.
4 – Logotipo
O logotipo também faz parte da composição da identidade visual de qualquer negócio.
Esse é o elemento principal quando se trata de referência visual, trazer à lembrança a vida.
O logotipo é uma arte com composição de elementos, com o principal objetivo de gerar identificação e estilização da marca, criando memória afetiva das pessoas.
É por isso que marcas como o McDonald’s e Coca-Cola colocam os seus logotipos de maneira tão expressiva em seus comerciais, por exemplo.
Um bom logotipo pode fazer mais do que a fonte e as formas, porque é capaz de transmitir uma mensagem, repassar um sentimento e gerar também uma espécie de anseio nas pessoas.
Por que você acha que os arcos do McDonald’s ficaram tão famosos? Porque com o tempo, aquele símbolo tornou-se referência em redes de fast foods.
É possível transmitir personalidade, valores, objetivos e muito mais com a criação de um bom logotipo.
5 – Ilustração e fotografias
Além dos pontos citados anteriormente, existem ainda a ilustração e as fotografias dentro da identidade visual.
Diferente dos outros elementos, as ilustrações e fotos podem ser trabalhadas de maneira mais independente.
São itens mais sutis que tendem a estar presentes em algumas publicações e conteúdos da marca, não necessariamente em todos os seus canais.
O principal objetivo desse tipo de elemento é incentivar a criatividade e aumentar a audiência e conversar com o máximo de pessoas possível.
Diferente do logotipo e da fonte, por exemplo, a ilustração e a fotografia presentes numa estratégia de identidade visual não têm tantas regras, deixando a imaginação mais livre para criar.
A identidade visual, quando criada e pensada para transmitir a essência de um negócio, pode ser uma ótima estratégia de criação de autoridade para uma marca.
Somos uma agência de marketing digital com anos de experiência de mercado, e temos um time pronto para fazer a criação de uma identidade visual imbatível, entre em contato com a Integração Digital, e saiba mais!