Social selling: como impulsionar as vendas nas redes sociais

Natacha Tressino - 14 de abril de 2022

Social selling: como impulsionar as vendas nas redes sociais

Social selling: como impulsionar as vendas nas redes sociais

Transações de compra e venda online têm ganhado força nas redes sociais, e é por isso que o social selling é uma tendência interessante para quem almeja dominar esse espaço também.

Os usuários buscam fazer compras, pesquisa de preço e tomar decisões a partir de consultas nas redes sociais.

As redes sociais deixaram de ser um espaço apenas para compartilhar informações, rotinas e ideologias de forma prática, para se tornarem extensões da vida humana.

E claro, a forma de fazer negócios não poderia ficar fora disso.

Um dos impulsos para fazer negócios nas redes sociais é a facilidade de resposta e agilidade de comunicação (através de chats, por exemplo), além do fato de a plataforma ser grátis.

Mas atenção: esse avanço em fazer negócios com facilidade tornou os usuários mais exigentes. Eles querem respostas rápidas, assertivas e personalização em seus atendimentos.

As grandes empresas responsáveis pela gestão das redes sociais têm incentivado a prática de social selling.

A função “shopping” criada nas redes do grupo META, o shopping do Google e o pagamento por Whatsapp são bons exemplos disso.

As redes sociais mais acessadas com esse viés são: Instagram (62%), Facebook (61%) e Shopping do Google (61%).

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O que é o social selling?

“Venda social” ou social selling é a prática de criar relacionamento com o público-alvo através do uso de redes sociais.

Prospecção, diálogo e relação são as palavras-chave deste conceito.

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Através do social selling cria-se um elo de confiança entre usuários e a empresa.

Essa é uma proposta diferente da oferta de venda direta, por exemplo, que visa a abordagem com foco na concretização da venda.

Quais são os objetivos pertinentes ao fazer social selling? 

O objetivo principal do social selling é gerar ou aumentar as vendas de um negócio através da evolução dentro do funil de vendas.

Incentivar e criar ações dentro do contexto da plataforma é um ponto importante para que os objetivos sejam alcançados.

Curtir, comentar e interagir com seu público gera credibilidade para a marca, influencia a opinião e gera a aproximação desejada com o usuário. 

Aqui, a pressa é inimiga da perfeição, o desejo de efetuar compras nasce naturalmente.

Por que investir em social selling?

Algumas das vantagens de aplicar o social selling são:

  • Ampliar a autoridade da marca;
  • Maior poder de penetração de vendas;
  • Transmitir confiabilidade para o público;
  • Abreviação das etapas do funil de vendas;
  • Criação de rede de fãs;
  • Redução de custos com propaganda e divulgação;
  • Expansão de rede de leads.

Transformar as redes sociais em um local de aconchego e empatia através da produção de conteúdos orgânicos é uma das maneiras de conquistar público com o social selling.

Como fazer bons negócios com o social selling?

Bons negócios são criados a partir de um relacionamento bem construído, por isso o social selling mostra-se importante para as marcas no ambiente online.

Ao longo da história, as melhores vendas são realizadas quando o vendedor busca entender e sanar uma dor de seu cliente; vai além de vender um produto, mas trocar experiências.

Se as pessoas estão mais conectadas nas redes sociais, usufruir desses canais pode trazer resultados positivos.

Quando uma empresa dispõe-se a ser encontrada e oferece suporte especializado para solucionar um ou vários problemas de um consumidor, a probabilidade de fazer negócios eficientes é maior.

É preciso, no entanto, conhecer profundamente o meio de comunicação, quais são os seus recursos e a sua limitação.

Os pilares para gerar negociações eficientes com o social selling:

Humanização do processo de vendas

Por se tratar de um processo dentro de uma rede social, a venda não pode ser realizada de maneira totalmente direta, como em centros comerciais físicos, por exemplo. Nesse caso, o ideal é manter um contato constante com o possível consumidor até que ele esteja pronto para adquirir o produto/serviço.

Especialização na área de atuação

A equipe comercial não pode ser tida apenas como um time de vendedores, mas de especialistas que aplicam o social selling em seu dia a dia para prestar uma consultoria aos seus clientes.

Alinhamento de postagens e posicionamento

Tanto os conteúdos das redes quanto o posicionamento dos vendedores precisam estar alinhados, para que o usuário sinta-se confortável do início ao fim de sua jornada de compras.

 

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Criação de conteúdo interessante e relevante

Para o social selling funcionar corretamente, é preciso alimentar o elo criado com o usuário através de conteúdos completos e recheados de boas informações. 

Como criar oportunidades de negócios com o social selling B2B?

O social selling pode ser aproveitado como uma boa oportunidade para gerar negócios no âmbito B2B (business to business) também.

Os negócios também precisam ser humanizados, ter valores definidos e conteúdos relevantes.

Isso porque, ainda que através de um CNPJ, os compradores, responsáveis por essas transações, também são consumidores comuns e buscam parcerias duradouras.

O caminho para o social selling B2B pode ser diferenciado pela escolha da plataforma que será utilizada.

O LinkedIn, por exemplo, pode ser a rede social ideal para concretizar vendas B2B.

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O social selling é mais uma das técnicas do marketing digital para aumentar as vendas no ambiente online – nesse caso em específico, dentro das redes sociais.

Assim como outros métodos, é preciso criar uma frequência de aplicação para analisar os resultados mais concretamente.

Você quer entender melhor sobre marketing digital nas redes sociais?

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