Transações de compra e venda online têm ganhado força nas redes sociais, e é por isso que o social selling é uma tendência interessante para quem almeja dominar esse espaço também.
As redes sociais deixaram de ser um espaço apenas para compartilhar informações, rotinas e ideologias de forma prática, para se tornarem extensões da vida humana.
E claro, a forma de fazer negócios não poderia ficar fora disso.
Um dos impulsos para fazer negócios nas redes sociais é a facilidade de resposta e agilidade de comunicação (através de chats, por exemplo), além do fato de a plataforma ser grátis.
Mas atenção: esse avanço em fazer negócios com facilidade tornou os usuários mais exigentes. Eles querem respostas rápidas, assertivas e personalização em seus atendimentos.
As grandes empresas responsáveis pela gestão das redes sociais têm incentivado a prática de social selling.
A função “shopping” criada nas redes do grupo META, o shopping do Google e o pagamento por Whatsapp são bons exemplos disso.
As redes sociais mais acessadas com esse viés são: Instagram (62%), Facebook (61%) e Shopping do Google (61%).
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O que é o social selling?
“Venda social” ou social selling é a prática de criar relacionamento com o público-alvo através do uso de redes sociais.
Prospecção, diálogo e relação são as palavras-chave deste conceito.
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Através do social selling cria-se um elo de confiança entre usuários e a empresa.
Essa é uma proposta diferente da oferta de venda direta, por exemplo, que visa a abordagem com foco na concretização da venda.
Quais são os objetivos pertinentes ao fazer social selling?
O objetivo principal do social selling é gerar ou aumentar as vendas de um negócio através da evolução dentro do funil de vendas.
Incentivar e criar ações dentro do contexto da plataforma é um ponto importante para que os objetivos sejam alcançados.
Curtir, comentar e interagir com seu público gera credibilidade para a marca, influencia a opinião e gera a aproximação desejada com o usuário.
Aqui, a pressa é inimiga da perfeição, o desejo de efetuar compras nasce naturalmente.
Por que investir em social selling?
Algumas das vantagens de aplicar o social selling são:
- Ampliar a autoridade da marca;
- Maior poder de penetração de vendas;
- Transmitir confiabilidade para o público;
- Abreviação das etapas do funil de vendas;
- Criação de rede de fãs;
- Redução de custos com propaganda e divulgação;
- Expansão de rede de leads.
Transformar as redes sociais em um local de aconchego e empatia através da produção de conteúdos orgânicos é uma das maneiras de conquistar público com o social selling.
Como fazer bons negócios com o social selling?
Bons negócios são criados a partir de um relacionamento bem construído, por isso o social selling mostra-se importante para as marcas no ambiente online.
Ao longo da história, as melhores vendas são realizadas quando o vendedor busca entender e sanar uma dor de seu cliente; vai além de vender um produto, mas trocar experiências.
Se as pessoas estão mais conectadas nas redes sociais, usufruir desses canais pode trazer resultados positivos.
Quando uma empresa dispõe-se a ser encontrada e oferece suporte especializado para solucionar um ou vários problemas de um consumidor, a probabilidade de fazer negócios eficientes é maior.
É preciso, no entanto, conhecer profundamente o meio de comunicação, quais são os seus recursos e a sua limitação.
Os pilares para gerar negociações eficientes com o social selling:
Humanização do processo de vendas
Por se tratar de um processo dentro de uma rede social, a venda não pode ser realizada de maneira totalmente direta, como em centros comerciais físicos, por exemplo. Nesse caso, o ideal é manter um contato constante com o possível consumidor até que ele esteja pronto para adquirir o produto/serviço.
Especialização na área de atuação
A equipe comercial não pode ser tida apenas como um time de vendedores, mas de especialistas que aplicam o social selling em seu dia a dia para prestar uma consultoria aos seus clientes.
Alinhamento de postagens e posicionamento
Tanto os conteúdos das redes quanto o posicionamento dos vendedores precisam estar alinhados, para que o usuário sinta-se confortável do início ao fim de sua jornada de compras.
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Criação de conteúdo interessante e relevante
Para o social selling funcionar corretamente, é preciso alimentar o elo criado com o usuário através de conteúdos completos e recheados de boas informações.
Como criar oportunidades de negócios com o social selling B2B?
O social selling pode ser aproveitado como uma boa oportunidade para gerar negócios no âmbito B2B (business to business) também.
Os negócios também precisam ser humanizados, ter valores definidos e conteúdos relevantes.
Isso porque, ainda que através de um CNPJ, os compradores, responsáveis por essas transações, também são consumidores comuns e buscam parcerias duradouras.
O caminho para o social selling B2B pode ser diferenciado pela escolha da plataforma que será utilizada.
O LinkedIn, por exemplo, pode ser a rede social ideal para concretizar vendas B2B.
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O social selling é mais uma das técnicas do marketing digital para aumentar as vendas no ambiente online – nesse caso em específico, dentro das redes sociais.
Assim como outros métodos, é preciso criar uma frequência de aplicação para analisar os resultados mais concretamente.
Você quer entender melhor sobre marketing digital nas redes sociais?
Entre em contato e converse com um especialista em social selling. ? (11) 4750-1236