O tráfego orgânico e tráfego pago são, em sua essência, duas maneiras distintas de ofertar produtos e serviços dentro do ambiente online que os buscadores oferecem.
Esses dois processos são braços do marketing digital, e apesar de terem propósitos parecidos, são diferentes em outros pontos como a execução, tempo de retorno, entre outros.
Hoje vamos falar sobre o tráfego orgânico e tráfego pago, quais são as particularidades de cada um, as ferramentas disponíveis para cada um deles, e entender melhor sobre qual o modelo ideal para o seu negócio.
Acompanhe a seguir:
Tráfego orgânico e tráfego pago: entenda cada um deles
Vamos falar sobre a definição de tráfego orgânico e tráfego pago:
Tráfego orgânico
O tráfego orgânico é um método com objetivo de atrair acessos para uma ou mais páginas de um negócio de forma espontânea.
Para isso, o tráfego orgânico utiliza diferentes estratégias, como:
- otimização de páginas web;
- posts em mídias sociais;
- artigos de blog;
- envio de e-mail marketing.
Através de cada um desses canais, o tráfego orgânico tem como principal foco a construção de relacionamento e nutrição de informações para que esses usuários sejam direcionados a fechar negócio.
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Tráfego pago
O tráfego pago engloba uma gama de tipos de anúncios publicitários que também geram acessos à uma página na web, porém, com um investimento financeiro envolvido.
Também conhecido como campanhas e busca paga, os principais tipos de anúncios são:
- rede de pesquisa em um buscador;
- rede de display;
- remarketing;
- redes sociais: YouTube, Facebook e Instagram Ads;
- Google Shopping;
- Google Ads.
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Normalmente, usuários que chegam até as páginas através do tráfego pago já passaram por outras etapas do funil de marketing, e estão mais próximos de fechar negócio.
Quais são as vantagens em aplicar tráfego orgânico e tráfego pago?
As vantagens em aplicar técnicas de tráfego orgânico e pago estão relacionadas abaixo:
Tráfego orgânico
- criar uma audiência fiel e engajada;
- gerar relacionamento com os leads;
- propagar a mensagem da marca;
- ganhar autoridade de mercado;
- maior tempo de veiculação dos conteúdos.
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Tráfego pago
- retorno de acessos rápido;
- receber contato de usuários mais prontos a comprar;
- surgir em posições na primeira posição de buscador.
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Como escolher entre tráfego orgânico e tráfego pago? (Redes Sociais/Google)
Com as diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago apontadas, uma pergunta comum que surge é: como escolher entre um dos dois?
Se o caso exige a escolha entre tráfego orgânico e tráfego pago, é importante saber quais são as suas principais características. Veja:
TRÁFEGO ORGÂNICO | TRÁFEGO PAGO |
Dentro do método do tráfego orgânico, as pessoas encontram a empresa de forma espontânea, ao buscar identificar quais são suas dores e problemas. | No tráfego pago, o usuário normalmente já conhece suas dificuldades, e busca por termos específicos que possam remeter à compra de uma solução. |
Prazo de retorno maior
Possui resultados de médio e longo prazo, a partir da produção de conteúdos qualificados. |
Prazo de retorno menor
Os resultados são quase imediatos, a partir da criação de campanha. |
Investimento zero
Não exatamente, porque os profissionais que vão criar a melhor estratégia e produção de conteúdo devem fazer parte do investimento. |
Investimento específico
O orçamento será definido por campanhas, e de acordo com a quantidade de palavras-chave que a empresa intenciona comprar, para poder ser encontrada mais facilmente. |
Acessos permanentes
As páginas de tráfego orgânico ficam no ar por tempo indeterminado e podem sempre atrair mais usuários ao longo do tempo. |
Acessos temporários
Os anúncios ficam disponíveis para serem encontrados apenas durante a veiculação da campanha, e está interligado ao valor pago por clique. |
Ferramentas que relacionam
Artigos de blog / Otimização de SEO para buscadores de pesquisa |
Ferramentas que vendem
Criação de anúncios em textos, fotos e vídeos em diferentes plataformas |
Mas, a verdade é que não é preciso adotar apenas um dos métodos, e o cenário ideal seria aplicá-los em conjunto.
Tráfego orgânico e tráfego pago: por que não uni-los?!
Uma estratégia completa de marketing digital envolve criar uma relação entre o tráfego orgânico e tráfego pago, e não necessariamente separá-los.
Depois de entender quais são as principais semelhanças e diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago, a união desses dois recursos pode unir boas práticas, como:
- produção de conteúdo de qualidade para gerar autoridade;
- divulgação de produtos e serviços através de campanhas;
- criação de relacionamento com o público;
- longevidade de acessos com conteúdos qualificados;
- ganho de audiência pronta para comprar.
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Essas foram as principais diferenças entre criação de tráfego orgânico e tráfego pago, para que o seu negócio possa ser escalável na internet.
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