ROI é a abreviação para a expressão em inglês “Return On Investment”, que pode ser traduzido como “Retorno sobre Investimento”, e a importância do ROI se dá porque é um indicador gerencial calculado para analisar os resultados de determinado investimento.
Esse cálculo pode ser feito para aplicações em diversas áreas de um negócio. Mas, como nosso nicho é marketing digital, falaremos sobre a importância do ROI no universo de links patrocinados: campanhas em Google Ads, Facebook e Instagram Ads, por exemplo.
Além do lucro ou prejuízo, no marketing, o ROI também é um ótimo indicador para tomada de decisões, e melhorias constantes em processos e campanhas publicitárias.
Em nosso artigo, vamos falar sobre diversos aspectos desse indicador, como calcular e quais métricas considerar. Continue lendo:
Qual é a importância do ROI?
Como mencionado anteriormente, a principal importância do ROI é mensurar o ganho financeiro sobre determinado investimento. Além disso, há outras vantagens em verificar esse indicador, tais como:
- Descobrir a taxa de lucratividade de uma empresa.
- Oferecer segurança em números para possíveis investidores.
- Planejar e cumprir metas reais de vendas.
- Identificar o tempo necessário para obter lucro.
Vale ressaltar que o cálculo do ROI pode ser usado para medir campanhas de publicidade e promoção de vendas, em diferentes canais de divulgação (offline e online), incluindo eventos, feiras e workshops. Como exemplo, podemos citar a mídia outdoor, revista, jornal, vídeos no YouTube, anúncios em plataformas de jogos digitais, entre outros formatos.
Como calcular o ROI em porcentagem?
O ROI é expresso em porcentagem, e pode ser calculado aplicando a fórmula abaixo:
ROI = Receita – Custos / Custos
Exemplo:
Vamos aplicar essa fórmula em um caso hipotético, com os seguintes dados: valor de venda gerado a partir de uma campanha de Google Ads e a participação em uma feira de eventos é de R$10.000,00, com investimento total de R$1.000,00. Então, o cálculo fica assim:
ROI = 10.000,00 – 1.000,00 / 10.000,00 = 0,9.
Para expressar o ROI em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100. Feito isso, para o nosso exemplo, o Retorno sobre Investimento foi de 90%.
No caso da receita e custos terem fontes de canais diferentes, como campanhas ou prospecção ativa, por exemplo, é preciso considerar a soma dos valores para obter uma visão geral.
Por outro lado, se a intenção for calcular o retorno somente sobre uma das estratégias aplicadas, é preciso separar os dados e fazer o cálculo individualmente.
Principais métricas para calcular o ROI
Agora que vimos a fórmula para calcular o ROI, vamos falar sobre o que pode ser considerado “valor de vendas” e “investimento”:
Valor de Receita: é toda receita gerada devido ao investimento realizado naquele canal. Se a estratégia for criar uma campanha de Google, por exemplo, então toda receita gerada a partir dos contatos que vieram por esse canal é considerada como valor de venda.
Custos: aqui, todos os fatores para que a ação seja concretizada devem ser considerados. Tendo como exemplo ainda a campanha de Google Ads e o evento, é preciso considerar o valor de mão de obra, impressão de panfletos, tecnologia, recursos de energia e o próprio investimento na plataforma.
ROI x ROAS: quais as diferenças entre esses dois conceitos?
Existe ainda, além do cálculo de ROI, outro indicador importante a ser considerado: o ROAS, sigla para “Return on Advertising Spend”, que significa “retorno sobre gastos com publicidade/anúncios”.
A principal diferença entre esses dois índices é que enquanto no ROI é necessário considerar todos os custos da operação, no ROAS é mensurado apenas o investimento em campanhas online.
O ROAS está diretamente ligado ao custo por clique dos anúncios, e pode ser calculado aplicando a fórmula abaixo:
ROAS = Retorno dos anúncios – Custos com publicidade online / Custos com publicidade online
Exemplo:
Vamos aplicar essa fórmula em um caso hipotético, com os seguintes dados: valor de venda gerado a partir da veiculação de anúncios em redes sociais é de R$8.000,00, com investimento total de R$400,00. Então, o cálculo fica assim:
ROAS = 8.000,00 – 2.500,00 / 2.500,00 = 2,2.
Diferente do ROI, o ROAS normalmente é medido em números inteiros e não em porcentagem, sendo que se o resultado for igual à 1, significa que não houve lucro nem prejuízo. O ideal é que o índice fique sempre acima de 2.
Qual é a taxa de ROI ideal?
De maneira geral, é possível dizer que o retorno sobre o investimento é bom quando a taxa for igual ou superior a 100%, porque significa que a cada R$1,00 investido, o lucro foi de R$1,00 também.
Mas, a verdade é que isso pode variar de um segmento para outro. Sendo assim, não existe uma taxa de ROI ideal fixa e universalmente reconhecida.
É possível fazer uma comparação com outros negócios do mesmo segmento para ter uma base, porém essa análise deve ser minuciosa e considerar fatores como:
- estrutura do negócio;
- negociação com fornecedores;
- qualificação da mão de obra;
- entre outros.
Isso quer dizer que, para obter uma análise real sobre a taxa de retorno, é preciso comparar os dados gerados anteriormente, no mesmo período do atual, averiguando assim, possíveis crescimentos.
Nesse artigo, conversamos sobre a importância do ROI, explicamos como usar a fórmula para calcular e expressar o valor em porcentagem, além de oferecer uma base para entender se o ROI obtido é satisfatório ou não.
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