O que é PLR no Marketing Digital e por que é importante?

Natacha Tressino - 15 de setembro de 2022

O que é PLR no Marketing Digital e Por Que é Importante?

O que é PLR no Marketing Digital e Por Que é Importante?

O PLR no Marketing Digital é a sigla para o termo em inglês “Private Label Rights”, que ao ser traduzido para o português de forma livre, significa “Direitos de Marca Própria”.

Esse conceito é utilizado quando o direito de uso, comercialização e revenda de um produto é adquirido, seja ele físico ou digital; no caso do PLR no Marketing Digital, estamos falando de infoprodutos.

No cenário online, o PLR é comercializado via marketing de afiliados, a partir da compra de infoprodutos prontos e/ou editáveis para revenda de forma personalizada.

Quer entender um pouco melhor sobre o PLR no Marketing Digital? No artigo de hoje, vamos falar sobre os principais aspectos dessa prática. Continue lendo:

Como funciona o PLR no Marketing Digital?

Para entender melhor como funciona o PLR no Marketing Digital, é preciso entender primeiro o que são infoprodutos. Veja:

O que são infoprodutos?

Os infoprodutos são produtos criados e vendidos no ambiente digital, que têm como principal objetivo auxiliar e facilitar a vida dos usuários que o compram.

Eles estão presentes em diversos nichos de mercado, como no ramo de emagrecimento, educação à distância, tecnologia, saúde mental, entre outros.

Os tipos de infoprodutos mais comuns, são:

  • e-books;
  • cursos online;
  • infográficos;
  • vídeos de tutoriais;
  • podcasts e entrevistas;
  • audiobooks;
  • newsletter por e-mail.

A partir dessa explicação, é possível entender melhor como funciona o PLR no Marketing Digital: pessoas ou empresas que estão começando seu negócio como infoprodutores podem adquirir os direitos sobre infoprodutos criados por outros usuários.

Depois de realizar a personalização dos conteúdos desses infoprodutos, com inserção de logotipo e cores, por exemplo, é possível revender e monetizar essa transação.

Para quem é o PLR no Marketing Digital?

O PLR no Marketing Digital possui principalmente três agentes que podem ser beneficiados, são eles:

1 – O infoprodutor

O infoprodutor é o criador de conteúdo, a pessoa responsável pela criação do PLR, ele realiza desde a pesquisa sobre determinado assunto, até sua estruturação de layout e conteúdo.

2 – Vendedores de infoprodutos

Geralmente são influenciadores ou empreendedores que não têm tempo ou estrutura para criar seus próprios conteúdos. Os vendedores são responsáveis pela compra do PLR e revenda direta para o seu público.

3 – O cliente

O cliente é o usuário beneficiado com a compra daquele infoproduto, que normalmente paga para desfrutar de conteúdos exclusivos de um determinado influenciador ou empresa que admira.

Por que ter uma estratégia com o PLR?

Existem algumas vantagens em utilizar a estratégia de revenda dos infoprodutos por meio da compra de PLR no Marketing Digital, veja:

1 – Pontapé inicial

Principalmente para pessoas que estão começando e não têm experiência na criação de conteúdo, comprar o PLR de um infoproduto do seu nicho pode ser uma boa ideia.

Por exemplo: você é um dentista formado e atuante, e está abrindo um consultório e deseja construir sua presença online. Para isso, gostaria de compartilhar algumas dicas de saúde com seus possíveis clientes pela internet, mas não tem certeza de como fazer isso. Uma solução seria encontrar um infoprodutor (PLR) desse tipo de conteúdo, comprar e ajustar à sua maneira de escrever e conhecimentos técnicos.

2 – Economia de tempo e dinheiro

A produção de conteúdo é uma atividade que necessita de um investimento tanto monetário, em equipamentos e mão-de-obra, quanto de tempo, pois os layouts geralmente requerem pesquisa, expertise e aplicação de técnicas.

Nesse ponto, comprar os direitos de um infoproduto pode trazer o benefício da economia de tempo e dinheiro. 

3 – Progressão na produção de conteúdos

Por fim, a terceira vantagem em adquirir os Private Label Rights de um infoproduto é a progressão na entrega dos conteúdos para os clientes.

Ou seja, ao adquirir o direito de utilizar e revender um ou mais conteúdos que levariam algum tempo para serem produzidos, é possível obter uma gama de infoprodutos em menor tempo, e gerar assim, uma progressão de conteúdos para a sua marca.

Outras questões importantes do PLR no Marketing Digital

Apesar de o PLR no Marketing Digital ser uma transação de compra e venda legal, é preciso ter atenção e cuidado ao fazer esse tipo de negócio, porque:

  • Os conteúdos podem ser muito parecidos com os de concorrentes.
  • Conteúdos de baixa qualidade ou com informações confusas.
  • Não há regulamentação para o valor dos PLRs, então eles podem exigir alto investimento.

Nesse artigo, falamos sobre o PLR no Marketing Digital, seu conceito, sua aplicação, qual a sua relação com os infoprodutos e quais critérios devem ser levados em conta na hora de fazer esse tipo de transação.

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