Seg a Sex : 08:30 - 17:30
Rua Fernandes Pinheiro, 287 -A Tatuapé
contato@integracaodigital.com.br
(11) 3181-5076 | 3181-5077

Blog - Integração Digital

11
out

5 Bancos de Imagens Gratuitos

5 Bancos de Imagens Gratuitos

Sabemos que em qualquer tipo de comunicado, informativo e post em redes sociais que a empresa se proponha a realizar, será necessária (na maioria das vezes) a utilização de uma imagem ilustrativa para captar a atenção do receptor. Pensando nisso listamos 5 bancos gratuitos de imagens que mesclam diversos tipos e estilos diferentes de fotos, ícones e vetores:

 

5 Bancos de Imagens Gratuitos

1. Unsplash

O Unsplash é um dos melhores bancos gratuitos de fotografias. Especializado em fotos, o site concede um estilo diferenciado e um olhar mais sensorial a respeito do objeto. Suas fotos não tem um cunho tão comercial quanto em outros bancos, entretanto possui características mais emocionais e autênticas em seus trabalhos. A respeito da licença para uso das fotografias, o próprio site declara:

“Todas as fotos publicadas no Unsplash podem ser usadas gratuitamente. Você pode usá-los para fins comerciais e não comerciais. Você não precisa pedir permissão ou fornecer crédito ao fotógrafo ou Unsplash, embora seja apreciado quando possível. Mais precisamente, o Unsplash lhe concede uma licença de direitos autorais irrevogável e não exclusiva para baixar, copiar, modificar, distribuir, executar e usar fotos do Unsplash gratuitamente. Esta licença não inclui o direito de compilar fotos do Unsplash para replicar em um serviço similar ou concorrente.”

 

5 Bancos de Imagens Gratuitos

2. Pixabay

Este banco de imagens é extremamente útil para buscar uma imagem específica quando não encontrada em outros bancos mais comuns na internet. O Pixabay trabalha com inúmeras imagens de diferentes estilos, podendo ter um cunho mais comercial (ou não).

Quase sempre encontramos o que foi buscado neste banco de imagens. Além de imagens, ele disponibiliza ilustrações, vetores e vídeos de ótima qualidade. Sobre as licenças para uso comercial das imagens, o site declara:

“Imagens e vídeos no Pixabay são lançados no Creative Commons CC0. Na medida do possível, de acordo com a lei, os remetentes da Pixabay renunciaram aos direitos autorais e direitos conexos ou vizinhos a essas imagens e vídeos. Você é livre para se adaptar e usá-los para fins comerciais sem atribuir o autor original ou fonte. Embora não seja necessário, um link de volta para Pixabay é apreciado.

Por favor, esteja ciente:

  1. a) As imagens e os vídeos não podem ser usados de forma que mostre pessoas identificáveis em uma luz vergonhosa ou implique o endosso de produtos e serviços por pessoas, marcas e organizações decpidas – a menos que seja concedida permissão.
  2. b) Certas imagens ou vídeos podem estar sujeitos a direitos autorais adicionais, direitos de propriedade, marcas registradas etc. e podem exigir o consentimento de um terceiro ou a licença desses direitos.”

 

5 Bancos de Imagens Gratuitos

3. KaBoomPics

O KaBoom é muito semelhante ao Unsplash.  Suas fotos têm teor artístico e sentimental, promovendo o lado sensorial da imagem e não o comercial. A principal diferença deste site é a forma de pesquisa disponibilizando inúmeros filtros para encontrar a imagem perfeita. Entretanto trata-se de um banco de imagens recente no mercado e possui poucas imagens disponíveis para download. Sobre as licenças para utilização das fotografias para fins comerciais, o site declara:

“Quando trabalhamos em nossa licença, nosso principal objetivo era tornar sua vida mais fácil; você não tem que temer quaisquer complicações legais. Você é livre para usar nossas fotos para fins tais como criar gráficos para seu blog ou mídias sociais, fazendo modelos HTML / PSD (para venda), decorando seus artigos, apresentações do Power Point, você pode até mesmo imprimi-los em t-shirts.

Como você pode ver, oferecemos excelentes possibilidades. É por isso que realmente apreciamos sua atribuição! Tenha em mente que precisamos manter nosso site e equipamentos fotográficos. É por isso que incluímos algumas restrições que protegem nossas principais fontes de fotografias de renda. ”

 

5 Bancos de Imagens Gratuitos

4. Flickr

O Flickr não é exatamente um banco de imagens, ele é como uma rede social de fotógrafos, admiradores e produtores de fotografias. Entretanto o site disponibiliza um filtro para Creative Commons denominado “uso comercial” onde você pode filtrar imagens das quais os autores concederam sua produtividade para fins lucrativos.  Como sua função principal não é suprir uma necessidade mercadológica e visual de imagens é necessário certo garimpo para encontrar boas imagens. Entretanto, como no Pixabay, sua gama de fotos e vídeos é muito ampla.

Como modo de utilizar as imagens o site pede uma identificação do fotógrafo e do local onde a foto foi retirada, no caso o próprio Flickr.

 

5 Bancos de Imagens Gratuitos

5. Freepik

O Freepik é sem dúvida o banco de imagens gratuitas mais conhecido da internet. Nele é possível encontrar fotografias, arquivos em PSD, vetores e ícones. O site é posse do grupo Shutterstock (banco de imagens pago), talvez por este fato o site possui uma gama de imagens com teor mais comercial e menos sensorial. É ideal para anúncios mais específicos e centrados em serviços.

Sobre o uso das imagens para fins comerciais, o site declara:

“Na Freepik, usamos um modelo de negócios de freemium, o que significa que a maioria dos recursos oferecidos no Freepik pode ser usado de graça, apenas tendo que creditar o autor da ilustração para o Freepik. Além disso, por uma pequena taxa, você pode se inscrever no plano Premium e usar todas as nossas ilustrações sem qualquer credenciamento.”