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Blog - Integração Digital

19
set

5 Dicas Para Analisar Um Mercado

5 Dicas Para Analisar Um Mercado

Analisar é uma prática fundamental para sobrevivência corporativa. Analise de concorrência, análise da empresa, análise de desempenho, são muitos tipos. Para abrir um negócio, na espera de que ele seja promissor, é necessário se aprofundar em dados frescos sobre a situação atual das empresas que investiram posteriormente nesse mesmo mercado. Confira 5 dicas que podem ajudar muito na hora de fazer essa pesquisa:

  1. Participação de mercado

É a porcentagem de um mercado (definido em termos de unidades ou de receita) atendido por uma entidade específica. Significa que aponta seu posicionamento na fatia de vendas do mercado em relação a seu percentual de vendas agora em comparativo com a concorrência. Achar esse ponto é muito importante, assim podemos analisar o crescimento das empresas e se há espaço no mercado que deseja investir.

  1. Principais mercados

Conhecer os principais mercados atuantes de seus concorrentes é muito importante para traçar estratégias de localidade para sua empresa. Se todas as vendas dos concorrentes se concentram mais em determinada área do país é porque está área tem predisposição a aceitar melhor esse mercado, significa que pode ser uma boa estratégia investir nessa localidade, ou ir contra a maré e investir em uma localidade que não possua tão fortemente esse tipo de serviço oferecido.

  1. Crescimento do Segmento

É muito importante observar o crescimento dos dados de mercado de seu segmento acompanhar como está o movimento entre seus concorrentes nesta área, se investem muito ou pouco e em que estão investindo ou deixando de investir.

  1. Panorama Geral do Mercado

Observar dados do crescimento do mercado como um todo pode ajudar a prever ameaças futuras e se preparar para elas, ou encontras oportunidades para ingressar. Aqui também entra a análise da economia atual para compreender como um todo o que acontece dentro do seu mercado em relação ao cenário econômico do país.

  1. Consumidor

Observar a rotina de compra do consumidor promove uma fácil detecção de pontos que podem ser aprimorados no seu negócio, oferecendo poucas melhorias à mudança na cartela dos clientes pode ser bem grande. Observar hábitos, padrões e costumes ajuda a diagramar seu empreendimento para o cliente.