Seg a Sex : 08:30 - 17:30
Rua Fernandes Pinheiro, 287 -A Tatuapé
contato@integracaodigital.com.br
(11) 3181-5076 | 3181-5077

Blog - Integração Digital

20
out

5 Dicas Para Diagramar Um E-Book

e-book

Um e-book com conteúdo relevante e com grande ligação aos interesses do seu público é extremamente valioso para o marketing digital. Uma das vantagens de consumir e-books é o seu preço reduzido, obviamente, mas também a possibilidade de mesclar de forma criativa imagem e texto sem o custo de impressão e a facilidade de leitura que este formato possibilita.  Confira 5 dicas para aprimorar o layout dos seus próximos e-books:

  1. Grid

E-books precisam ser leves e mesclar sutilmente imagens e textos para trazer um ponto de descontração e relaxamento ao conteúdo. Entretanto o conteúdo deve ser detalhado e muito claro, pois quando alguém baixa seu material espera encontrar um perfeito “tutorial” de como realizar determinada ação. Para facilitar a distribuição dos elementos entre texto e imagem e para que seus e-books mantenham um padrão visual do início ao fim é necessário construir um grid.

Um grid é a junção de linhas guias que montam uma espécie de delimitação ao conteúdo, o grid melhora a sensação de harmonia e equilíbrio, construindo um padrão visual que ajuda a compor layouts futuros.

  1. Sumário

A maioria das pessoas não gosta da ideia de fazer um sumário. Índices costumam ser bagunçados e complicados de serem feitos. Entretanto são extremamente funcionais e facilitam a leitura, além de desenvolverem um panorama visual rápido do que o leitor encontrará no conteúdo. Sumários podem ser descontraídos e principalmente bonitos, mas lembre-se sempre que a principal questão é serem funcionais.

  1. Links

Outra grande vantagem do uso de e-books é o tipo de arquivo gerado, normalmente salvamos em PDF e este tipo de formato nos possibilita o clique em diferentes tipos de links que forem atribuídos ao material. Desta forma é possível colocar o logotipo da empresa com link para o site, as redes sociais e alguns links em palavras no corpo do texto para ferramentas que sua empresa tenha criado e sejam úteis a este conteúdo .

  1. Abertura de Seção

A abertura de uma seção deve ser destacada tanto no índice quanto no corpo do material, priorizando os aspectos mais importantes da seção, mas mantendo o grid desenvolvido. A abertura deve causar impacto o suficiente para que o leitor se interesse por aquele caderno. É importante que seja criativa, bonita e harmônica. No caráter do e-book a opção se restringe a uma página apenas.

  1. Capa

Desenhar uma capa requer habilidades semelhantes a escrever o título que a compõe. Necessita ser chamativo, captar a atenção do leitor e despertar inquietação. É necessário, portanto respeitar os atributos e o tema escolhido para a confecção do e-book utilizando a estrutura desenvolvida no grid.