Seg a Sex : 08:30 - 17:30
Rua Fernandes Pinheiro, 287 -A Tatuapé
contato@integracaodigital.com.br
(11) 3181-5076 | 3181-5077

Blog - Integração Digital

22
ago

Como entender a necessidade do seu cliente?

Como entender a necessidade do seu cliente?

Já faz uns anos que pensar produtos e funcionalidades a partir da necessidade do seu cliente deixou de ser um diferencial. O design centrado na experiência do usuário é um exemplo vivo disso. Muitas startups estão nascendo desse conceito, como é o caso do Nubank, Uber e 99 Taxi. 

Um estudo revela que até 2020, a experiência dos clientes irá superar o preço e o produto como diferencial-chave da marca. Com isso, cerca de 86% dos compradores pagarão mais para terem uma melhor experiência (CEI Survey). Isso mostra que as empresas não têm muito tempo para acordar e olhar para o usuário como o centro de tudo. 

O desafio agora é “Como entender a necessidade do seu cliente de uma forma prática e efetiva?” O texto de hoje busca responder essa pergunta, oferecendo um atalho para quem precisa chegar com fôlego e “vivo” até o fim dessa estrada chamada transformação digital. Vamos lá?! 

 

4 atalhos em direção a necessidade do seu cliente

Pensar no cliente é o primeiro indicador-chave da chamada transformação digital, que visa tornar todas as áreas de uma empresa mais produtiva através da tecnologia. Para entender, de uma forma simples, qual a experiência que seu cliente espera vivenciar com a sua marca você precisa seguir esses 4 passos básicos: 

 

#1. Finja que ele é um personagem, ou melhor, vários!

Crie buyer personas! Sei que você já deve ter ouvido isso antes, mas o primeiro passo para entender seu cliente é conhecê-lo mais a fundo. O que ele gosta de fazer no tempo livre? Quem são as celebridades que o inspira? Quais as suas séries ou livros favoritos? 

Compreender quem ele realmente é irá te ajudar a criar uma conexão forte e verdadeira com ele, direcionando o conteúdo, o tom da marca e a linha visual. Sua empresa tem vários tipos de clientes? Sem problemas. Tenha várias personas. É dividir para conquistar! 

 

#2. Os números guardam segredos valiosos…

Se você não tem o hábito de mensurar e analisar os dados, comece a fazer isso agora mesmo! Aproveite todos os dados gerados (e a sua disposição) sobre o seu negócio no Google Analytics, nas redes sociais e nos geradores de disparos de e-mail, como RD Station e conheça mais o seu público.

Trabalhar com big data e data driven é essencial nessa busca para entender a necessidade do cliente. Determine indicadores-chave de performance e foque neles. Verifique os conteúdos que estão convertendo, as páginas mais acessadas e os posts com maior número de interação e engajamento. 

 

#3. Não sabe? Pergunta

A forma mais direta de conhecer a necessidade do seu cliente é perguntando para ele. Realize pesquisas de opinião, satisfação e testes de usabilidade (para produtos). Você pode criar formulários, enquetes nas redes sociais ou realizar focus group. O importante é que as perguntas sejam claras e objetivas, além de fáceis de responder. 

 

#4. Equipe forte, é equipe unida!

O time de sales carrega consigo informações valiosas, que nas mãos da equipe de marketing podem se transformar em estratégias de negócio. Realize reuniões semanais com esses times e aproveite as percepções extraídas das negociações de vendas para criar campanhas mais focadas na necessidade do seu cliente. 

 

Essas são quatros práticas básicas para começar a centrar suas ações no cliente. Qual delas você não aplica na sua empresa ainda? Conta pra gente. 😊

Deixe sua pergunta