Seg a Sex : 08:30 - 17:30
Rua Fernandes Pinheiro, 287 -A Tatuapé
contato@integracaodigital.com.br
(11) 3181-5076 | 3181-5077

Blog - Integração Digital

05
set

Como os vídeos online estimulam a ação

Como os vídeos online estimulam a ação

Há tempos os vídeos online ocupam uma posição de destaque, sendo até considerado o formato líder para marcas e anunciantes. Além de visibilidade, pesquisas recentes mostram que eles têm o poder de estimular a ação, resultando em maior performance. 

Um estudo realizado pela PROMO (2018) revelou que 44% dos consumidores assistem a pelo menos 5 vídeos online por dia.  Isso explica a entrada do Facebook Watch e do IGTV. Além disso, cerca de 58% das pessoas interagem com os vídeos que assistem.  

Mas, você sabe por que as pessoas assistem a vídeos online? Intrigado com esse comportamento, o Google resolveu entender o motivo pelo qual as pessoas investem tempo assistindo a vídeos online. O que elas buscam, onde e quando costumam se dedicar a essa mídia. A resposta é simples e objetiva! Siga a leitura e logo saberá. 

 

Por que as pessoas assistem a vídeos online?

Para aprender coisas novas e buscar o que elas gostam!

Eu disse que a resposta era simples. Quem pensou que os vídeos servem apenas como um meio de viralização de conteúdo, se enganou. O estudo revelou que de 4 a 5 pessoas usam os vídeos como ferramenta de aprendizado ou para desestressar.

A relatos de internautas que deram um up grade no currículo assistindo a vídeos no Youtube. Como conta Jeny, uma canadense de 25 anos que ganhou uma promoção: “Aprendi a ser Bartender no Youtube. Assisti a um vídeo de 2 horas, contei para o meu gerente atual e agora estou trabalhando com isso há um ano.”

 

Por que os vídeos online estimulam a ação?

Os vídeos mais significativos e que geram impacto são aqueles que mostram ‘pessoas reais’, errando e acertando. O consumidor sente-se confiante e estimulado a agir. Ele gosta de ver pessoas autênticas e parecidas com ele no Youtube. Isso torna a experiência de compra ou aprendizado menos assustadora. 

Com isso, mais de 50% dos entrevistados disseram que os vídeos online os ajudam a decidir por qual marca ou produto específico comprar.  Isso sem falar que 7 em 10 pessoas afirmam que sempre que aprendem algo novo em um vídeo, sentem-se mais confiantes para experimentar. 

 

Os vídeos online geram compras, sim!

Pode-se concluir que os vídeos geram compras! Sempre que uma pessoa sente-se motivada o suficiente para fazer algo, ela também o sente para comprar. 90% dos entrevistados dizem que descobriram novas marcas e produtos assistindo a vídeos online. 

O desejo por aprender algo novo, não cria barreiras. Desta forma, as marcas e produtos estão com o caminho livre para mostrar que podem ajudar o seu público a alcançarem seus objetivos. A pesquisa mostrou que 80% das pessoas geralmente intercalam a busca online com os vídeos quando estão procurando por algo que querem comprar. 

Mesmo nas lojas físicas o consumidor tem o hábito de recorrer aos vídeos online, seja para encontrar produtos, marcas ou substituir a lista de compras. Cerca de 55% das pessoas disseram que estavam assistindo a vídeos enquanto faziam compras em lojas. Eu já fiz isso, e você?

 

Seja qual for a etapa da jornada, você precisa oferecer conteúdos estimulantes e autênticos para o seu público, responder suas dúvidas e permitir que ele viva experiências simples e agradáveis com sua marca. 😁

 

Fontes

– Google/Ipsos, global (EUA, Canadá, Brasil, Reino Unido, Alemanha, França, Austrália, Japão, Índia, Coreia), estudo “How People Shop with YouTube”, pessoas de 18 a 64 anos que ficam online pelo menos uma vez por mês e que compraram algo no último ano, n=24.017, julho de 2018.

– Google/Magid Advisors, global (EUA, Canadá, Brasil, Reino Unido, Alemanha, França, Japão, Índia, Coreia, Austrália), “The Role of Digital Video in People’s Lives”, usuários comuns da Internet de 18 a 64 anos, n=20.000, agosto de 2018.

– Dados do Google, EUA, julho de 2017 a junho de 2018.

– Dados da PROMO, global, 2018.