Seg a Sex : 08:30 - 17:30
Rua Fernandes Pinheiro, 287 -A Tatuapé
contato@integracaodigital.com.br
(11) 3181-5076 | 3181-5077

Blog - Integração Digital

11
out

Como Planejar um Vídeo

Como Planejar um Vídeo

O marketing de conteúdo tem se espalhado de forma tão rápida e abrangente, que tem atingido inúmeras formas de estrutura de conteúdos, uma delas, se não a mais corriqueira, é a comunicação por vídeos. Atualmente boa parte das plataformas tem aderido a modificações que otimizam o processo de consumir conteúdo em vídeo na internet. O Facebook por exemplo, aderiu a inicialização do vídeo sem o áudio quando o usuário desce pela página. Já no Instagram, o tempo de exibição de vídeos foi alterado, bem como a opção de utilizar mais fotos em um só post.

As mudanças nas plataformas digitais estão acontecendo, pois, a comunicação através de pequenos vídeos é a projeção mais tangível do futuro digital. De acordo com uma pesquisa realizada pela Cisco, devido a popularidade atual e as inovações na qualidade dos vídeos como a tecnologia 4k, a previsão em 2020 é de que 82% do tráfego de toda a internet seja gerado por vídeos, o que significa que investir nessa área pode ser excepcionalmente positivo a sua empresa. Confira um pequeno tutorial de como construir um vídeo:

  1. Pesquisa

Antes de iniciar qualquer atividade com relação direta ao movimento do vídeo é necessário ter em mãos tudo que será necessário informar na produção. Nesta etapa a pesquisa pode ser desenvolvida em texto corrido, o mais importante é unir todas as informações necessárias para construção do vídeo.

 

  1. Roteiro

O roteiro tem a função de organizar as cenas na relação imagem-texto. Ele é útil tanto para os atores decorarem suas falas, quanto para os câmeras entenderem a posição, ângulo e plano que a câmera precisa estar em determinado momento. Um modelo técnico de roteiro funcional é:

No roteiro você descreve e programa perfeitamente as cenas exatamente como serão gravadas no dia disposto a esta ação. Para promover de melhor forma a visualização pode-se realizar um Storyboard, que tem o objetivo de ilustrar visualmente cada uma das cenas do projeto.

Como Planejar um Vídeo

 

  1. Pré-Produção

Se seu vídeo tiver gravações reais e humanas é nessa parte que começaremos a preparar tudo para o dia da gravação, como materiais, atores, figurinos, locação, equipe de maquiagem, camarins, lanches, etc. Tudo deve ser minuciosamente revisado e cada detalhe conta, como por exemplo as condições climáticas. Se seu vídeo for uma animação esta será a fase de construção dos personagens da sua história para posteriormente anima-los.

Como Planejar um Vídeo

 

  1. Gravação

No dia de gravação a tendência sempre é de muito estresse e nervosismo tanto dos atores quanto dos produtores. Por este motivo todas as preparações devem ser realizadas na pré-produção, deixando o menor número de tarefas para o dia da gravação. Este dia compreende a montagem do cenário, a configuração da luz, a maquiagem, a gravação, a desmontagem do cenário e da luz. Para vídeos em animações, compreende-se ao início do processo animar os personagens perante os softwares adequados.

 

  1. Edição

A edição compreende a pós-produção onde será refinado todos os pontos brutos da gravação. É onde adicionam-se filtros para tonalidades conectadas a percepção de diferentes emoções, adição de trilha sonora, lettering e efeitos especiais que possam conter no projeto. Além é claro, dos cortes presentes entre as cenas. Para animações refere-se na união das animações para construção do filme publicitário.

Existem diversos softwares próprios e profissionais para edição de vídeos como o Premiere e o After Effects, ambos desenvolvidos pela Adobe e excelentes para finalização da construção do vídeo.

Entretanto para quem é aspirante a videomaker e deseja iniciar com softwares ‘low existem também ótimas opções como o Filmora e o Toonz.