Dicas Para Escrever Melhor

admin - 27 de outubro de 2017

oi

Muitas pessoas são fascinadas pelo marketing de conteúdo e desejam muito implementa-lo em sua empresa, porém não se julgam habilidosos redatores para desenvolver tantos textos informativos, que tem a necessidade de serem claros e objetivos e ainda contemplar diversos detalhes como o SEO e outras demais questões. Conheça algumas dicas que facilitam o processo de confecção de um texto:

  1. 3 Q + COP

Uma técnica retirada do âmbito jornalístico que facilita a compreensão do assunto a ser abordado e discorrer sobre ele de maneira mais organizada visualizando os temas que devem aparecer em determinados pontos. A técnica consiste em:

Que?

Quem?

Quando?

+

Como?

Onde?

Por que?

Ao responder estas questões o texto fluirá muito mais rapidamente e de forma muito mais organizada.

 

  1. Releia

Quase ninguém possui o hábito de reler um texto depois de finalizado. O que implica em textos confusos e com pequenos erros que passam desapercebidamente pelo crivo do corretor ortográfico e causam sérios problemas à compreensão do conteúdo.

Ao reler um texto identificamos partes desnecessárias, maneiras mais simples de falar algo que parecia complexo e formas de deixar o texto mais agradável de ser lido.

 

  1. Personalidade

É completamente difícil escrever um texto e ficar completamente distante do escrito, sempre colocamos um pouco de nós mesmos naquilo que desenvolvemos, é algo natural do ser humano e o que faz ser tão prazeroso realizar leituras de autores diferentes.

 

  1. Repetições

Evite usar mais de três vezes em um texto padrão a mesma palavra, essa prática acaba descredibilizando o seu esforço em escrever sobre determinado assunto, pois o ritmo de leitura se assemelha muito a padrões de linguagem limitados. Sempre use o dicionário de sinônimos, ele com certeza ajudará para que seu texto se torne mais interessante.

 

  1. Estrutura

Existem estruturas básicas de construção de textos. Para internet o ideal é sempre utilizar algo semelhante a:

Introdução: Deve constar a palavra-chave no primeiro parágrafo para melhor posicionamento relativo ao SEO. Introduza o tema de forma atrativa e convidativa ao leitor, apresente algum dado impactante e destaque os pontos a serem abordados já no início do texto.

Corpo: Não estamos desenvolvendo uma redação para meios tradicionais, por este motivo não seguiremos a partir daqui a estrutura recomendada para redações a níveis de vestibular, por exemplo.

É sempre ideal desmembrar o assunto em subtítulos, principalmente se puderem ser enumerados, a maioria das pessoas lê apenas os títulos dos tópicos e se algum deles a interessa acaba lendo um pouco do parágrafo escrito, mas dificilmente ela lerá o texto completamente. Por isso fragmentar a informação ajuda tanto o leitor.

Conclusão: Não há necessidade de grandes conclusões e argumentações, a conclusão é mais uma conversa direta com o leitor incentivando-o a exercer o que foi dito no seu artigo.

 

  1. Mapa Mental

Um mapa mental é extremamente importante em processos criativos, inclusive escrever textos. Os mapas consistem em pensar em um tema e dele ir ramificando diversos subtemas. Assim podemos saber quais serão os tópicos interessantes a serem abordados.

WhatsApp flutuante