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Blog - Integração Digital

18
jul

Empresas com maturidade digital faturam mais gastando menos

 

Empresas com maturidade digital faturam mais gastando menos

Empresas com maturidade digital faturam mais gastando menos

Você sabe qual o nível de maturidade digital do seu negócio? 

Com o intuito de compreender como as empresas lidam com o marketing data-driven, o Google se uniu ao Boston Consulting Group e juntos realizaram um estudo inédito, chamado “Uma Perspectiva Brasileira: A Jornada do Marketing Orientado a Dados”. Eles entrevistaram grandes empresas do país para entender como elas usam a tecnologia para melhorar resultados, automatizar processos e relacionar dados.

A ideia é descobrir como alcançar a maturidade digital através do marketing orientado a dados, e assim atingir um estágio em que se fatura mais gastando menos. O mercado brasileiro está repleto de oportunidades, e quem souber alcançá-las poderá aumentar seus lucros em até 20%, com redução nos custos de até 30%.

Brasil e os diferentes estágios de maturidade digital

O Brasil há muito tempo fala em marketing digital, mas pouco investe, se comparado com outros países. Contudo um estudo recente mostrou que seu público é bastante suscetível a anúncios digitais. Então qual o motivo para não se investir? A falta de maturidade digital das empresas e agências, que não sabem usar os dados para criar ações eficientes. 

Para ajudar os empresários a entenderem o estágio de maturidade em que se encontram no marketing data-driven, o Google e a BBC desenvolveram um modelo de quatro estágios, previamente testado na europa por um grupo de 40 especialistas: 

  • Nascentes: empresas usam dados de clientes gerados e mantidos por terceiros para realizar campanhas, com baixa de resultados. 
  • Emergentes: empresas que usam dados gerados e mantidos internamente, além de comprar mídia programática.
  • Conectadas: empresas mantêm dados integrados e ativados em múltiplos canais, com um ROI claro e resultados de vendas.
  • Multimomento: empresas têm execução automatizada e otimizada com dados segmentado por cliente, em todos os canais. 

 

Dentre os setores Automotivo, Alimentos & Bebidas, Cuidados Pessoais, Educação, Empresas Digitais, Serviços Financeiros, Telecom & Mídia, Varejo, Viagens & Turismo e Vestuário, a pesquisa mostrou que as empresas têm mercado para evoluir. Das 60 entrevistadas, 61% ainda são Nascentes ou Emergentes, 37% ficaram em Conectadas e apenas 2% são consideradas Multimomento. 

Desafios a serem ultrapassados e como chegar lá

Mas o que fazer para alcançar a maturidade digital? O Google com a BBC apontam alguns desafios que precisam ser superados e o que fazer para ultrapassá-los. Confira:

  • Trabalhar com dados mais precisos e interligados dos consumidores, unindo informações de todos os canais (online e offline) através de repositórios de dados.
  • Usar recursos de ativação, abusando da automatização e personalização de mensagens. Entre as soluções usadas pelas empresas mais maduras está analytics capabilities e tecnologia de publicidade integrada.
  • Modernizar os métodos de mensuração e atribuição de valor, permitindo que o ROI seja medido em tempo real. 
  • Adotar um método ágil de gestão e comunicação entre as áreas. Além de realizar parcerias estratégicas entre agências, desenvolvedores e demais especialistas. 

 

Cada vez mais, manter relacionamentos digitais é uma tarefa desafiadora para as empresas. Por isso saber usar os dados é essencial nessa jornada. Contudo alcançar esse estágio exige mudanças. A sua empresa está pronta para conquistar a maturidade digital?