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Blog - Integração Digital

30
jan

Google BERT: quais mudanças esse novo algoritmo traz para as buscas?

Google BERT: quais mudanças esse novo algoritmo traz para as buscas?

Afinal, o que é Google BERT? Desde o anúncio das mudanças do algoritmo de pesquisas muitos começaram a se questionar o quanto essa nova ferramenta poderia afetar os resultados e de que forma se preparar para recebê-la.

O BERT é um novo recurso lançado pelo Google no qual faz uso da inteligência artificial para tornar as buscas mais humanas, considerando principalmente o contexto usado em cada palavra e frase.

Antes o site de pesquisas levava em conta apenas as palavras-chave usadas, mas agora com o BERT as respostas são mais precisas e focadas no que realmente interessa ao usuário.

E qual impacto o Google BERT trará para as otimizações e de que forma se adequar ao novo mecanismo? Veja no texto a seguir!

Conheça o Google BERT

BERT é a sigla para Bidirectional Encoder Representations From Transformers, uma linguagem desenvolvida para tornar as buscas mais efetivas, sendo capaz de compreender as conjunções e preposições colocadas no buscador.

Por exemplo, com o Google BERT uma pesquisa feita com a frase “em que ano a Disney foi fundada?” a resposta vai se basear principalmente no ano pesquisado, algo que geralmente não acontecia antes da aplicação deste mecanismo, já que o site de buscas daria relevância a palavra-chave “Disney” para apresentar os resultados, sem revelar o ano de fundação.

A ideia do BERT é realmente entregar respostas mais específicas, que de fato responda a dúvida do usuário. E a composição das palavras contará muito para a busca desses resultados.

O BERT vai substituir o RankBrain?

O RankBrain foi um dos primeiros recursos baseado na Inteligência Artificial do Google. E ele não será desativado, no entanto, atuará como um sistema adicional para continuar aprimorando o funcionamento do Google. Essa tecnologia ajuda a obter a compreensão do que a pessoa está buscando, contribuindo para que a experiência no site seja excelente. 

Assim, os dois mecanismo entram em ação a cada pesquisa para melhor satisfazer o usuário.

Haverá mudanças nas estratégias de SEO para o Google BERT?

Ainda não há estratégia definida para fazer uma otimização que se adapte a atualização do BERT. Na verdade, segundo alguns especialistas de SEO nem mesmo para o RankBrain é possível otimizar.

Porém, certas alterações podem ajudar a evitar impactos no tráfego dos sites, como produzir conteúdos mais específicos, trabalhando bem a palavra-chave para atender de forma mais abrangente as buscas no Google.

Sendo assim, o indicado é investir em conteúdos mais relevantes, com uma linguagem natural sem focar tanto nos fatores que os algoritmos consideram para que um site possa aparecer nas primeiras posições.