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O que é Atribuição Baseada em Dados (DDA) do Google?

O que é Atribuição Baseada em Dados (DDA) do Google?

O que é Atribuição Baseada em Dados (DDA) do Google?

Já ouviu falar em Atribuição Baseada em Dados? Ela foi introduzida no Google Ads em maio de 2016, e desde então mudou a forma com que os profissionais de marketing entendem o real valor de cada anúncio ao longo da jornada do cliente. Antes era comum a supervalorização de atribuição de último clique (Last Click Attribution), no qual as demais eram ignoradas, dando-se todo o crédito ao último clique realizado pelo cliente. 

Se levarmos em conta que o usuário não chega ao Google totalmente certo daquilo que vai comprar, é normal que ele interaja com vários anúncios e que estes exerçam uma determinada influência, até resultar na conversão em si. O segredo está em descobrir qual foi o clique de maior impacto. Hoje vamos apresentar o que é a Atribuição Baseada em Dados do Google, como ela funciona e suas vantagens. 

Atribuição Baseada em Dados (DDA), o que é e como funciona?

A Atribuição Baseada em Dados (DDA – Data Driven Attribution) faz uso do Machine Learning do Google para determinar qual clique é mais relevante na jornada do usuário. Uma mensuração mais assertiva se comparada com a atribuição de último clique, já que pode reduzir o custo por conversão, além de elevar seu índice. 

Mas como funciona? O DDA usa dados de conversão existentes na sua conta do Google Ads e calcula a real atribuição de cada clique em anúncios da rede de pesquisa até a conversão. Ele compara a jornada de um cliente  que converteu com a de um que não gerou conversão e identifica a importância de cada clique. 

O que qualifica uma conta para o DDA é o recebimento contínuo de cliques e conversões suficientes. O Google reconhece padrões e segmenta a jornada de compra dos seus usuários, entregando o que é realmente importante para cada um. Isso tudo graças ao Machine Learning, que mantém o modelo de mensuração em constante aprimoramento. 

Cases de sucesso e o que esperar…

Grandes empresas como a Toyota e a Allianz Partners já estão colhendo os frutos por usar a Atribuição Baseada em Dados do Google. Quando a Toyota combinou o DDA com Lances Inteligentes ela teve um aumento de 18% em suas conversões e uma diminuição de 15% em seus custos. Já a Allianz Partners, ao usar a mesma estratégia, teve um aumento de 48% em suas conversões, mantendo seu custo por conversão.

Vale dizer que a Atribuição Baseada em Dados é recomendada para todos os anúncios da Rede de Pesquisa (Google Search Network). O Google estima que em um futuro próximo poderemos ver toda essa inteligência em outros formatos. 

Quer saber como é como é feita a mensuração do seus resultados? Então vem para a Integração Digital que a gente avalia e te conta! 😉