Seg a Sex : 08:30 - 17:30
Rua Fernandes Pinheiro, 287 -A Tatuapé
contato@integracaodigital.com.br
(11) 3181-5076 | 3181-5077

Blog - Integração Digital

25
abr

O que é Buyer Persona?

 

O que é Buyer Persona?

O que é Buyer Persona?

Para vender — e vender bem —, o primeiro passo é compreender quem é a pessoa que quer comprar o seu produto ou serviço. Não há como elaborar estratégias efetivas de marketing sem conhecer profundamente o seu cliente, e é exatamente aí que entra o conceito de buyer persona.

 

Qual a definição de buyer persona?

Essencialmente, uma buyer persona é como se fosse o arquétipo do seu cliente perfeito. É como um perfil detalhado criado pela empresa para compreender melhor as necessidades, dores e características em geral daquela pessoa.

Vamos pensar juntos: para que uma empresa consiga alcançar novos leads e, depois, convertê-los em verdadeiros clientes, precisa saber exatamente com o que está lidando. Uma persona bem definida significa uma estratégia de marketing direcionada adequadamente.

 

Como definir uma persona?

Bom, você já deve saber que não basta fazer palpites ou suposições na hora de criar a sua persona, certo? Um bom perfil é baseado em incontáveis pesquisas e uma coleta de dados sistematizada.

Vale lembrar que você pode ter mais de uma persona. Vamos supor que uma instituição de ensino que oferece cursos EaD quer começar a trabalhar com marketing digital. Dependendo dos cursos que oferece, pode ter uma persona que se interessa mais pela graduação, uma para a pós e outra para os cursos livres.

Porém, o conceito de persona não é o mesmo de público-alvo, como muitos pensam. O público-alvo abrange um grande número de pessoas que poderiam se interessar pelo produto ou serviço em questão, considerando questões sociais, demográficas, entre outros, mas não conhecem profundamente os seus clientes.

Exemplo de persona — Michelle, 25 anos

Michelle é uma jovem de 25 anos que trabalha como gerente de loja em um shopping na cidade de Curitiba.

Sua renda mensal é de R$5.000 e ela ainda mora com seus pais. Uma das maiores dores de Michelle é o fato de que não atua na área em que é formada por conta da falta de vagas no mercado. Por isso, a jovem deseja fazer um curso de pós-graduação, assim poderá se especializar e dar mais valor ao seu currículo.

Em seu tempo livre, Michelle gosta de ir ao cinema, sair com seus amigos para bares e navegar por suas redes sociais preferidas (Facebook e Twitter).

Entender como criar uma persona é essencial para que suas estratégias de marketing digital sejam realmente efetivas.

Quer continuar aprendendo mais para impulsionar o seu empreendimento? Então passe no blog da Integração Digital e confira as novidades.