Seg a Sex : 08:30 - 17:30
Rua Fernandes Pinheiro, 287 -A Tatuapé
contato@integracaodigital.com.br
(11) 3181-5076 | 3181-5077

Blog - Integração Digital

28
mar

O que é Click Bait, Link Bait e Engagement Bait?

 

O que é Click Bait, Link Bait e Engagement Bait?

O que é Click Bait, Link Bait e Engagement Bait? 

Quem trabalha com marketing digital sabe bem que o maior objetivo de qualquer estratégia é fazer com que o usuário execute uma determinada ação. Para chegar lá, foram desenvolvidas algumas técnicas para chamar a atenção deles, como o click bait, link bait e engagement bait.

É preciso ter familiaridade com o tema e um bom repertório de cada uma das situações para poder reproduzir o que funcionará em cada estratégia adotada. Veja as definições dos três conceitos na descrição abaixo.

 

Click Bait 

O click bait é um tipo de conteúdo utilizado para servir como uma espécie de isca de cliques. Ou seja, é um material que pode vir em texto, vídeo ou até mesmo em imagem. Esse material, independentemente do formato, não se preocupa com a qualidade ou veracidade da informação que está sendo veiculada.

 

Link Bait

Em língua portuguesa o termo link bait significa “isca para link”. Ele funciona como um atrativo de seu site, aquela característica que chama a atenção e faz com que outros façam linkagens para ele. Esse tipo de trabalho pode ou não ser intencional e, na prática, parece com uma notícia que viralizou na internet.

Essa é uma das técnicas de link building e, para não perder o timing de uma “isca”, é preciso estar sempre atento às novidades do segmento em que você está inserido.

 

Engagement Bait

O engagement bait é uma estratégia que comumente aparece nas redes sociais e, muitas vezes, está relacionada com conteúdos que são considerados “fake news”. Esse tipo de conteúdo tem o objetivo de gerar interações com o usuário. Em outras palavras, engajamento no formato de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Aqui no Brasil é possível enxergar claramente inúmeras aplicações de engagement bait durante o período de eleições presidenciais em 2018. Um bom exemplo disso são os posts no Facebook que fazem perguntas e, para responder, o usuário deve escolher entre “curti” e “amei” nas interações disponíveis no Facebook.

Quando utilizado da maneira certa pode ser uma excelente maneira de alavancar os resultados obtidos por seu empreendimento.

Se interessou por essas estratégias? Para aprender mais técnicas para o mundo on-line continue acompanhando o blog da Integração Digital!