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Blog - Integração Digital

09
maio

O que é Marketing Orientado a Dados?

 

O que é Marketing Orientado a Dados?

O que é Marketing Orientado a Dados?

Quantas vezes você pensou que era uma coisa, mas na verdade era outra totalmente diferente? O mesmo acontece na sua empresa quando você não aplica o Marketing Orientado a Dados! A tomada de decisão é toda baseada em achismos e opiniões, sendo que deveria considerar dados reais.

Um estudo realizado pela Teradata revelou que 78% dos entrevistados já aplicam esse conceito em seus negócios ou reconhecem seu poder estratégico. Se você quer se destacar no mercado saiba que é necessário reunir, integrar e acessar dados (insights, perfil, personalidade, mensagem mais adequada etc.) de uma variedade de fontes internas e externas.

Quer saber o que é Marketing Orientado a Dados, suas vantagens para o seu negócio e como aproveitá-lo em suas próximas campanhas? Só rolar pra baixo e continuar lendo:

 

O futuro do Marketing

Adeus suposições infundadas. Conheça informações baseadas em dados, muito mais seguras e assertivas! Com o Marketing Orientado a Dados sua equipe passa a tomar decisões mais positivas, com menor taxa de erro. Além de antecipar tendências, criando e implementando ações vencedoras de divulgação de marca, aquisição e retenção de clientes.

Com o advento do big data e de várias outras tecnologias que acompanham a jornada do consumidor, ficou mais fácil ter acesso a dados. Agora é possível conferir informações comportamentais e transacionais do público que deseja atingir. Isso favorece a otimização e compra de mídia orientada no target, além de definir as mensagens mais relevantes para atrair e converter pessoas.

 

Vantagens

Poder tomar decisões e criar estratégias e ações de marketing com mais segurança e assertividade é o principal benefício de se trabalhar com Marketing Orientado a Dados. Contudo, existem inúmeras outras vantagens que você confere logo abaixo:

  • Capacidade de prever e antecipar tendências.
  • Conhecimento aprofundado do consumidor.
  • Personalizar aspectos da experiência do usuário.
  • Tomar decisões simples ou complexas de forma estratégica.
  • Orientar as equipes quanto ao momento certo de executar ações.
  • Identificar os clientes mais suscetíveis a consumir o seu produto/ serviço.
  • Aumento no ROI (Retorno Sobre Investimento).
  • Inteligência Competitiva.
  • Definir KPIs de Marketing.

 

Como usar o Marketing Orientado a Dados na sua empresa

Comece definindo as métricas mais importantes para o seu negócio. A partir daí basta escolher entre uma abordagem de pesquisa primária ou secundária. Você pode mapear o comportamento do seu consumidor com dados extraídos da internet (primária), ou através da aplicação de pesquisas e questionários (secundária). Mas o que fazer com as informações coletadas?

Isso vai depender dos seus KPIs de Marketing. No enquanto, de uma forma geral, o Marketing Orientado a Dados permite que você ofereça exatamente aquilo que seu público deseja. Sua equipe pode usar as informações para orientar campanhas, evitando aquele joguinho de tentativa e erro. Por último, aproveite para surpreender seu consumidor com uma performance criativa e relevante.

 

Sua equipe mais forte e pronta para ir além

Quando você adota o Marketing Orientado a Dados na sua empresa, passa a empoderar sua equipe. Oferecendo-lhe armas para superar a concorrência e as adversidades do mercado. Além de ser um forte diferencial competitivo. Chega de brigar para ver quem está certo, os dados vão dizer qual o melhor caminho a seguir!

Quer saber como elevar seu poder estratégico? Descubra no blog da Integração Digital e aproveite.