Seg a Sex : 08:30 - 17:30
Rua Fernandes Pinheiro, 287 -A Tatuapé
contato@integracaodigital.com.br
(11) 3181-5076 | 3181-5077

Blog - Integração Digital

10
jan

Quais são e como utilizar os assistentes de Voz no Celular?

Um dos maiores avanços em matéria de tecnologia no mobile são as assistentes de voz. Elas compilam uma série de informações da internet e combinam com uma linguagem personalizada, o que nos dá a impressão de estar conversando com uma pessoa de verdade.

Os recursos disponíveis são diversos, desde agendar um compromisso na agenda, colocar um despertador, ligar para alguém, enviar mensagens e abrir algum aplicativo até mesmo fazer pesquisas, responder perguntas e muito mais! Saiba mais sobre as assistentes de voz e como fazer para usá-las em seu aparelho smartphone.

 

Quais são as assistentes de voz que temos disponíveis hoje? 

Hoje, nós temos algumas assistentes de voz diferentes disponíveis no mercado. A Siri, assistente que funciona nos aparelhos com sistema iOS, foi a pioneira no segmento. Ela está disponível desde 2011 e já fez muitos avanços na área. Temos também a Cortana, presente em celulares que têm sistema operacional Microsoft. Por último, o Google Assistant, que não tem nome e funciona em todos os dispositivos Android.  

 

Como usar as assistentes de voz no celular? 

Não é preciso fazer o download do seu assistente de voz, pois todos eles já vêm instalados nativamente nos aparelhos celular. Porém, a utilização de cada uma depende de seus sistemas operacionais.

Para conversar com a Siri, basta apertar o botão de início em seu iPhone ou configurar um comando de voz automático para que seja ativada. Com a Cortana funciona da mesma maneira, basta pressionar o botão de início. Já com a assistente do Google, além do botão, também pode-se começar uma conversa falando “ok, Google”.

O mais interessante da disseminação das assistentes virtuais no país é que, hoje, há a possibilidade de colocá-las em língua portuguesa. O inglês era um dos grandes impeditivos para a utilização das ferramentas pela população.

Agora, o próximo passo é desenvolvê-las de tal forma que o tratamento seja individualizado, ou seja, que a assistente realmente conheça o usuário e dê respostas personalizadas e específicas. Já é possível, por exemplo, conectá-las com um assistente virtual para a casa, como o próprio Google Home Hub.

E você, utiliza algum assistente em seu celular? Acha que te ajuda nas tarefas do dia a dia? Se gostou desse conteúdo e quer ficar sempre por dentro, não deixe de acompanhar o blog da Integração Digital!

Se você é apaixonado por tecnologia, leia também este artigo sobre uma ferramenta que pode revolucionar seus projetos ou conheça os chatbox!