Visual Search: o que é e como utilizar

admin - 14 de dezembro de 2018

Visual Search

Os estímulos visuais são cada vez mais importantes para os usuários das mais diversas plataformas. Na web, temos observado essa tendência também nos buscadores. O Visual Search — o termo de língua inglesa para Pesquisa Visual — está sendo desenvolvido por cada vez mais gigantes da tecnologia mundial. Google, Pinterest, Amazon, Bing e muitos outros estão apostando na ideia.

 

 Afinal, o que é Visual Search?

O Visual Search nada mais é do que uma nova e diferente forma de fazer pesquisas na web. A ideia é você pode utilizar qualquer imagem para fazer uma busca. Imagine ver uma flor que não conhece na rua, fotografar e, com o resultado, descobrir seu nome? Esse é o objetivo do Visual Search!

 

Como as empresas estão oferecendo a tecnologia?

São muitas as empresas que estão oferecendo esse tipo de tecnologia para os usuários. O Google, por exemplo, implementou o Google Lens, que utiliza uma inteligência artificial para tirar conclusões sobre as imagens e oferecer respostas e itens selecionados em tempo real e das variadas formas. Hoje, o app Google Photos já opera com a ferramenta também, tendo a possibilidade de fazer análises de qualquer imagem que esteja salva por lá.

 

Já a Microsoft desenvolveu para o seu buscador, o Bing, um botão com ícone de câmera ao lado da barra de pesquisa. Com ele, o usuário pode fotografar o que desejar e receber o reconhecimento daquele item pela ferramenta. Funciona com pontos turísticos, placas e muito mais.

Falar com Consultor!

A Visual Search do Pinterest, por exemplo, permite que você selecione um determinado pin e busque informações e outros pins semelhantes. Imagine que você adorou uma luminária que estava em destaque em uma fotografia específica, certo? Se você der um zoom no item, poderá descobrir seu nome, quem a fabrica e muitos outros dados interessantes! Dessa forma, torna-se possível pesquisar tudo aquilo que não conseguimos traduzir com palavras.

 

Um outros exemplo interessante de empresas que estão utilizando a tecnologia é a parceria entre a Amazon e o Snapchat, que mostra sugestões de produtos semelhantes aqueles da imagem que está sendo pesquisada.

 

São inúmeras as possibilidades que as novas formas de buscar estão trazendo para a indústria da tecnologia, e todas as empresas podem se valer deste tipo de ideia.

 

Mantenha-se sempre por dentro das tendências de mercado acompanhando o blog da Integração Digital!

WhatsApp flutuante