As redes sociais podem ser resumidas em uma só palavra: conexão. É com esse objetivo que muitos usam a plataforma, para se conectarem à pessoas com interesses, objetivos e valores comuns.
Hoje fazem parte da vida da maioria dos cidadãos, e sua grande expansão fez com que as empresas mudassem a forma de se relacionar com o público, pois agora os consumidores querem muito mais do que apenas consumir, eles querem marcas que se conectem e mantenham um bom relacionamento com o cliente.
As marcas que possuem redes sociais e constantemente interagem com seu público são aquelas que mais têm chances de fidelizar clientes. É por isso que uma empresa que não usa as redes sociais como parte de sua estratégia de marketing não consegue tantos retornos positivos.
Sua marca já está conectada?
Até um tempo atrás as pessoas usavam as redes sociais apenas para se conectarem aos amigos e familiares dentro do mundo virtual. Era conhecida como uma plataforma que colaborava para manter os contatos ativos ou construir novos círculos de amizade, já que de fato este sempre foi o seu objetivo.
E essa forma de conexão foi tão eficaz que atualmente existem mais de 3 bilhões de usuários nas redes sociais.
Tudo começou em 2006 quando o Facebook surgiu para revolucionar a experiência do usuário na internet, mas antes dele já existiam outras redes sociais, como o Orkut, por exemplo. Lembra dele?
Mas nenhuma dessas redes tiveram tanto sucesso quanto o Facebook, que é hoje a maior rede social do mundo. E seu crescimento abriu portas para a criação de outras redes sociais muito famosas hoje, são elas: Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube e Whatsapp.
O forte crescimento das redes sociais garantiu mais sucesso para os negócios, pois marcas de diferentes localizações e segmentos passaram a se conectar com seu público. Antes não existia essa proximidade com o consumidor, e as redes sociais tornaram isso possível.
Agora clientes e marcas se comunicam, e isso colabora na hora de vender. O consumidor não está comprando apenas um produto X, mas sim de uma marca com quem se relaciona e tem os mesmos valores.
E assim as empresas se conectam, engajam e impulsionam através das redes sociais!
Muitos podem achar que mídias sociais e redes sociais são exatamente a mesma coisa, mas não são. Redes sociais se refere a conexão e relacionamento que se cria com as pessoas, estando elas no mundo virtual ou não.
Já as mídias sociais são as plataformas que possibilitam a conexão. Através das plataformas as pessoas se conectam, compartilham informações e geram conteúdos.
A mídia social é o ambiente online no qual as pessoas se relacionam fazendo assim uma rede social. Podemos dizer então que uma complementa a outra, pois não há mídia social se não houver a rede social.
A rede social é uma parte crucial do marketing. Então, que tal
aumentar sua presença online e engajar seu público?
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Considerada a maior rede social do mundo, o Facebook ganhou destaque por ser uma plataforma que oferece muitas funcionalidades. Desde sua criação tem passado por diversas reformulações, tudo para garantir que o usuário tenha a melhor experiência na mídia social.
No começo o Facebook era voltado apenas para conhecer pessoas e se relacionar com amigos ou familiares, porém, com o aumento da sua popularidade a rede social se tornou hoje um dos principais meios de aquisição de clientes.
Portanto, uma empresa que não tem Facebook perde boas oportunidade de negócios.
Os benefícios do Facebook
O Facebook é uma das redes sociais que mais concentra usuários, mais de 2,2 bilhões de pessoas ao redor do mundo se conectam por ela.
Imagine quantas pessoas a sua marca pode alcançar apenas com essa plataforma? É por isso que a rede contribui na geração de
oportunidades de negócios.
Porém, não basta apenas estar no Facebook é preciso também ter uma estratégia de marketing que envolve o estudo dos algoritmos, personas e concorrentes.
Com uma estratégia eficiente as empresas conseguem não ter só seguidores na página do Facebook, mas sim pessoas que seguem de fato a marca. Consumidores que se interessam pelo conteúdo postado, pelo produto oferecido e além disso, que se identificam com os valores da marca.
Depois do Facebook o Instagram é a rede social com maior popularidade no mundo todo. A rede não para de crescer e conquista a cada dia mais usuários.
Quando surgiu era conhecida apenas como uma plataforma de fotografias, com o tempo foi ganhando adeptos e novas funcionalidades que a tornou não só uma mídia social para compartilhamento de imagens, mas também uma rede para interagir de forma divertida.
Com o foco em conteúdo visual o Instagram foi aprimorando suas funções, abrindo também oportunidades para negócios, assim como o Facebook.
Os benefícios do Instagram
O Instagram não para de lançar novas funcionalidades, a cada momento surge uma novidade e vira febre entre os usuários. Seja através do stories,
live ou do uso de hashtags essa rede possibilita formas infinitas de se conectar com os usuários.
Com a plataforma as empresas interagem com os clientes de uma maneira muito mais dinâmica, aproximando mais as pessoas da marca.
É uma mídia social que oferece ferramentas para potencializar a marca de forma intuitiva e por isso atrai ainda mais o público.
O LinkedIn nasceu em 2002, uma rede social corporativa que contribui para ampliar o networking e fazer novos negócios.
Essa rede é usada pelas empresas para realizar o recrutamento de talentos, e por profissionais que desejam potencializar a carreira. Trata-se de uma mídia social voltada para o desenvolvimento profissional e para consolidar a imagem da marca no mercado.
Os benefícios do LinkedIn
Essa é a maior mídia social de negócios do mundo. O LinkedIn favorece o relacionamento de profissionais, aumenta a visibilidade e
promove oportunidades de networking. Além disso, com essa rede as empresas identificam e analisam o mercado e a concorrência.
A presença da empresa na rede colabora para dar credibilidade e fortalecer a marca, e isso favorece na hora de anunciar produtos e apresentar soluções aos clientes, pois se sentirão mais confiantes em comprar de uma empresa que gera segurança.
O primeiro aplicativo que as pessoas baixam quando compram um smartphone é o Whatsapp. Ele é considerado como a própria internet devido a importância que muitos dão a plataforma.
Este app facilita o compartilhamento de informações em conversas pessoais ou em grupos. Muitas operadoras oferecem pacotes especiais para usar a mídia social sem gastar tantos dados, por isso se tornou tão atrativa.
Os benefícios do Whatsapp
A plataforma mudou a forma de trocar mensagens instantâneas e ganhou tanta força que recentemente foi lançado a sua versão para os negócios,
chamada de Whatsapp Business.
Essa versão oferece funcionalidades voltadas para o mundo corporativo, com opções que permitem fazer a mensuração das ações, montar um perfil para a empresa, categorizar os clientes, migrar contas com segurança e enviar mensagens automáticas.
Todas essas funcionalidades são essenciais para que a relação entre a empresa e o cliente seja realizada com mais agilidade, segurança e eficiência.
Em muitas empresas o Whatsapp Business é usado como SAC, além de ajudar a facilitar a venda de produtos e realizar transações comerciais. Para segmentos que precisam estar em contato constante com o cliente essa ferramenta é a mais eficaz.
O Youtube é uma mídia digital voltada para conteúdos audiovisuais. Essa é uma das plataformas mais acessadas, por ser um mecanismo de pesquisa que possibilita o acesso à informação de uma forma simples.
É uma mídia social que não para de crescer e já conquistou 1,3 bilhões de usuários, tanto que cerca de 5 bilhões de vídeos são assistidos todos os dias pelo Youtube. E esses números só aumentam!
Isso se deve ao poder que o audiovisual possui, pois um vídeo pode atrair muito mais a atenção do público. De acordo com o pesquisador da Forrester, Dr. James McQuivey, um minuto de vídeo equivale a 1,8 milhões de palavras.
Quem nunca parou para assistir um vídeo no Youtube? Seja para ver tutoriais, conteúdos de entretenimento ou estudar, essa rede social é uma das preferidas de todo o público. É por isso que grande parte das empresas usam essa mídia para disseminar seus conteúdos.
Os benefícios do Youtube
O YouTube é ideal para empresas que podem oferecer conteúdos audiovisuais dinâmicos e diferenciados. Pode ser através de tutoriais, informações educacionais
ou vídeos curtos usando a técnica do storytelling.
Não há limites no Youtube, pois com ele as marcas podem criar maneiras diversas de apresentar o produto e a marca através do vídeo.
As estimativas mostram que até 2022, mais de 82% de todo o tráfego da Internet será através de vídeos. E por ser essa grande potência que a plataforma é uma das mais usadas para garantir melhores resultados nas estratégias de marketing.
Diante de tantas opções de redes sociais, como escolher a melhor para sua empresa? Essa é uma dúvida comum e necessária, já que não adianta querer inserir sua marca em todas as mídias se ela de fato não for garantir bons retornos.
Então, como fazer essa escolha? Avalie através das seguintes etapas:
Mesmo que você tenha o mínimo de conhecimento sobre a mídia social, o ideal é que você busque informações mais aprofundadas sobre as funcionalidades, formas de investimentos e como a plataforma irá contribuir para alcançar os objetivos traçados.
Você sabe quem é o seu público? O que ele costuma comprar? Em quais redes sociais estão presentes? O que eles estão procurando?
Para obter essas respostas é preciso conhecer sua persona. A persona é um personagem fictício criado para representar o seu cliente real. Esse personagem é elaborado com base na coleta de dados, como: demografia, gênero, idade, escolaridade, hábitos, quais conteúdos costuma acessar e etc.
Com essas informações a estratégia de marketing para as redes sociais são mais eficientes, pois são direcionadas às pessoas certas.
Muitas marcas estão inseridas nas redes sociais e batalham para chamar a atenção dos consumidores. Por isso, se o seu concorrente está em uma mídia, você também deve fazer parte dela.
Que o mercado é altamente competitivo todos sabem, portanto, entender como ganhar essa disputa é essencial. Sendo assim, veja como seu concorrente se comporta nas redes sociais e procure fazer melhor, levar um diferencial para o cliente.
O que você pretende ganhar com as redes sociais? Aumentar seu público? Mostrar que a sua empresa existe?
Então, é necessário criar um planejamento para definir os objetivos, e assim pensar quais plataformas irão te garantir melhores retornos e mais envolvimento com seu público.
Esse planejamento deve incluir o tipo de conteúdo, seja textos, imagens ou vídeos a sua marca irá usar para atrair o cliente e garantir mais interações.
O conteúdo é a parte mais importante em todo processo de engajamento, por isso deve ser bem elaborado, pensando em formas criativas de conquistar o consumidor.
O sucesso que você deseja alcançar com as redes sociais não surge do nada, para chegar onde almeja com a sua marca é preciso criar uma boa estratégia. O público quer muito mais do que apenas comprar, lembre-se disso!
Logo, se você quer realmente conseguir ter um reconhecimento de marca autêntico e duradouro, esqueça a ideia de que o melhor caminho é sair por aí divulgando promoções ou fazer incessantemente o seu consumidor comprar seu produto.
Em vez disso, concentre-se no conteúdo que cativa e gere interesse de compra. E é claro, não basta apenas ter conteúdo, é preciso analisar os resultados.
Monitore suas métricas para saber quais geram mais resultados. Qual garante mais leads e converte em vendas? Com essas respostas você terá informações suficientes para otimizar o retorno sobre seu investimento (ROI).
A análise de resultados envolve:
Alcance: número de usuários que sua publicação atingiu.
Tráfego: o quanto dessas pessoas chegaram até seu site.
Engajamento: quantos compartilhamentos e comentários seu conteúdo alcançou.
Conquiste o seu público e garanta ainda mais
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Cada rede social possui algoritmos específicos que muitas vezes dificultam na hora de alcançar mais pessoas. Por isso, os anúncios se tornam o meio mais eficaz para atingir mais público e intensificar sua estratégias de marketing para redes sociais. Mas, como os anúncios são gerados? Esse questionamento pode surgir na hora de fazer ou contratar um serviço de Ads. Resumidamente, funcionam desta forma:
O cliente/anunciante indica o valor de cada clique no anúncio.
O cliente/anunciante indica o valor que pagará por 1.000 visualizações do anúncio exibido.
O cliente/anunciante indica o valor que deseja pagar por uma conversão.
O cliente/anunciante indica o preço que pretende pagar por uma visualização de um vídeo.
Aqui o cliente/anunciante indica o preço valor que pretende pagar por uma interação ao anúncio.
Os anúncios são alternativas que ajudam a obter maior alcance orgânico no Facebook, com eles é possível:
Essas são só algumas das inúmeras opções disponibilizadas pelo Facebook Ads, pois com os anúncios é possível potencializar as vendas do seu negócios através de um planejamento estratégico de marketing.
As ferramentas do Facebook Ads permitem também criar audiências customizadas que complementam eficazmente os esforços para gerar taxas de conversão ainda maiores. Tudo isso é feito analisando a jornada de compra, um trabalho realizado por profissionais que estudam o comportamento do consumidor.
No Instagram Ads é possível criar anúncios para:
O Instagram é integrado ao Facebook, tanto que antes de anunciar é preciso ter uma conta na plataforma. Por serem integrados há a possibilidade de fazer cruzamento de anúncios, por isso eles são apresentados nas duas mídias.
Dessa forma, os anúncios atingem muito mais usuários, o que colabora na hora de destacar seu anúncio e obter resultados satisfatórios.
No Brasil, o LinkedIn Ads não é tão utilizado, mas as empresas que usam este recurso conseguem obter bons retornos. No geral, ele oferece o mesmo tipo de funcionalidade das outras mídias.
Os anúncios no LinkedIn podem ser apresentados no feed ou de forma patrocinada, no topo da página ou nas laterais.
Essa é uma das mídias na qual as marcas mais usam para anunciar. Eles aparecem antes de reproduzir o conteúdo e muita vezes durante o vídeo.
O padrão ideal de anúncios do Youtube são compostos por título, descrição, call to action e uma miniatura do vídeo.
Nesta plataforma há diferentes formas de fazer anúncios, e as principais são:
Mashteads para computadores: usado por grandes empresas, esse formato de anúncio é veiculado na página inicial do YouTube.
Mastheads para dispositivos móveis: um pouco semelhante ao anterior, porém este anúncio só é apresentado em dispositivos móveis.
Implementação personalizada: opção apenas para computadores, essa versão permite que o anunciante crie blocos de anúncios na página inicial do YouTube, eles podem ser expandidos após o clique do usuário. É importante ressaltar que para este anuncio é necessário fazer configurações de HTML para sua criação.
Anúncios em vídeo: eles são exibidos durante a reprodução do vídeo. Podem ser vistos em computadores ou dispositivos móveis e até em aplicativos cadastrados na plataforma do Adwords, smart TVs, videogames e players incorporados em outros sites. Mas, esses anúncios precisam ter até 30 segundos.
TrueView video discovery: este modelo de anúncio é exibido através do thumbnail (versões reduzidas de imagens), sendo acompanhado por até três linhas de texto.
In-video overlay: este formato mostra o anúncio na parte inferior do vídeo, sem interferir no conteúdo que o espectador está visualizando. Assim, a pessoa pode escolher entre clicar ou fechar o anúncio.
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As redes sociais ocupam uma parte essencial para a conscientização da marca e assim fortalecem a presença da empresa na web. Se você quer obter os melhores resultados de marketing de mídia social, nós podemos te ajudar. Consulte os nossos especialistas e conheça as nossas estratégias!