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Blog - Integração Digital

20
dez

O que são Chatbox?

O Que São Chatbots?

As estratégias para atração e retenção de clientes estão cada vez mais complexas e desenvolvidas. Inteligência artificial, machine learning… Todos esses conceitos podem ajudar a tornar o atendimento ao cliente mais assertivo. Os chatbots vieram para revolucionar essa ideia a um patamar ainda mais alto.

 

Mas será que você sabe mesmo o que são os chatbots? Hoje a Integração Digital te explica sobre o assunto.

 

 Afinal, o que são os chatbots?

Os chatbots são, basicamente, softwares que simulam uma conversa de chat como se fossem verdadeiros seres humanos. Isso significa que eles são capazes de bater papo com você no Facebook, Instagram ou em qualquer outro sistema de conversa on-line.

 

Essencialmente, temos dois tipos diferentes de chatbots, aqueles que são baseados em regras e os que são baseados em inteligência artificial. Os baseados em regras funcionam por meio de comandos específicos, como palavras-chave específicas. Se você digita uma frase que o programa não conhece, ele não é capaz de te responder.

 

Já os que são baseados em inteligência artificial são mais complexos e desenvolvidos, já que são programados para aprender com aquilo que você está dizendo. Eles entendem o que você diz por meio da própria linguagem, não de um comando específico designado por meio de palavras-chave. Isso significa que quando mais usuários esse tipo de chatbot conversa, mais inteligente ele fica.

 

Qual é a verdadeira função de um chatbot?

O suporte e o atendimento de clientes é um dos maiores desafios das grandes empresas nos dias de hoje, que demandam uma quantidade muito grande de colaboradores para ser possível responder todas as dúvidas.

 

Os chatbots têm o poder de eliminar consideravelmente esse tipo de atendimento, pois muito do que se faz por meio de conversas telefônicas, por exemplo, poderia ser resolvido com o desenvolvimento de um software de chatbot.

 

No universo do marketing digital, os chatbots podem ser utilizados para trabalhar com vendas, tirar dúvidas sobre os serviços ou produtos ofertados e uma série de práticas que ajudam até mesmo a identificar em que etapa do funil aquele lead está.

 

Porém, é preciso ter em mente que um chatbot não substitui um atendimento feito pelo ser humano, já que existem certos tipos de análises e demandas que simplesmente são complexas demais para serem resolvidas pelo programa. Uma solução é usar o software para identificar essa questão e posteriormente repassá-la para o atendimento humano.

 

Quer aprender mais sobre as tendências do universo do marketing digital? Continue acompanhando o blog da Integração Digital!