Com mais de 40.000 consultas a cada segundo, o Google é o site mais acessado do mundo. Não é a toa que a maioria das empresas desejam aparecer na primeira página do buscador, já que 90% dos usuários da internet dão preferência em acessar os primeiros resultados que são apresentados no navegador.
Por isso alcançar as primeiras posições garantem maiores chances de vendas. E provavelmente a sua pergunta seja: como a minha empresa pode chegar no topo das pesquisas?
A briga pela primeira página é grande, portanto, é preciso saber como ganhá-la e isso só é possível com uma estratégia de marketing bem executada, na qual inclui o investimento em Google Ads também conhecido como link patrocinado, que é uma das principais ferramentas responsáveis por movimentar sua empresa até o primeiro lugar.
Mas é claro que para obter esse resultado é necessário vários outros fatores que envolvem uma análise completa para obter direcionamentos e avaliar os resultados.
Que tal levar sua empresa para o topo do Google?
É muito comum dar um Google para encontrar serviços diversos, desde restaurantes a tratamentos de saúde, esse hábito dos consumidores é o que move as estratégias de marketing. E com um mercado tão competitivo saber ser notado faz grande diferença.
Estar indexado no Google ajuda a maximizar todo desempenho realizado para conquistar mais clientes, visto que quando alguém pesquisa por um produto ou serviço que você possui, a sua empresa é apresentada para este consumidor no navegador.
E uma das melhores maneiras de potencializar este resultado é através dos links patrocinados. O link patrocinado é um recurso pago do Google que tem como objetivo contribuir para que a empresa ganhe maior exposição e atraia mais visitantes qualificados ao site.
Uma das maiores vantagens dos links patrocinados é que ele faz a segmentação do público, por isso não tem essa de “atirar para todo lado”. Com esse recurso você chega de fato no consumidor que deseja atrair.
Essa é uma das maneiras mais eficientes de anunciar na internet, tanto que para alguns especialistas é a estratégia que garante maiores retornos.
Essa ferramenta trabalha com a exibição de anúncios baseados em palavras-chave específicas que quando inseridas no Google ocorre o rastreamento das empresas que anunciam seus serviços de acordo com essa pesquisa.
No entanto, essa ferramenta exige planejamento, apenas fazer o anúncio não gera grandes retornos. Então, não adianta criar e disparar anúncios sem que antes haja um preparo bem definido para o seu uso.
E por que é ideal investir em links patrocinados? Por quatro motivos: para gerar mais tráfego para o site, acelerar os resultados, identificar o seu público e mensurar com efetividade seus resultados.
Um dos principais desafios das empresas é conseguir gerar tráfego consistente que colabore para a conversão de vendas. Os links patrocinados conseguem direcionar o cliente para o blog, site ou landing page.
Com um anúncio segmentado e bem elaborado é possível obter resultados com mais rapidez, pois eles atingem com mais eficácia as pessoas que têm a intenção de compra na oferta apresentada.
Nem sempre as empresas conhecem de fato quem é o seu público. Com os anúncios pagos é possível fazer testes para assim entender qual é o perfil de consumidor que mais se interessa pelo seu produto.
Isso é possível porque a ferramenta permite a configuração das campanhas através de idade, gênero, localização e interesses do seu público com base nas pessoas que mais interagem com seu anúncio.
A ferramenta permite acompanhar o desempenho de suas campanhas, como analisar o índice de tráfego, captação de leads e conversão de vendas.
Que tal colocar sua empresa no topo das pesquisas?
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Com o Google Ads ou link patrocinado o anunciante tem a opção de definir como deseja que seus anúncios sejam exibidos. Há diferentes formas de divulgar seu negócio com o link patrocinado. Veja quais são:
Rede de pesquisa: são anúncios feitos em resultados de pesquisa no qual é definido por uma palavra-chave. A campanha fica destacada no começo e final da página informando que se trata de uma mídia paga.
Esta opção é indicada para alcançar pessoas que estejam em busca de soluções específicas e o anunciante só paga se receber o clique.
Rede de display: neste modelo de campanha o seu anúncio é configurado para ser exibido em websites, portais de notícias, blogs e aplicativos, mas diferente das demais campanhas é feito em forma de banner apresentando visualmente o produto e serviço da marca.
Para se ter uma ideia da distribuição da sua campanha este anúncio é capaz de chegar a 2 milhões de sites e quase 700 mil aplicativos.
Este tipo de campanha é ideal para segmentar a divulgação, pois é direcionada para portais que se adaptam ao tema e objetivo do anúncio, atingindo também o público certo.
Google Shopping: para quem tem um e-commerce o Google Shopping colabora para fazer a publicidade dos produtos, visto que através da pesquisa por uma determinada mercadoria a ferramenta apresenta uma vitrine de produtos, na qual exibe a imagem e preço do produto.
Essa é uma forma de impulsionar os produtos da loja, pois eles aparecem com maior destaque no Google toda vez que a busca por este item é realizada.
Youtube: o anunciante também pode gerar anúncios para serem vinculados em vídeos do Youtube. As campanhas podem ser feitas de maneira segmentada incluindo dados como: idade, local, interesses e outros.
Remarketing: Já passou em frente a uma loja e se interessou pelo produto e disse: amanhã eu entro e compro? Muitas pessoas fazem isso no ambiente online também, e por isso o remarketing se torna tão essencial nesses casos.
O remarketing faz a divulgação constante de produtos que já foram visitados no e-commerce, mas a compra não foi efetuada. Com o remarketing a loja tem a oportunidade de gerar a venda, pois o usuário já demonstrou o interesse, portanto, agora é preciso fazer ele se lembrar da sua marca e produto, mas fazendo isso em forma de anúncio.
Essa opção é muito eficaz para atingir esse público que já se interessou, mas não chegou até a finalização da compra. Os anúncios podem ser apresentados em forma de “oferta exclusiva”.
Se já estiver convencido de que o Google Ads é o recurso adequado para o seu negócio é hora de entender como esse investimento é feito. De antemão é preciso estar ciente de que somente fazer o pagamento e subir os anúncios não vai garantir o retorno esperado.
Por isso, inicialmente é necessário saber as opções de investimentos. Conheça os três modelos mais utilizados que são: Custo por Clique (CPC), Custo por Mil (CPM) e Custo por Aquisição (CPA).
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Após definir qual é o modelo de investimento ideal para a sua campanha, o próximo passo é saber como colocar sua empresa no topo das pesquisas com os links patrocinados. Apenas soltar os anúncios não garante esse posicionamento.
Existe um duelo para alcançar o topo da página que funciona como um leilão, já que ocorre uma oferta em troca de cliques. Contudo, ter um bom lance não é o critério primordial para obter o pódio, para o Google ganha quem tem ótimos anúncios que são considerados relevantes, mas aliados a boa experiência do usuário.
E como o Google faz essa seleção? Com a avaliação do índice de qualidade. Este sistema define o tipo de anúncio que deve estar no primeiro lugar. Portanto, a posição é estipulada pelo valor do lance associado ao padrão de qualidade.
O índice de qualidade é multiplicado pelo lance que gera uma nota de 1 a 10. Os anúncios com maior nota conseguem se destacar. Para alcançar essa pontuação o Google analisa alguns aspectos como a palavra-chave, conteúdo, tempo de carregamento da página entre outros. E o site é pontuado até atingir maior relevância em cada tópico.
Alguns fatores são decisivos para obter um melhor índice de qualidade. Saiba como funciona:
Este mecanismo informa a quantidade de cliques dividido pelo número de vezes em que o anúncio é exposto. Trata-se do fator principal para obter um excelente índice para a sua campanha.
O Google examina a relevância que há na palavra-chave, texto e conteúdo da página. Se são de fato bem relacionados para a pesquisa.
Neste tópico o Google analisa a experiência dos usuários na página de destino ou landing page após o clique do anúncio. O conteúdo quando original, relevante e confiável são considerados ideais para obter maior nota no índice.
O questionamento que surge ao investir em links patrocinados é sobre o quanto de retorno é garantido sobre os esforços dedicados para este tipo de estratégia de marketing. De ínicio as taxas de conversões podem ser de 5 a 10%, já que ocorre uma série de testes para definir o que melhor funciona para o seu segmento.
Por isso, as taxas de cliques dependem da posição do seu anúncio, entre outros fatores que farão com que sua campanha alcance o máximo de conversão.
Entender as métricas do seu anúncio é a etapa mais importante para compreender quais os passos devem ser dados adiante, como o que é preciso mudar ou continuar para ter sucesso nas campanhas.
Um dos indicadores fundamentais para entender sua campanha é o CTR, mas além desse utiliza-se também outras métricas de grande importância. Saiba quais são:
Além de ser um dos itens que compõe o índice de qualidade, o CTR é também uma métrica que ajuda a revelar o desempenho do anúncio.
O Click Through Rate (CTR) ou também conhecido como taxa de cliques é um indicador de extremo valor para uma estratégia de marketing digital. Quanto mais CTR um anúncio tiver, maiores são as vantagens que ele gera para a sua empresa que vão desde redução de custos no Google Ads até um rankeamento mais elevado em buscas orgânicas.
Essa métrica mostra o quão eficiente foi a campanha apontando a porcentagem de pessoas que clicaram no link após sua visualização. Com esses resultados é possível avaliar os custos, pois a taxa de cliques impacta nos gastos gerados para o anúncio.
Analisar o CTR é simples, basta fazer a divisão do número de vezes que o anúncio foi clicado e visualizações recebidas: quantidade de cliques ÷ total de visualizações = CTR. Portanto, se a sua palavra-chave alcançou 70 cliques e 7 mil impressões, o seu CTR será de 1%. A porcentagem ideal para ter um excelente CTR é entre 2% e 3%.
Para otimizar e obter taxas mais elevadas de CTR é essencial incluir uma palavra-chave principal, CTA (call to action), URL entre outros itens que colaboram para ter uma campanha com êxito.
Essa métrica revela o valor que a empresa paga para que cada usuário clique no anúncio. Além de ajudar a controlar o orçamento investido no Google Ads.
Um anúncio com pouco CPC significa que há um ROI (retorno sobre investimento) mais elevado - os custos são menores para que ocorra a conversão e a campanha é mais renável, pois consegue atingir uma quantidade maior de pessoas com esse mesmo investimento.
E quanto maior o CPC, menos relevante se torna o anúncio. Isso mostra que a landing page, palavras-chave e demais fatores não estão de acordo com a qualidade recomendada.
Essa taxa é obtida através da divisão do número de vezes que os seus anúncios são exibidos pela quantidade de vezes que as palavras-chave definidas são buscadas no Google.
Portanto, não será em todas as pesquisas que seus anúncios serão expostos, tudo dependerá do leilão que é feito a cada busca.
Essa métrica consegue verificar se de fato os anúncios são eficazes para o público que foi segmentado, se as palavras-chave usadas são realmente as buscadas e mostra também se o valor investido está adequado para a campanha. Além disso, apresenta o desempenho dos concorrentes na mesma estratégia.
Essa é a etapa na qual se analisa o retorno financeiro conquistado no orçamento investido. Essa métrica entrega em porcentagem o resultado do seu anúncio.
Com ela é possível compreender o que rendeu lucros através das campanhas e ações no Google Ads.
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de links patrocinados
Ter uma posição privilegiada no Google é possível, mas isso não depende apenas do valor investido, pois o sucesso da sua campanha é obtido quando há um excelente
planejamento de marketing digital, no qual colabora para que o ROI (retorno sobre investimento) da sua empresa cresça.
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