Identidade Visual é pensar em todos os elementos visuais que tornam uma marca, empresa, ideia, produto ou serviço especial. Juntar tudo e usar para representá-lo de forma única e criativa. Como sua empresa quer ser lembrada pelo seu consumidor? É comum vermos casos de marcas famosas lembradas por suas cores, ou apenas pela sua tipologia.
Steve Forbes
Muitas pessoas confundem esses conceitos, já que seus significados são próximos.
No universo do design, marca é um símbolo gráfico que representa a empresa, produto ou serviço, com o intuito de diferenciá-lo dos demais de forma imediata. O branding por sua vez refere-se ao processo de desenvolvimento estratégico e criação dos conceitos a respeito de quem é a empresa, como se posiciona entre outros.
Diferente da marca e do branding, a Identidade Visual integra uma série de elementos gráficos e visuais a essência do seu negócio, tornando-o transparente para o mundo. Além de aproximar o público e gerar reconhecimento.
Do que é feita uma Identidade Visual? Logo, tipografia, ícone, cor, fotografia, tom de voz, grafismos e mascote. Um conjunto de elementos visuais usados para capturar a essência da sua marca e apresentá-la ao mundo, do modo que você deseja que a vejam. É criar uma conexão, identificação e fidelidade com seus clientes e stakeholders (diferentes públicos).
Uma marca forte não necessariamente precisa ter todos estes elementos. Há aqueles considerados primários (logo, tipologia, ícone), que são obrigatórios, assim como os secundários (cor, tom de voz e fotografia). Já os terciários (mascote, grafismos e som) são tidos como opcionais.
Não existe marca sem logo! Este é, sem dúvida, o elemento mais importante de uma Identidade Visual. Ele deve ser atemporal, único e atraente. Imprimir o DNA da sua marca e destacar-se em meio a multidão. Normalmente composto por tipologia e ícone (símbolo).
O uso da tipologia (fonte) certa tem a capacidade de aumentar a memorização e reforçar os pontos fortes da sua identidade de marca. Ela é capaz de comunicar um tom de voz. Caso queira que sua marca seja divertida, séria ou elegante, o design de fonte certo o ajudará a criar a atmosfera perfeita, permitindo que seu cliente faça associações com sua marca.
Apesar de ser um elemento primário, nem toda Identidade Visual acompanha ícone. Todavia ele expressa os valores e a promessa de marca da empresa de forma simples, direta e visual. É visto como aquele toque especial na comunicação.
A fotografia é um detalhe significativo na Identidade Visual de uma marca. Ela ajuda a evocar todos os sentimentos mais importantes relacionados ao seu negócio, gerando o reconhecimento de marca imediato. É possível escolher um estilo próprio (iluminação, cores, composição, humor e sensação geral), tornando a comunicação mais atraente e única.
Qual a “voz” da sua empresa? Ao definir uma, esta deve ser introduzida em toda a comunicação escrita e aplicada nas imagens dos materiais online e offline. Sua marca é jovem e amigável? Use imagens e elementos visuais que digam isso. Agora, se ela é tradicional. Seja mais formal.
Leves, de linhas simples e fáceis de memorizar, assim são os grafismos! Aquele toque extra na sua Identidade Visual. Muito usados em materiais de papelaria, impressos e embalagens, são desenhos que se repetem em uma série na qual a imaginação é o limite.
Considerado o garoto-propaganda de uma marca, o mascote pode ser um personagem conhecido ou criado pela empresa. Ele serve como elemento de humanização da marca e pode substituir o logo em determinados momentos, já que possui um forte poder de identificação.
Uma marca sem Identidade Visual não existe para o consumidor, simples assim! Considere esse o principal motivo pelo qual é fundamental pensar a construção de uma marca. A primeira vista seu público deve ser capaz de dizer quem é a sua empresa, assim como reconhecer sua presença e valor na sua vida.
“A primeira impressão é a que fica.” Esse dito popular refere-se a um julgamento apressado do nosso cérebro em relação a algo, mas que costuma permanecer. Sua marca também passa por essa breve análise e se a sua Identidade Visual não estiver bem construída, correrá o risco de afetar a percepção de qualidade e eficiência do seu negócio.
A Identidade Visual provoca o reconhecimento espontâneo da sua marca sempre que seu nicho for citado, colocando-a como uma opção de top of mind. Sua característica criativa, significativa, expressiva e bonita passa uma boa impressão e desperta o interesse do consumidor, que pode resultar em uma oportunidade de negócio.
Essa sensação de proximidade gera a necessidade em relação aos produtos e serviços que sua empresa oferece. Com o passar do tempo, graças aos elementos gráficos, sua Identidade Visual terá um espaço guardado no cérebro do consumidor, transformando o processo de escolha a favor da marca.
Diego Carmona
Transmitir segurança e credibilidade aos consumidores! Esse é um dos princípios básicos de toda Identidade Visual. Para isso acontecer sua marca precisa ser unificada e consistente, além de ser capaz de proporcionar benefícios práticos, como estes:
Fácil Identificação
Passar uma mensagem clara do que se é e o que oferece. Além de ser facilmente reconhecida entre outras marcas.
Padronização Visual
Tornar a comunicação visual uniforme a fim de facilitar o reconhecimento. Isso sem falar que reforça a imagem corporativa,
fixando a marca na mente do consumidor.
Diferenciação de Produtos e Serviços
Uma Identidade Visual bem construída permite organizar o portfólio de produtos. Sempre que for necessário criar um novo subproduto,
este será facilmente introduzido a marca mãe. Ele terá suas próprias características, mas manterá a linha visual de identidade da marca.
Possibilidade de Expansão
Uma Identidade Visual bem estruturada traz a ideia de continuidade. Desta forma é possível abrir franquias e expandir seu negócio sem perder a
identidade da marca. Para garantir uniformidade à rede, devem haver regras claras que possam ser seguidas por terceiros.
Diretrizes para Aplicação e Manipulação da Marca
Toda marca deve possuir um manual de identidade Visual que regulamenta o sistema visual, guiando como e em que situações a marca deve ser usada. Esse documento
garante que ela seja usada por diferentes profissionais, sempre mantendo sua integridade.
A Identidade Visual de uma empresa está diretamente ligada aos seus valores, sua razão de existir e o que ela almeja para o futuro. A marca precisa transmitir essa mensagem a todo o momento. Estar alinhada a cultura que a sustenta, bem como conectar-se com seu público. Por fim, ela deve resistir ao tempo e perpetuar na memória. Dito isso, ao criar uma Identidade Visual é preciso ficar atento a:
Para ser diferente é preciso ter uma missão, visão e valores bem definidos. Qual o propósito de existir da sua empresa? A missão está ligada a sua razão de ser, ao passo que a visão indica o que ela deseja ser. Já os valores representam, a cultura da empresa e devem estar diretamente ligados a sua visão. Todas as ações da empresa precisam ser guiadas por esses princípios.
Conhecer os aspectos culturais que influenciam seu consumidor é fundamental. Se a sua marca deseja atuar dentro e fora do país esta etapa é imprescindível para entender os aspectos culturais daquela região. Cores e formas podem expressar significados distintos dependendo do lugar. Um exemplo comum é o preto, que no Brasil representa luto e formalidade enquanto que na China é sinônimo de confiança e alta qualidade.
A criação de buyer persona (representação de cliente ideal) ajuda a identificar seu público. Entender quem ele é, do que ele gosta e como se comporta. Ao criar uma representação do seu cliente ideal em forma de personagem, as chances da sua Identidade Visual gerar engajamento e aproximar seu consumidor da sua marca são ainda maiores.
Seguir as tendências de design mostra que sua marca é atualizada, mas para criar uma Identidade Visual forte é preciso ser clássico. Sua marca não pode se inspirar na “modinha”, caso contrário logo ela estará ultrapassada. Os aspectos atemporais do design devem direcionar a criação do seu logo e da sua identidade como um todo.
Alina Wheeler
Em todos os materiais de comunicação da marca e meios físicos e digitais, seja qual for o seu tamanho ou poder de alcance. Uma forma de aumentar a consistência e reforçar a imagem da sua empresa para seus clientes, funcionários e stakeholders. Veja abaixo os pontos que normalmente recebem a Identidade Visual:
Guilherme Sebastiany
Uma marca precisa de uma Identidade Visual para se destacar em meio a concorrência, assim como uma identidade corporativa (que não tem nada a ver com aspectos visuais da marca).
A identidade corporativa refere-se a personalidade do negócio: o posicionamento e propósito da marca, estratégias e ações de comunicação e marketing, seu discurso, linguagem verbal e cultura interna. Todos aspectos relacionados ao Branding.
Tudo começa com a criação do seu logo! Não existe marca sem logo. Um designer experiente é capaz de reproduzir os valores, a missão e a cultura da empresa em uma imagem atraente e de fácil compreensão, que combine uma tipografia adequada a personalidade da marca.
Depois é hora de escolher a paleta de cores que será aplicada em toda a comunicação visual. Cada cor possui um significado bem específico, capaz de despertar determinada reação em quem as vê. Pensando nisso é importante associar a cor ao propósito da marca, serviço ou produto.
Quais são os padrões visuais que representam sua marca? Uma forma de gerar o reconhecimento é unificar a apresentação visual da marca, criando regras de padronização. Este é o momento de definir grafismos e o estilo das fotografias.
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Logotipo é uma palavra de origem grega em que “logo” significa conceito enquanto “typos” é símbolo ou figura. Assim, logotipo ou logo é a representação visual de um conceito. Ele é formado por tipografia (letras) e imagem e deve refletir a essência da marca. Há quem defenda que Logotipo é apenas a parte escrita (lettering) de um logo. Mas essa ainda é uma briga eterna e sem vencedor.
Toda empresa tem um nome, que serve para identificá-la e diferenciá-la das demais. O logotipo é a representação gráfica do nome de uma empresa ou marca. Sabe aquela ideia de que “uma imagem fala mais que mil palavras”? Então, o logotipo tem o papel de tornar o seu reconhecimento rápido e fácil dentro do seu nicho de atuação, criando uma relação de identidade com o consumidor.
Para ser eficiente, o logotipo precisa trazer o nome da sua empresa. Até que sua marca esteja consolidada no mercado, o logo não pode ser apresentado em formatos comprimidos (apenas o símbolo ou com abreviações do nome).
O logotipo também precisa transmitir o propósito da sua marca, além de escolher uma paleta de cores relevante. Isso porque as cores exercem forte impacto na mente humana, influenciando diretamente no comportamento e nas emoções do consumidor. Por fim, é essencial decidir pelo tipo de logo mais apropriado a sua marca e público.
A abreviação é um formato que destaca as letras iniciais ou abreviações das marcas. Curtas e concisas, as abreviações são fáceis de serem percebidas, tanto visualmente quanto foneticamente. Geralmente usadas em nomes longos, generalistas, compostos ou difíceis de serem memorizados.
Um símbolo ou sinal gráfico passa a ser o elemento central de representação da marca. Normalmente a empresa abre mão de qualquer texto, permitindo a identificação autônoma da marca a partir da simples observação desse símbolo. A grande vantagem é que ele é fácil de aplicar em diferentes bases e contextos, de site a fachada de loja.
Nesse estilo apenas o nome da empresa, da marca ou produto é usado como logo. Sendo assim, basta uma tipologia única e personalizada para gerar o reconhecimento.
Aqui são combinados texto e símbolo para formar um logotipo. Esse é o tipo de logo mais escolhido pelas empresas. Normalmente as companhias decidem por usar os componentes separadamente, conforme as exigências do contexto.
Por último, temos o emblema. Ele apresenta o nome ou abreviatura da empresa dentro de um ícone gráfico. Selos, brasões e designs semelhantes são considerados emblemas. O uso é mais frequente em escolas, universidades, organizações sociais e agências estatais.
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Papel timbrado, cartão de visita, envelopes, pasta, assinatura digital para e-mail, caneta, bloco de anotações… Estes são alguns materiais básicos de Papelaria Institucional que levam a identidade visual da sua marca, com a função de passar uma imagem positiva e profissional da organização.
Sempre que combinadas com especificações e acabamentos gráficos de qualidade, oferecem um toque sofisticadado, aumentando a credibildiade da marca e os resultados da empresa. O papel timbrado, por exemplo, passa a sensação de confiança ao fechar um contrato. Já o cartão de visita estabelece um contato direto com a empresa.
No que se refere a papelaria, a criação das peças varia de acordo com cada negócio e suas necessidades. Porém, existem itens que são essenciais, seja qual for o ramo de atuação ou tamanho da sua empresa. Confira:
Mesmo na era digital, o cartão de visita continua em alta. Ele serve para identificar uma pessoa ou empresa e costuma ser entregue, a um possível cliente, sempre no primeiro contato. Caprichar no cartão de visita ajuda a garantir uma primeira impressão positiva, bem como um possível contato posterior.
Muito usado em contratos, cartas, orçamentos e documentos de trabalho, o papel timbrado transmite credibilidade e profissionalismo. Trata-se de uma maneira formal de comunicação usada pelas empresas.
Pastas e envelopes são muito úteis em transações comerciais. Você pode usá-los para enviar documentos, orçamentos, assim como armazená-los com segurança. Vai realizar uma reunião no cliente? Leve lâminas de apresentação na pasta e reforce a identidade visual da empresa.
Profissionalizar a assinatura digital de e-mail serve para reforçar a identidade visual da sua marca. Isso sem falar que é uma forma de aumentar a credibilidade da mensagem enviada, visto que aquele conteúdo foi “assinado” por uma companhia.
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Você sabia que a cor aumenta em 80% o reconhecimento da marca? Estudos revelam que o cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas, influenciando em suas emoções, desejos e sentimentos. Cada cor produz uma sensação diferente, por isso é essencial escolher uma paleta de cores relevante para sua identidade visual.
Neil Patel
O segredo está em escolher uma paleta de cores que faça sentido para sua empresa, se encaixe na sua personalidade, seja atrativa para sua audiência, ao mesmo tempo que seja diferente do seus competidores. Ela precisa transmitir a essência da sua marca, assim como a proposta de valor do seu negócio.
Uma regra geral defende a proposta 60 - 30 - 10, em que a cor principal do seu logo deve ocupar 60% e ser tema base de todo o design da marca. 30% deve ser a cor base, para criar contraste e interesse visual. Por fim, os 10% devem ser preenchidos com uma cor para realçar o contraste.
As cores usadas na sua marca transmitem as emoções certas?
A Identidade Visual quando construída de forma estratégica é o ponto-chave no desenvolvimento de uma marca forte. Se você deseja ocupar um lugar especial na mente do seu consumidor e fazer parte da vida dele, entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo!