O Que é UX & Design Thinking?
Estar presente no meio digital em 2018 e não pensar em UX & Design Thinking é praticamente impossível. Ambos os conceitos, na verdade, andam sempre lado a lado. Proporcionar experiências cada vez mais personalizadas e de acordo com a necessidade do usuário é uma verdadeira tendência do momento.
Ao longo deste artigo você aprenderá um pouco mais sobre ambos os termos e compreenderá a verdadeira relação de troca entre eles. Confira!
Qual a diferença entre UX & Design Thinking?
Em qualquer plataforma digital, a usabilidade é uma das questões que devem ser mais priorizadas. Tornar essa usabilidade cada vez melhor e mais assertiva ao usuário é a essência do UX, sigla para o termo de língua inglesa “User Experience”. Em português, experiência do usuário.
Já o design thinking está relacionado a criação de novos produtos de maneira inteligente e criativa, resolvendo os problemas de pessoas de acordo com a análise de suas necessidades. É interessante pensar que qualquer tipo de situação ou contexto pode fazer uso do design thinking
Quais são as aplicações de UX & Design Thinking nos dias de hoje?
Uma ótima maneira de exemplificar o design thinking na atualidade é usando a Apple. Poucas empresas tiveram a capacidade de inovar como eles, desenvolvendo e implementando, de maneira massiva, novos produtos e novos segmentos de produtos. O conceito fez tanto sucesso que, hoje, as equipes executivas de grandes empresas já enxergam a importância de sua aplicação.
Hoje, quando o assunto é UX, a experiência do usuário, cinco pilares podem resumir o conceito: estética, usabilidade, produção de conteúdo, tempo de carregamento e arquitetura da informação. Muitos acreditam que o UX se limita à usabilidade quando, na verdade, ela é apenas um pequeno pedaço de todo o conceito.
A união de todas as práticas e elementos que citamos acima é o que garante que a intuitividade e a fácil compreensão de qualquer ambiente digital. Afinal, você já se deparou com algum aplicativo ou site que considerava simplesmente ruim? O que você fez? Fechou a página. Se alguém abandona seu site, você está perdendo um potencial cliente.
Descubra como um site com conceitos de UI e UX pode potencializar as conversões em seu site.
Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre conceitos digitais da atualidade continue acompanhando o blog da Integração Digital e fique sempre por dentro das novidades!