É muito importante saber se comunicar de forma agradável e persuasiva com o público ao qual você irá direcionar a conversa. Estar nervoso e tropeçar em diversas palavras é normal, mas existem alguns truques que podem ajudar na hora trabalhar sua retórica.
-
Discuta com você mesmo
Na época de Aristóteles os sofistas eram grandes habilidosos com a arte da retórica. Eles discutiam entre si um tema e expunham seu ponto de vista logo depois entendiam e estudavam o ponto de vista alheio para poder revidar os argumentos que surgissem. Discutir com você mesmo estimula seu cérebro a pensar de diferentes pontos de vista o que melhora também as decisões que você vir a tomar futuramente.
-
Perguntas
É possível auxiliar as pessoas a reconhecerem pequenos equívocos que cometem em suas falas diariamente. Quando alguém disser algo que parece muito duvidoso pergunte algumas coisas como o porquê de ela achar isso, como isso resolveria o problema. Faça um teste A/B por exemplo, se isso acontecer com A aconteceria o mesmo com B considerando todas essas circunstâncias? Algumas destas perguntas conduzem as pessoas a perceberem algum erro em sua fala anterior e as instiga a corrigi-las.
-
Princípio do contraste
O princípio do contraste propõe apresentar algo que pareça realmente inaceitável pelo outro e posteriormente apresentar uma solução agradável da qual você aprova, desta forma você conduz a pessoa a aceitar o que você gostaria que aceitassem. Essa técnica pode ser muito útil em vendas, por exemplo, quando o preço de um determinado item custa R$ 6,00 não parece tão agradável ou desejável, porém quando modificamos para R$ 5,99 temos a sensação de que realmente se tornou imperdível a aquisição do mesmo.
-
Contato visual
Manter o contato visual passa a intensão de seriedade e segurança no assunto que está a discutir. Quando as pessoas ficam inseguras desviam o olhar trazendo desconfiança a quem observa. Quanto mais confiante a respeito do produto o vendedor estiver, mais fácil será para realizar uma venda.