Na internet autenticidade e atratividade é a grande moeda de troca, é o que realmente propõe engajamento e disseminação de uma mensagem e normalmente é o que faz com que pequenas fanpages cresçam nas redes sociais.
O que torna um conteúdo autêntico é a forma como abordamos determinado assunto. Por exemplo falar sobre como o e-mail marketing é útil e promissor para alguns negócios e quanto podemos utilizar os atributos dele para promover uma marca, entretanto diversas outras empresas utilizam essa mesma abordagem para discutir a questão e-mail marketing, uma forma de ser autêntico e reinventar um tema corriqueiro é destacar “Todas as ferramentas que você precisa para construí um e-mail marketing” ou “O que é expressamente proibido em um e-mail marketing?”, assim atribuímos significado e utilidade ao texto, deixando de ser apenas um informativo e passando a ser um tutorial.
Dicas para ser mais autêntico:
- Inspire-se mas não copie outras empresas.
- Escreva conteúdos autorais.
- Coloque sua opinião nos textos, atribua personalidade ao texto.
- Relacione temas que seriam desconexos, mas juntos fazem total sentido.
- Faça pesquisas em sites internacionais.
- Não se limite a estudar apenas o seu mercado.
- Peça a ajuda de seus clientes, eles tem sérios problemas que um artigo pode apontar ou resolver.
- Use outros formatos de conteúdo.
- Faça pequenos vídeos.
- Gifs também podem ajudar.
- Dissemine a informação com as pessoas por diferentes meios de comunicação.
- Seja criativo ao desenvolver as artes.
- Caso não seja muito bom com artes, seja criativo em desenvolver títulos.
- Use o Google Analytics para compreender os interesses de seu público e criar conteúdos baseando-se nesta questão.
- Desenvolva conteúdos que provoquem o leitor.
Construir um conteúdo autentico nunca é muito simples, mas não quer dizer que ele seja impossível de ser desenvolvido, basta um pouquinho de treino e um olhar mais crítico a respeito dos assuntos a serem discutidos.