Diversas tendências no universo do marketing foram se desenvolvendo fora do Brasil. Hoje o espaço de tempo entre a inovação e a aplicação dela no território nacional é muito menor do que era antigamente, mas mesmo com conceitos tão globais algumas tendências demoram um pouco mais a chegar. Confira 3 tendências estrangeiras do marketing digital:
-
Chatbot
São um tipo de inteligência artificial que compila dados e funciona através de aplicativos de mensagens instantâneas. Essa tecnologia pretende reduzir o investimento em SAQ de grandes empresas, uma vez que o robô pode realizar o atendimento.
-
Marketing Glocal
Apresenta a ideia de utilizar estratégias globais para agir localmente, isto é, pensar em padronização e consolidação de uma essência e um propósito que sustente a marca, mas levar em conta as variações locais, como cultura e estilo de vida. Adaptações são fundamentais para que a marca não crie ruído ao adentrar uma cultura diferente.
-
Live Marketing
O conceito de Live Marketing é baseado em uma experiência única, ao vivo e sem repetições. Significa oferecer uma experiência sensorial ao consumidor que ele obterá apenas naquele momento sem poder repetir a sensação. O Live Marketing é uma tendência que vem vagarosamente para o Brasil e propõe um ápice de proximidade entre consumidor e marca.
As tendências globais de marketing ajudam a traçar um planejamento estratégico de maior período, levando em consideração diversas oportunidades que irão surgir.