Você sabe quais são as tendências em Marketing Digital esperadas para 2022? Em um cenário pós-pandemia, podemos aguardar novidades relacionadas ao advento acelerado da transformação digital e as mudanças bruscas no comportamento de consumo. A tecnologia estará ainda mais presente nas relações comerciais, e no dia a dia das pessoas.
A energia global é de esperança, de cooperação. Com isso, todos estarão mais dedicados ao trabalho. O desejo é de reconstruir e prosperar. Sendo assim, a tendência é de que seja um bom ano para novas empreitadas profissionais e de negócio.
Para te ajudar a se planejar, separamos uma lista com as 6 tendências em Marketing Digital para 2022 mais significativas. Boa leitura!
Principais Tendências em Marketing Digital para 2022
01. Social Selling
Você usa as redes sociais para prospectar clientes? Se ainda não, saiba que em 2022 isso precisa mudar! Essa prática se chama Social Selling, e não requer muito investimento para ser aplicada na sua empresa. Por outro lado, os resultados são pra lá de satisfatórios.
Também conhecido como ‘venda social’, o Social Selling ganhou espaço com a Crise do Coronavírus, período em que o mundo se tornou ainda mais digital. Sua proposta estratégica é oferecer uma resposta fácil, rápida e precisa ao consumidor, construindo um diálogo aberto e humanizado.
A rede social de maior destaque é o WhatsApp, seguida pelo Instagram e Facebook. Contudo, é preciso ficar atento, pois logo veremos o despertar do Tik Tok para o mercado de consumo.
Como no próximo ano muitos estarão com o orçamento mais apertado, para prosperar nesse cenário de reconstrução, a tendência é que as empresas passem a se apoiar nas vendas pelas redes sociais. Desta forma, o investimento em plataformas de e-commerce deve ser menor.
Apesar de o seu sucesso ser fruto desse período de isolamento e da instabilidade econômica deixada pela pandemia, o Social Selling veio para ficar! Logo, o Brasil vai crescer novamente, e para o futuro esperamos ver mais recursos de automação e A.I. (Inteligência Artificial) aperfeiçoando a comunicação entre empresas-consumidores pelas redes sociais.
02. Big Data e Inteligência Artificial
Estamos vivendo a “Era do Big Data”, que se traduz em uma enorme quantidade de dados: coletados, processados e armazenados via rede. Partindo de uma coleta segmentada, e seguindo para uma análise estratégica e focada, é possível extrair informações relevantes acerca do comportamento e necessidades do consumidor.
Os dados são a principal fonte de combustível da A.I. É por meio dessa imensa quantidade de informação digital que recursos como assistentes virtuais e bots se conectam com a gente, quase que naturalmente. Além disso, os dados estruturados levam à tomada de decisões mais conscientes e assertivas, servindo como impulsionador da inovação.
Apesar de não ser algo novo, incluímos o Big Data e a Inteligência Artificial na lista das tendências em marketing digital para 2022, porque há muito que explorar. Isso porque, as possibilidades que a I.A pode oferecer para o futuro são, ainda, inimagináveis.
03. Comércio por Voz
Tido como o futuro das compras online, a projeção de crescimento do comércio por voz impressiona. Estima-se que esse mercado venha a faturar US$ 19,4 bilhões, até 2023! Com isso, as empresas terão que investir mais em SEO e produção de conteúdo.
Os assistentes virtuais, para quem não sabe, são aplicações digitais que respondem a comandos de voz, como o Google Assistente, a Siri da Apple e a Alexa da Amazon. O que começou como um suporte para busca, atualmente vem se mostrando o melhor caminho para realizar compras online.
Um estudo recente realizado pela Jupiter Research (Ago./2021) revelou que o comércio por voz cresceu 45% em relação a 2018. Quem utiliza o recurso gasta, em média, US$ 136 a mais do que aqueles que pesquisam direto pelo buscador ou site específico.
Ferramentas como o Call Tracking e o Speech Analytics já utilizam esse recurso para entregar, de forma detalhada, as necessidades dos consumidores. Com isso, as empresas conseguem traçar estratégias de alta performance. Além disso, quando o SEO é feito corretamente, maiores são as chances do seu produto ou comércio aparecer nos resultados de busca por voz.
Também fazem parte desse mercado os smarts speaks (alto-falantes inteligentes, em tradução livre para o português), mais comuns na Alemanha, nos Estados Unidos e no Reino Unido.
04. Responsabilidade Social
Assuntos como sustentabilidade e diversidade permanecem em evidência, neste ano que se aproxima. Mais do que antes, o consumidor vai buscar se associar às empresas que possuem uma preocupação sincera com questões sociais e ambientais.
Por cerca de dois longos anos, o mundo adoeceu. A perda, assim como a incerteza de dias melhores fez com houvesse uma maior valorização da vida e de tudo que a proporciona. Com isso, em 2022, ouviremos falar mais em empatia, seja para com as pessoas, animais e o planeta como um todo.
Para o seu negócio prosperar, você terá que implementar ações de responsabilidade social (internas e externas) e impulsioná-las por meio do marketing digital. Afinal, nada é mais efetivo que usar as redes sociais para viralizar ideias criativas, sustentáveis e cases de sucesso.
05. Conteúdo Interativo
Quizzes, calculadoras e vídeos são alguns dos formatos de conteúdo interativo. Com o propósito de aproximar o público e promover engajamento, essa estratégia gera dados relevantes sobre o consumidor. Desta forma, é possível estreitar a relação com o público, obter feedbacks preciosos, otimizar conversões, entre outros benefícios.
Infográficos com gráficos animados e ebooks com vídeos e animações são outras propostas de conteúdo interativo que devem bombar em 2022. Essas mudanças na sua forma de apresentação devem resgatar a confiança e audiência desses formatos, já tão conhecidos pelo público.
06. Experiência do Usuário Mobile
O mercado mobile permanece em alta, e com isso o conceito ‘Mobile First’ será fortemente resgatado. Se na sua empresa a experiência mobile não é priorizada, saiba que há grandes chances de você deixar de ganhar dinheiro em 2022!
Para quem não se lembra, Mobile First é um conceito aplicado a projetos web, em que o foco inicial da arquitetura e desenvolvimento é direcionado aos dispositivos móveis. Quando associado aos pilares de experiência do usuário (User Experience – UX), o resultado é um aumento na satisfação do cliente e, consequentemente, um crescimento nas vendas.
Por isso, se o seu site ou loja virtual não entrega uma boa experiência em dispositivos móveis, sugiro que pense em um re-design agora mesmo.
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