O Que é e Como Criar uma Persona?

admin - 20 de outubro de 2017

Persona

Persona

O que é?

Muito ouvimos falar na área do marketing em público alvo e target, esses termos são muito comuns e se referem a pessoas que possuem um determinado padrão de comportamento e  que consomem o seu produto.

No marketing digital chamamos essas pessoas de persona. No entanto a persona não é categorizada por um aglomerado de pessoas que compram seu produto/serviço, mas sim uma representação real e muito bem construída do seu cliente. Nela irá conter seus gostos pessoais, sua jornada habitual de compra, suas atividades e interesses, escolaridade, idade, cargo, experiências profissionais e até mesmo uma foto e um nome serão atribuídos a esta persona.

Dessa forma garantimos que todas as pessoas envolvidas em situações que contemplam o cenário cliente e empresa sejam resolvidas e conduzidas da mesma maneira.

Como Criar uma Persona?

Em relação ao marketing de conteúdo, definir a persona ajuda a compreender o tipo, estrutura e a temática do conteúdo que será desenvolvido, considerando os assuntos de maior interesse do seu público e aumentando as chances de conversões e cliques em publicações.

Uma persona segmenta e centraliza todas as informações a respeito do público que frequenta seu estabelecimento ou compra seu produto. Algumas informações referentes a localidade preferencias de compra e interesses pessoais podem ser retiradas em sites que compilam dados sobre o site da sua empresa, como o Google Analytics, Sem Rush e Similar Web que mostram um panorama real e tangível a respeito do desempenho da sua empresa na internet e do público que frequenta seu site.Criando uma persona atividades antes que consumiam muito tempo pensando em preferências, hábitos e características do público alvo são realizadas muito mais rapidamente, uma vez que não há a necessidade de elaborar uma grande pesquisa todas as vezes que for necessário consultar estes dados.

Existem alguns sites que montam determinadas personas com base em diferentes dados que serão fornecidos e analisados pelo programa:

https://geradordepersonas.com.br/

WhatsApp flutuante