É cada vez mais comum observar no mundo publicitário a inserção do digital em âmbitos onde normalmente não seria o caso de utilizá-lo como em lojas e espaços públicos. Construir uma relação entre o digital e o real vai além do imaginário social e desperta a curiosidade e interação do consumidor com o que é oferecido.
Cada vez mais as pessoas rejeitam formas tradicionais da comunicação na área publicitária. A banalidade dos anúncios comuns tem se tornado quase invisível aos olhos dos consumidores, e a competitividade no mercado tem apenas alavancado nos últimos anos. Uma interessante forma de atrair o público, propor engajamento e lembrança de marca é por meio de um feito excêntrico, inovador que se mostre tão lúdico e tangível quanto poderia ser.
Algumas marcas investiram seriamente nestas ações onde transportamos valores da vida digital para a vida real e vice-versa. Não é segredo para ninguém que o e-commerce tem migrado lentamente para a construção de lojas físicas, unindo off-line e online em um mesmo ambiente. Diversas loja têm realizado este tipo de migração mesmo que limitadamente. Em 2011 a Dafiti inaugurou sua primeira loja física na Oscar Freire (rua de grande nome na cidade de São Paulo), onde disponibilizava determinado número de peças. Se a cliente provasse e desejasse comprar na hora, bastava ler o QR code indicado na etiqueta e sua compra seria entregue em sua residência. Em 2017 a Passarela tem realizado uma ação semelhante onde o cliente também tem a opção de se dirigir até a loja física e realizar uma compra, assim antes ele pode ter uma experiência com a marca. Esse tipo de ação tem uma função educativa para o mercado, assim quem tinha receio de comprar online por não poder experimentar a peça de roupa, agora não terá este problema.
Confira algumas dicas para implementar a estratégia de online e off-line:
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Omnichannel
Esta estratégia tem a ver com conectar os meios. Tanto o PDV, quanto o site, para que tenham a mesma linguagem de comunicação e estejam alinhados. Assim quando o consumidor adentrar em algum dos diversos canais onde a marca se situa ele entenderá seu posicionamento e sua identidade.
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Estrutura
Conferir budget é extremamente importante, assim elimina-se a crise por falta de capital para realizar as ações. Pensar na estrutura da oferta é muito importante assim pode-se prever acontecimentos e manter os eventos livres de contratempos.
É imprescindível que as estratégias de unificação do digital com o real estejam de acordo com o posicionamento da marca, e dispostas em lugares que não agridam de maneira nenhuma os valores estipulados a ela, e principalmente que mantenham uma proposta coesa e interessante à identidade da marca.