Google Adsense: descubra o que é e como monetizar o seu site!

Natacha Tressino - 13 de agosto de 2020

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Se você tem um site com uma audiência bacana, que tal monetizar seu conteúdo? Agora, para quem está à procura de novos clientes, que tal anunciar em sites que fazem sentido para o seu público e aumentar sua receita? Essa é a proposta do Google Adsense, conectar pessoas com conteúdos relevantes, gerando renda para o site e vendas para o anunciante.

 

“Você só precisa inserir o código do Adsense no seu site, e ele começa a funcionar imediatamente.“ ― Jack Herrick, Fundador e CEO do WikiHow

 

Fácil, rápido e sem burocracia, por isso que mais de 2 bilhões de pessoas escolheram o Google Adsense. Trata-se de uma ferramenta gratuita e simples de usar, que exibe anúncios segmentados ao lado de conteúdos online. Com ele também é possível personalizar a aparência dos anúncios, vinculados ao Google Ads em campanhas de rede de display e pesquisa. 

 

Principais benefícios do Google Adsense

A competição por espaço entre os anunciantes é grande, isso quer dizer que as suas chances de ganhar dinheiro com seu site, também! Os anunciantes oferecem lances pelo seu espaço publicitário. Quanto mais anúncios relevantes, mais espaço preenchido. 

Outra vantagem do Google Adsense é que a plataforma é otimizada para dispositivos móveis. Sendo assim, o anúncio é automaticamente ajustado para exibir com qualidade em celulares e tablet, um recurso que impacta positivamente no índice de visualizações e cliques. 

Ao invés de alterar páginas e páginas de código, basta adicionar um código no seu site para que ele comece a exibir anúncios personalizados, se ajustando perfeitamente ao layout da sua página. 

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Dinâmica de funcionamento do Google Adsense

Todos os anúncios são revisados pelo Google, como uma forma de garantir que sejam de qualidade e relevantes para o conteúdo abordado no seu site, independente de onde sejam visualizados: dispositivos mobile ou desktops.

O Google prioriza a exposição dos anúncios que estão com maior índice de exibição, aumentando a sua receita e a performance da campanha do anunciante. Como dono do site, você pode escolher quais anúncios serão exibidos, os tipos mais adequados para o estilo e conteúdo da sua página, bem como aqueles que serão bloqueados. 

 

Passo 01: Uma conta no Google

Se você usa Gmail, ou qualquer serviço do Google, então já tem uma conta. Caso não, é só clicar aqui e se inscrever. Ela serve para o Google Adsense e todos os serviços da plataforma. 

Passo 02: Número de telefone e endereço postal

Para validar o seu cadastro no Google Adsense é preciso informar o seu número de telefone e endereço de correspondência associado a sua conta bancária. Só assim para você receber o pagamento. 

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Passo 03: Conecte seu site ao Google Adsense

Por fim, adicione o código gerado ao final do cadastro em seu site, e deixe que o Google cuide do resto. Seu site entrará para a lista de sites parceiros do Google e começará a receber lances de anunciantes. 

 

E quanto eu posso ganhar com o Google Adsense?

Para conteúdo, ou seja, os anúncios de texto e imagem que são exibidos nas páginas de conteúdo do seu site ou blog, o valor recebido equivale a 68% da receita reconhecida pelo Google. Agora, já pelo Adsense para pesquisas, os editores recebem 51% da receita reconhecida pelo Google.

Só para deixar mais claro, o Adsense para pesquisa é quando você permite que seu público realize visitas pela busca do Google, mas sem sair do seu site. O ganho é fruto dos cliques gerados por usuários em anúncios oriundos de páginas de resultados dessas pesquisas. 

Para ter uma ideia mais concreta desses valores, você pode usar o simulador do Google. Essas porcentagens são as mesmas, esteja você onde estiver no globo. Contudo, vale dizer que essa divisão de receita varia de produto para produto do Google, decorrente do custo com desenvolvimento e suporte. 

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Como empresa, como faço para anunciar no Google Adsense?

Sem dúvida, essa é uma pergunta muito comum! Nesse caso, você vai precisar criar campanhas na rede de display do Google, pela plataforma do Google Ads. Anúncio de texto, anúncio de imagem, anúncio de vídeo e anúncio de mídia rica (formatos criativos e interativos), essas são os tipos de anúncios possíveis.

Falando brevemente dos tipos de direcionamentos, você pode optar por fazer uma campanha de remarketing, segmentação de público, redirecionar para sites relacionados, ou focar em anúncios gráficos. A seguir vamos falar mais sobre cada um deles:

 

1. Campanha de Remarketing

Quando um usuário demonstra interesse por um produto/ serviço, mas não finaliza a compra, é possível manter a intenção de compra e gerar conversão, basta garantir que o consumidor não se esqueça que deseja ou necessitada do produto que você oferece. 

Com o remarketing é possível “seguir” o usuário em sua navegação pela web, através de anúncios na rede de display.  Desta forma, o consumidor verá o anúncio diversas vezes, aumentando as chances de conversão. 

 

2. Segmentação de Público

Os principais benefícios da segmentação de público é garantir que a verba não seja ultrapassada, bem como exibir seus anúncios para pessoas com mais chance de se interessar pelo seu produto. Para fazer isso, basta criar filtros no disparo de suas campanhas, direto no Google Ads. É possível detalhar uma série de níveis e definir o alcance a usuários de grupos específicos. 

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3. Direcionamento para Sites Relacionados

Que tal segmentar ainda mais seus anúncios na rede de display? Com o direcionamento para sites relacionados com o do seu negócio. Caso tenha uma loja de roupas femininas, seu anúncio será exibido apenas em sites e blog de moda e com conteúdo relacionado. 

 

4. Anúncios Gráficos

Focar em anúncios gráficos é uma estratégia que gera resultados. Isso porque os usuários prestam mais atenção a gráficos, ícones e imagens no geral. Se a sua imagem for uma candidata a atrair futuros clientes, nada melhor que usar esse direcionamento, que também é útil para vídeos. 

Com um grupo com mais de 2 bilhões de websites, vídeos e aplicativos onde seus anúncios do Google Ads podem ser exibidos, o Google Adsense alcança mais de 90% dos usuários em todo o  mundo! Que tal falar com um especialista e começar a anunciar em sites que conversam com o seu público? 

 

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One Response

  • Google lança People Cards, um cartão de visitas virtual 20 de agosto de 2020 at 17:51

    […] barrar a entrada de perfis fakes o Google comunicou em seu blog que desenvolveu algumas maneiras de monitorar as informações inseridas nos […]

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